SóProvas


ID
1443586
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Administração é dotada de poderes administrativos dentre os quais figuram os poderes

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    Poder disciplinar: é a possibilidade de a administração pública apurar e punir as infrações praticadas pelos servidores públicos e demais pessoas que estejam sob a disciplina administrativa

    Poder discricionário: é o poder em que a lei confere certa margem de liberdade. embasado num juízo de mérito (oportunidade e conveniência),

    Poder regulamentar: é o poder que Administração Pública tem para editar normas complementares às leis viabilizando a sua execução

    Poder de polícia: .é a atividade desempenhada pelo Estado cujo objetivo é limitar direitos individuais, restringindo-os ou condicionando-os, em benefício do interesse público.

    bons estudos

  • PODERES ADMINISTRATIVOS (HELY LOPES MEIRELHES)

    II. Poder vinculado ...

    III . Poder discricionário

    IV. Poder hierárquico

    V. Poder disciplinar ...

    VI. Poder regulamentar .

    VII.  Poder de polícia ...


     DIDI  REGULA POHI   (PORRE) VINCULADO 


  • Essa questão é pra não zerar a prova.

  • letra d - é a menos errada, pois o poder vinculado e poder discricionário, não são poderes em si mesmos, sua efetivação objetiva-se a realização dos demais poderes (Regulamentar, Hierárquico, Disciplinar e de Polícia)

  • Letra D. Questão bem simples. Ainda que não tivesse certeza, faria por eliminação, uma vez que militar e político não são poderes administrativos. Facilmente eliminaria as demais opções.

  • Definindo os Poderes da Administração:

    PODER DISCIPLINAR: Constitui-se na possibilidade da ADM PUB apurar e punir as infrações que venham a ser cometidas pelos servidores públicos e, também, das demais pessoas que estejam sob a disciplina administrativa.

    PODER DISCIRCIOÁRIO: Constitui-se no poder pelo qual a LEI atrbui aos agentes público certa margem de liberdade administrativa, a qual se encontra envolta em um juízo de mérito, ou seja, relaciona-se com a CONVÊNIENCIA E A OPORTUNIDADE  do ato administrativo.

    PODER DE POLÍCIA: É desenvolvida pelo ESTADO e possui como objetivo a limitação dos direitos indivíduais, ou seja, buscando restringí-los ou condicionálos, em razão da manutenção do interesse público.

    Gab: B

  • Caro colega Thiago Santos, em termos de indicação da resposta, é melhor ter mais cuidado com a precisa indicação do gabarito que se preocupar com a fundamentação. 



    Gabarito: D
  • Poderes Administrativos:

    - Poder Vinculado;

    - Poder Discricionário;

    - Poder Hierárquico;

    - Poder Disciplinar;

    - Poder Regulamentar;

    - Poder de Polícia.

  • FALA cambada de concurseiross....


    tem que ficar de olho que a diferenca entre DISCRICIONARIDADE E VINCULABILIDADE esta relacionada com o REGRAMENTO do ato. Pode ser questao de concurso ai, apesar de nunca ter visto na FCC, mas na cespe ja: segue explicacao:


    ·  Quanto ao regramento

    ·  Atos vinculados: possuem todos seus elementos determinados em lei, não existindo possibilidade de apreciação por parte do administrador quanto à oportunidade ou à conveniência. Cabe ao administrador apenas a verificação da existência de todos os elementos expressos em lei para a prática do ato. Caso todos os elementos estejam presentes, o administrador é obrigado a praticar o ato administrativo; caso contrário, ele estará proibido da prática do ato.

    ·  Atos discricionários: o administrador pode decidir sobre o motivo e sobre o objeto do ato, devendo pautar suas escolhas de acordo com as razões de oportunidade e conveniência.[2] A discricionariedade é sempre concedida por lei e deve sempre estar em acordo com o princípio da finalidade pública. O poder judiciário não pode avaliar as razões de conveniência e oportunidade (mérito), apenas a legalidade, a competência e a forma (exteriorização) do ato.


  • DVD de Polícia está no RH.

    Discricionário

    Vinculado

    Disciplinar

    Polícia

    Regulamentar

    Hierárquico

  • Achei curiosa essa questão porque a Maria Sylvia Di Pietro fala em seu livro que o Poder Discricionário e o Poder Vinculado, não exitem como poderes autônomos, mas, "quando muito como atributos de outros poderes ou competências da Administração". Mas dá para acertar a questão por eliminação. 

