SóProvas


ID
1445119
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O uso das teorias sobre Motivação é visto como saída para melhorar o desempenho e a satisfação dos trabalhadores. Tendo em vista essa temática, é correto:

Alternativas
Comentários
  • - LETRA E -


    A teoria de Edwin Locke não se confunde com a Adm. por objetivos. Na teoria, o autor reforça a importância da definição de objetivos para motivar os indivíduos. A Adm. por objetivos foi dealizada por Peter Druker, e tem como característica a ênfase no planejamento e no controle, o ponto de partida é a fixação dos objetivos da organização, a declaração escrita do que se pretende alcançar. Por isso a questão afirma que "pode ser encontrada..."




  • Segundo Locke, a satisfação no trabalho é entendida como a relação percebida entre o que um indivíduo espera de seu trabalho e o que ele percebe que está obtendo. É ainda um estado de prazer emocional resultante da avaliação que um profissional faz sobre até que ponto as funções que desenvolve atendem seus objetivos.

    A definição de metas e objetivos como defende Locke e Latham (1990 apud ZANELLI, 2004), reflete na motivação pois permite as pessoas assimilarem com maior rapidez as quais resultados devem ser obtidos. Ressaltam também que as metas e os objetivos não são suficientes para manter uma alta motivação, devido a fatores como, como a clareza de objetivos, a dificuldade das tarefas, a aceitação da meta pela pessoa, as características individuais e a presença de feedback gerencial. A complexidade da meta, se for maior ou menor, é capaz de não colaborar para o desempenho eficaz, pelo fato de subestimarem as potencialidades ou por depender de uma adequação competente entre o nível de dificuldade da meta e as habilidades que as pessoas apresentam

    Pax de Cristo!!!

  • e o restante por que estão erradas?

  • Os erros das outras alternativas: 


    A -  ERRADO - Nada a ver! A teoria dos dois fatores de Herzberg diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação.


    B - ERRADO - Essa foi macabra! Na realidade a Teoria da Expectativa (ou Expectância) diz que a motivação é um produto das expectativas das pessoas em relação a suas habilidades de atingir os resultados e o valor que elas dão às recompensas, e não a  "razão entre o esforço e a recompensa" como diz a alternativa.


    C - ERRADO -  A alternativa se refere à teoria da Expectância de Vroom.


    D - ERRADO - Não há simultaneidade nessa teoria. Ela diz que as necessidades devem ser satisfeitas em uma ordem, ou seja, seria necessário suprir as necessidades fisiológicas (as mais básicas) antes que deva existir um trabalho de atendimento das necessidades de estima. 


    fonte: Admção Geral - Rodrigo Rennó.

  • A letra A está incorreta, pois o conceito citado refere-se à teoria da Expectativa, e não à teoria dos dois fatores de Herzberg. De acordo com Tânia Casado,

    “A teoria da expectativa vê o indivíduo com um ser pensante que tem desejos e crenças e atua com base na antecipação e no planejamento dos eventos de sua vida, colocando em suas ações o esforço adequado e a direção apropriada de modo a atingir seus objetivos. Ou, dito de outra forma, a força da inclinação para uma ação depende da força da expectativa (probabilidade) de que o ato será seguido por um resultado de valência. É o reconhecimento da capacidade de planejamento do ser que diferencia essa teoria das demais, e ela tem excelente aplicação dentro do modelo de gestão compartilhada de carreiras”.

    A letra B está errada, pois a teoria da Expectativa não envolve

    somente os aspectos de esforço e recompensa. A letra C está também

    incorreta, pois é a teoria da Expectativa, e não a Teoria da Equidade, que

    envolve o trinômio valência-expectativa-força.

    A letra D está igualmente errada, pois para Maslow as necessidades

    funcionam em uma hierarquia, não atuam todas ao mesmo tempo. De

    acordo com ele, sempre que uma necessidade é atendida, ela deixa de ser

    importante para nós, que passamos a identificar “novas” necessidades.

    Finalmente, a letra E está correta e é o nosso gabarito.


