E) Segundo PALUDO (2013: p. 369) — . Etapas do planejamento estratégico
Não há consenso sobre o número, a sequência padrão, e nem quanto aos termos utilizados para a definição das etapas do planejamento estratégico. Alguns autores concentram-se na análise interna e externa e na definição da estratégia; outros utilizam três, quatro ou cinco etapas.
Quanto à ordem das etapas: a maioria entende que primeiro se define a missão e a visão para depois realizar o diagnóstico estratégico – mas há quem pense diferente: que primeiro viria o diagnóstico institucional e depois seria definida a missão e a visão.59
Quanto aos termos utilizados: a maioria utiliza os termos que adotamos abaixo – mas há quem, após o diagnóstico e a missão, utilize os termos: “instrumentos prescritivos e quantitativos” (os prescritivos abrangem objetivos, metas e estratégias e diretrizes, e os quantitativos se referem às previsões de recursos para realizar os planos, projetos e ações).
Por fim, destaco que poucos autores abordam a “definição de questões estratégicas” – preferimos abordá-las porque tratam dos principais temas que podem abalar o cumprimento da missão e o alcance da visão.
Atenção → A regra é cobrar conhecimentos do “processo de planejamento estratégico” – se a questão abordar as etapas, procure identificar o entendimento de cada banca quanto à ordem das etapas: se não for mencionado autor específico, as duas sequências de etapas podem ser consideradas corretas (a missão/visão e o diagnóstico – poderão ser tanto a 1a quanto a 2a etapa).
Independentemente da nomenclatura e das etapas utilizadas, todos descrevem os mesmos assuntos. Preferimos ampliar essas etapas para facilitar a compreensão do processo de planejamento estratégico, adotando as seguintes:
1. definição da missão, da visão e dos valores;
2. diagnóstico institucional/estratégico;
3. definição de questões, objetivos e estratégias;
4. desmembramento dos planos;
5. implementação;
6. avaliação.
Essas etapas do planejamento estratégico não constituem uma série sequencial rígida, mas um processo didático que auxilia a sua compreensão.
Embora não constitua uma etapa propriamente dita, antes de iniciar o processo de planejamento estratégico deve haver o momento da conscientização. Devem ser realizadas palestras, seminários e workshops para sensibilizar e conscientizar todos os integrantes da organização sobre a importância desse planejamento, bem como da importância da participação de cada colaborador para o sucesso do plano.
Letra E.
Comentário:
Esta questão faz uma mistura de planejamento estratégico de forma geral com a matriz SWOT. No seu comando,
menciona apenas que a organização planeja utilizar uma ferramenta de planejamento estratégico que sirva de apoio
para o processo de definição de objetivos ou meios para atingílos, o que enquadra basicamente todas as ferramentas
de planejamento estratégico. Depois, segue pelas alternativas falando de diferentes possibilidades. Vejamos:
A) Errada, pois a razão de ser é a missão, não a visão.
B) Errada, pois afirma que o mapeamento de competências (da gestão por competências...) é base para o planejamento
estratégico, quando é exatamente o oposto que acontece.
C) Errada, pois missão é a razão de existir.
D) Errada, pois não se pode dizer que os valores devem ser perseguidos como consequência de alinhamento de visão
e cenários.
Simplesmente não tem sentido nenhum!
E) Certa, pois fala da matriz swot como conjunto de análises internas e externas. A banca brinca com o candidato,
trocando os nomes tradicionais da matriz swot por outros com o mesmo significado: chama forças de competências e
fraquezas de deficiências.
GABARITO: E.
Prof. Carlos Xavier