  • DVD de Policia esta no RH,entendedores entenderam. rs

  • A questão é confusa, pois está incompleta, mas as "MERDAS" das bancas insistem em dizer que questões incompletas são questões corretas (vão se f...)! Mas sendo bem racional, muito mesmo, verificamos que as outras questões colocam Poder Militar e Poder Político (erradas)  o que nos obriga a marcar a questão incompleta porém correta (QUESTÃO D)! NÃO CONCORDO COM ESSA FILOSOFIA OU CRIAÇÃO DE QUESTÃO - SÓ NOS CONFUNDE E NÃO ESPELHA O CORRETO!!!

  • Existem 6 poderes administrativos:

     

     

    Poderes Administrativos:

    - Poder Vinculado;

    - Poder Discricionário;

    - Poder Hierárquico;

    - Poder Disciplinar;

    - Poder Regulamentar;

    - Poder de Polícia.

  • um absurdo essa questão.... 

     

  • militar? WTF

  • Como diz a professora Ana Claudia Campos: Não quero uma questão dessas na minha prova. rs

  • Poder Discricionário e Poder Vinculado são apenas características dos 4 poderes administrativos (Poder RegulamentarPoder HierárquicoPoder Disciplinar; e Poder de Polícia)

    Questão "D" errada, mas as outras alternativas são ainda piores.

  • Nas ultimas provas aplicadas pela Cespe e FCC, ambas complicaram demais esse assunto de Poderes Administrativos.

  • Questão "me possua!" rsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrs

  • eu confundo o disciplinar com hierarquico...alguem sabe como ajudar ? Alguma explicação mais concreta e definitiva ?

  • Macete: Poderes Administrativos:

     

    DIS-VI-RE os HI-PO-DIS (aparelho eletrônico)

     

    Discricionário

    Vinculado;

    Regulamentar;

    os

    Hierárquico;

    Polícia.

    Disciplinar;

  • Parece que a questão foi feita só pra saber se o camarada pelo menos leu os itens do conteúdo no edital.. huaha

  • d)

    disciplinar, discricionário, regulamentar e de polícia.

  • Os poderes administrativos são: discricionário, hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. Além desses, parte da doutrina ainda fala no poder vinculado, mas nem todos consideram este um poder, já que não representa qualquer prerrogativa, pois, diante do caso concreto, o agente público somente poderá fazer exatamente o que previsto em lei.

    De uma forma ou outra, o gabarito é a opção B: disciplinar, discricionário, regulamentar e de polícia. Não existe poder “político” (letras A e E) e “militar” (letras C e D).

    Gabarito: alternativa B.

  • GB D

    pmgooooo

    PMGOOO

  • GB D

    pmgooooo

    PMGOOO

  • Comentários:

    Os poderes administrativos reconhecidos pela doutrina são: vinculado, discricionário, hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. Não consta desse rol o poder político e militar, daí o erro das opções “a”, “b”, “c” e “e”, que apresentam pelo menos um desses dois poderes não reconhecidos.

    Gabarito: alternativa “d”

  • De acordo com a melhor doutrina, existem 4 tipos de poderes, sendo eles: Hierarquico, Disciplinar, Regulamentar, e De policia.

    Não se enquadrando como tipo de poder o discricionário e o vinculado. Na verdade, quando se fala em vinculação e discricionariedade, está falando-se de forma de exercício dos 4 poderes mencionados anteriormente.

  • GAB. D

    Poder Vinculado - É o Poder que tem a Administração Pública de praticar certos atos "sem qualquer margem de liberdade".

    Poder Discricionário - É aquele pelo qual a Administração Pública de modo explícito ou implícito, pratica atos administrativos com liberdade de escolha de sua conveniência, oportunidade e conteúdo.

    Poder Hierárquico - É aquele pelo qual a Administração distribui e escalona as funções de seus órgãos.

    Poder Disciplinar - É aquele através do qual a lei permite a Administração Pública aplicar penalidades às infrações funcionais de seus servidores.

    Poder Regulamentar - É aquele inerente aos Chefes dos Poderes Executivos (Presidente, Governadores e Prefeitos) para expedir decretos e regulamentos para complementar, explicitar (detalhar) a lei visando sua fiel execução.

    Poder de Polícia - A atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público.

    FONTE: Q803368

  • a] militar [errado]

    b] político [errado]

    c] político [errado]

    d]

    e] militar [errado]

  • A galera que está começando agora, ignorem os comentários dos colegas que estão dizendo que a questão é fácil e não agrega em nada de conhecimento aqui. Não desanime, nenhuma questão é fácil, a diferença apenas é que eles estão estudando antes que vocês!