    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS - RODRIGO RENNÓ

  • HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW: a teoria motivacional de Maslow baseia-se na chamada hierarquia das necessidades. O fundamento da sua teoria é que as necessidades podem ser hierarquizadas, ou seja, distribuídas em uma hierarquia de importância e de influenciação do comportamento humano (uma hierarquia só pode ser alcançada após a hierarquia anterior estar suprida) . As necessidades apontadas por Maslow são as seguintes: 

    fisiológicas - alimentação, habitação, proteção

    segurança - proteção contra ameaças internas e externas

    sociais - amizade,participação, afeto 

    estima - maneira como a pessoa se vê e auto-avalia

    autorrealização - se traduz na tentativa de cada pessoa realizar seu próprio potencial

    TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG: a motivação das pessoas para o trabalho depende de dois fatores intimamente relacionados: 

    - fatores higiênicos: referem-se às condições que rodeiam a pessoa enquanto trabalha, englobando condições físicas e ambientais de trabalho, salário e benefícios sociais, políticas da organização, estilo de liderança, clima de relação entre empregado/direção, etc.

    - fatores motivacionais: referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si; produzem efeito duradouro de satisfação e de aumento da produtividade em níveis de excelência. Quando os fatores motivacionais são ótimos, elevam s satisfação, quando são precários, provocam ausência de satisfação. 

    TEORIA DA EQUIDADE: primeira das teorias de motivação relacionadas com o processo motivacional; baseia-se na comparação que geralmente as pessoas fazem a respeito de suas contribuições e de suas recompensas em relação às contribuições e recompensa dos outros. As pessoas fazem comparação entre o seu trabalho - as entradas como esforço, experiência, educação, competência e os resultados obtidos - e o das outras pessoas.Quando essa comparação produz uma percepção de que essas relações são iguais, dizemos que existe um estado de equidade. Quando ocorre percepção de relações desiguais, as pessoas experimentam uma tensão negativa que conduz à necessidade de uma ação corretiva no sentido de eliminar qualquer injustiça.

    TEORIA DA DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS - LOCKE: para Edwin Locke, a intenção de lutar pelo alcance de um objetivo constitui a maior fonte de motivação. O objetivo sinaliza à pessoa o que precisa ser feito e quanto esforço ela terá de despender para o seu alcance.

    FONTE: Comportamento Organizacional - Chiavenato - Pags. 247 a 254

  • Quando você vai estudar, você estuda sem rumo, sem objetivos? Não. Para nos motivarmos, precisamos de objetivos concretos, de metas. Isso se aplica também à realidade organizacional. O trabalhador precisa conhecer objetivos, diretrizes e metas, para agir de forma a alcançá-las. “O papel do gestor, portanto, será o de definir e clarificar metas para seus liderados, o que os fará empregar determinado esforço na sua consecução”. 


    Outro princípio importante desta teoria é a participação do trabalhador na definição das metas. O trabalhador irá ficar mais motivado para alcançar metas que ele ajudou a definir. Elas não podem, portanto, ser impostas: devem ser construídas conjuntamente, entre o líder e os liderados. As metas devem também ter como requisito a clareza. Elas precisam ser compreendidas pelo trabalhador para que ele possa agir no sentido de alcançá-las.


    Em relação à dificuldade das metas, elas não podem ser muito fáceis, nem muito difíceis. Elas têm que ser desafiadoras, mas seu alcance tem que ser possível. Metas muito fáceis ou impossíveis não irão gerar motivação.


    Bons estudos

  • Mapas Mentais de Administração para Concurso:

    Motivação 1: http://admparaconcurso.blogspot.com.br/2015/07/gestao-de-pessoas-motivacao-13.html

    Motivação 2 : http://admparaconcurso.blogspot.com.br/2015/07/gestao-de-pessoas-motivacao-23.html

    Motivação 3: http://admparaconcurso.blogspot.com.br/2015/07/gestao-de-pessoas-motivacao-33.html

  • A Teoria do Estabelecimento de Metas foi proposta por Edwin A. Locke e por Gary Latham. Segundo a Teoria do Estabelecimento de Metas, descrita por Locke e Lathan, as metas podem variar em conteúdo (fácil ou difícil, geral ou específica, simples ou complexa) e intensidade (de acordo com a percepção da importância que dá à meta). Para esta teoria, quando as metas estão claramente especificadas, há a verdadeira motivação. As metas precisam ser valorizadas para serem atingidas.

  • A alternativa "d" na verdade é  a definição de outro teoria motivacional, a teoria ERG ou ERC de Clayton Alderfer.

  • Complementando...

     Teoria da Equidade parte do princípio de que a motivação depende do equilíbrio entre o que a pessoa oferece à organização através do sistema produtivo (o seu desempenho) e aquilo que recebe através do sistema retributivo (a sua compensação).

    Segundo os autores da teoria, as pessoas sentem-se motivadas sempre que esperam receber da organização (seja em forma monetária, reconhecimento público, promoção, transferências, ou outra) uma compensação justa pelos os seus esforços em favor da organização. A justiça desta compensação é avaliada pelas pessoas através da comparação entre o que recebem outras pessoas cujos contributos são semelhantes.

  • Teoria Edwin Locke: sugere a motivação do funcionário advêm da definição pelos gestores de metas e objetivos claros a serem perseguidos pelos colaboladores. Assim, o conhecimento da meta a ser alcançado ajuda a manter o foco no objetivo e a canalizar as energias para que esses objetivos sejam alcançados de maneira satisfatória.

    FONTE:  Prof. Júlio Raizer(Che), ALFACON.
  • Letra: E


    ----------------------------------


    "Teoria da Fixação de Metas/Objetivos de Edwin Locke:


    O principio básico dessa teoria diz que o comportamento das pessoas é motivado por intenções e objetivos, que podem estar intimamente relacionados a comportamentos específicos...A teoria da fixação de metas está relacionada ao modelo de administração por objetivos no que tange à avaliação de desempenho e aferição da produtividade."


    Gestão de Pessoas para Concursos - Andreia Ribas e Cassiano Salim, Pag.348 - 349


    -------------------------------

  • B) Teoria da expectativa ou expectância (modelo contingencial de motivação de Victor Vroom): o valor das recompensas e o que se espera como recompensa são as duas variáveis que determinam a ação (motivação) das pessoas. Três construtos (variáveis) básicos atuam na motivação:

     

    - valência: valor de uma recompensa específica, a força que move, o que quer; relação entre recompensa e objetivos;

    - expectativa: crença de que o esforço levará ao desempenho; relação entre esforço e desempenho;

    - instrumentalidade: crença de que o desempenho está relacionado com as recompensas (resultados); relação entre desempenho e recompensas.

  • Alternativa D é meio que uma casca de banana. Se lermos apressadamente realmente uma necessidade superior exige primeiro que a inferior seja satisfeita porém elas não são simultâneas, mas hierarquizadas.

  • LOcke = Objetivos

  • Teoria da equidade é uma teoria de conteúdo

  • A) ERRADA - A teoria dos dois fatores não está relacionada a capacidade de planejamento do ser humano. Refere-se aos fatores higiênicos e motivacionais.

    B) ERRADA - Relação esforço x recompensas: Teoria da Equidade.

    C) ERRADA - O trinômio valência, expectativa e instrumentalidade faz menção à Teoria das Expectativas de Vroom.

    D) ERRADA - As necessidades, de Maslow, ocorrem em níveis hierárquicos. 

    E) CERTO.

  • Manuela Moura, a Teoria da Equidade é uma Teoria de Processo

  • Resumão da Teoria da Equidade - Stacy Adams: 

     

    → É conhecida também como Teoria do Equilíbrio ou Teoria da Comparação Social

     

    → Focaliza a relação dos resultados para os esforços empreendidos em relação à razão percebida pelos demais (esforço x recompensas); 

     

    → Equidade nesta teoria significa: relação entre a contribuição que o indivíduo dá em seu trabalho e as recompensas que recebe (relação de comparação social).

     

    Equidade Interna: está relacionada com a comparação do indivíduo com outros da MESMA organização que desempenham funções similares; 

     

    Equidade Externa: comparação do indivíduo com outros de OUTRAS organizações que desempenham funções similares; 

     

    Inequidade: percepção de desigualdade.

     

    Inequidade Negativa: quando o trabalhador recebe menos que os outros; 

     

    Inequidade Favorável: quando o trabalhador recebe mais que os outros; 

     

    A equidade é subjetiva: o que pode parecer justo para o superior, pode não parecer justo para o subordinado. A maior importância recai sobre o que o ambiente percebe como justo e não sobre o que o gerente acredita ser justo. 

     

  • a) Teoria dos Dois Fatores (Bifatorial, Herzberg) não afirma isso, mas sim que existem fatores insatisfacientes (higiênicos, extrínsecos, ligados ao ambiente) e satisfacientes (motivacionais, intrínsecos, ligados ao trabalho).

    b) Teoria da Expectância de Vitor Vroom: Esforço > Desempenho > Recompensa > Satisfação de metas pessoais. Ou seja: não é apenas a razão entre esforço e recompensa.

    c) A Teoria da Expectância de Vroom é que envolve um trinômio: Expectativa, instrumentalidade e valência. A Teoria da Equidade afirma que há uma certa comparação como motivação entre o esforço e a recompensa (benefícios).

    d) A teoria de Maslow não afirma simultaneidade. A Teoria que aponta uma simultaneidade entre os itens ranqueados é a teoria de Alderfer, ERC.

    e) CORRETA. Segundo a Teoria do Estabelecimento de Objetivos, de Edwin Locke, o estabelecimento de objetivos é a maior fonte de motivação para o trabalho de um funcionário.

     

    QUALQUER ERRO, AVISEM-ME!

  • A letra A está incorreta, pois o conceito citado refere-se à teoria da Expectativa, e não à teoria dos dois fatores de Herzberg. De acordo com Tânia Casado53, “A teoria da expectativa vê o indivíduo com um ser pensante que tem desejos e crenças e atua com base na antecipação e no planejamento dos eventos de sua vida, colocando em suas ações o esforço adequado e a direção apropriada de modo a atingir seus objetivos. Ou, dito de outra forma, a força da inclinação para uma ação depende da força da expectativa (probabilidade) de que o ato será seguido por um resultado de valência. É o reconhecimento da capacidade de planejamento do ser que diferencia essa teoria das demais, e ela tem excelente aplicação dentro do modelo de gestão compartilhada de carreiras”.
    A letra B está errada, pois a teoria da Expectativa não envolve somente os aspectos de esforço e recompensa. A letra C está também incorreta, pois é a teoria da Expectativa, e não a Teoria da Equidade, que envolve o trinômio valência-expectativa-força.
    A letra D está igualmente errada, pois para Maslow as necessidades funcionam em uma hierarquia, não atuam todas ao mesmo tempo. De
    acordo com ele, sempre que uma necessidade é atendida, ela deixa de ser importante para nós, que passamos a identificar “novas” necessidades.
    Finalmente, a letra E está correta e é o nosso gabarito.

    Fonte: Rodrigo Renó- Estratégia Concursos

  • GAB E

     

    Fiquei na dúvida da B também e o comentário da Raiane Nayara me ajudou a encontrar a fundamentação, a assertiva não fala sobre a teoria da expectância, fala sobre a teoria da equidade:

    Stacy Adams diz: “Na teoria da equidade, a motivação, o desempenho e a satisfação de um funcionário depende da avaliação subjetiva que ele faz das relações entre sua própria razão de esforço – recompensa e a razão de esforço – recompensa dos outros em situações parecidas”.

     

     a) A teoria de 2 Fatores  de Herzberg explica os fatores que causariam insatisfação (higiênicos) e aqueles responsáveis pela satisfação (motivacionais) no ambiente de trabalho.

    c) Teoria da equidade já foi explicado na B e o trinômio expectância - instrumentalidade - valência é da Teoria da expectativa de Victor Vroom.

     d) Maslow afirma que uma necessidade inferior tem que ser satisfeita para que a necessidade superior possa se manifestar e não atuam simultâneamente, por isso é uma hierarquia.

     

  • Comentário:

    Essa questão é ótima, porque revisa um pouco de cada teoria da motivação, então vamos a cada item:

    a) Item incorreto e completamente maluco, rsrsrs. Nada do que ele falou tem a ver com a Teoria Bifatorial de Herzberg, que divide as necessidades humanas em fatores motivadores (satisfacientes, os quais proporcionam motivação) e fatores higiênico (insatisfacientes, os quais previnem a insatisfação).

    b) Item incorreto, pois a teoria que fala da relação esforço-recompensa percebida é a teoria da equidade de Adams, onde há a comparação social.

    c) Item incorreto, pois a teoria que envolve o trinômio valência (grau de importância que o trabalhador dá à recompensa), expectativa (crença de que o esforço leva ao desempenho) e instrumentalizado (crença de que o desempenho leva ao recebimento da recompensa) é a Teoria da Expectância de Vroom.

    d) Item incorreto, pois a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow afirma que uma necessidade de nível superior só se manifesta quando a necessidade de nível inferior já está satisfeita, ou seja, trata de um hierarquização das necessidades humanas.

    e) Item correto, pois a teoria de Edwin Locke, a Teoria da Fixação de Metas, afirma que um indivíduo que age guiado por objetivos e metas possui uma motivação para o trabalho muito maior que os demais trabalhadores. A Administração por Objetivos (APO) realmente é uma aplicação prática dessa teoria, onde superior e subordinado discutem e estabelecem juntos metas de trabalho, incentivando a participação do trabalhar, o que é defendido pela Teoria da Fixação de Metas para que as metas sejam mais eficazes.. 

    Gabarito: E