-
A) Os problemas (estruturados e não-estruturados) e as decisões (programadas e não-programadas)
• Dados adequados, certos, repetitivos e corretos. • Previsibilidade. • Problemas com situações conhecidas e estruturadas.
• Processamento de dados convencional.
CHIAVENATO (2009(
-
Gabarito: letra A
Fundamentação:
"As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. Não é necessário, nesses casos, fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher um curso de ação original. Basta aplicar um curso de ação predefinido. Exemplos de decisões programadas são políticas, algoritmos, procedimentos e regras de decisão.
Por exemplo: em um lote de produtos, determinada peça é defeituosa. A empresa que fabricou os produtos convoca os proprietários para fazer a troca da peça. A convocação é a decisão programada para esse problema."
(Introdução à administração / Antonio Cezar Amaru Maximiano. - Ed. Compacta.-2. Ed. Revista e atualizada. São Paulo: Atlas, 2011; p. 64)
-
Pegadinha clássica. Basta o seguinte raciocínio: Quantos carros foram vendidos? Milhares? Haverá uma decisão para cada caso ou uma decisão padrão? Uma padrão, ou melhor, programada.
-
eu interpretei pelo contraditório, se um lote de carros vendidos aparecem com um problema comum e terá que se corrigido ( recall ). Se a empresa não sabia que iria existir esse problema então a decisão de convocar os donos dos veículos não seria programada. não-programada.
-
TIPOS DE DECISÕES
·
PROGRAMADA --> São
decisões rotineiras, ou seja sobre assuntos que já foram analisados antes e
que, desta forma já existe uma resposta “padrão”.
VANTAGEM: GANHA-SE MUITO TEMPO DENTRO DE
UMA ORGANIZAÇÃO, ALÉM DE SE EVITAR QUE SE DECIDAM COISAS DIFERENTES PARA UMA
MESMA SITUAÇÃO.
·
NÃO-PROGRAMADAS --> São comuns quando o
problema é novo, ou pouco freqüente, e o gestor deve analisar os dados à sua
disposição para que possa tomar uma decisão.
-
A empresa sabe o que fazer (ou seja, qual decisão tomar) em caso de identificação de erros em seus produtos (mesmo que os erros não tenham sido programados, claro), por isso é uma decisão programada.
-
Chiavenato, 2012
Problemas Estruturados- Decisões Programadas
• Dados adequados, certos,
repetitivos e corretos.
• Previsibilidade.
• Problemas com situações
conhecidas e estruturadas.
• Processamento de dados
convencional.
Problemas Estruturados- Não-Programadas
• Dados inadequados, novos,
incertos e não-confiáveis.
• Imprevisibilidade.
• Problemas com situações
conhecidas e variáveis
estruturadas.
• Tomada de decisão individual
e rotineira.
---------------------------------------------
Problemas Não- Estruturados- Decisões Programadas
• Dados adequados, certos,
repetitivos e corretos.
• Previsibilidade.
• Problemas com situações
desconhecidas e
não-estraturadas.
• Pesquisa Operacional.
• Técnicas matemáticas.
Problemas Não- Estruturados- DecisõesNão-Programadas
• Dados inadequados, novos,
incertos e não-confiáveis.
• Imprevisibilidade.
• Problemas com situações
desconhecidas e variáveis
não-estraturadas.
• Tomada de decisão individual
e criativa.
"Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso."
Eclesiastes 10:10
-
Menos Ctrl C + Ctrl V galera!!!
-
Questão interessante, com pegadinha que faz o candidato pensar.
Em primeiro lugar, as únicas alternativas que possuem alguma validade enquanto tipo de decisão são a letra A e a letra D. Qualquer outra é
sem pé nem cabeça.
As decisões programadas são aquelas tomadas com base em um planejamento da organização. As não programadas são as tomadas em cada situação específica, conforme ela acontece. No caso específico, a empresa como um todo tomou a decisão de trocar as peças de todos os produtos com defeitos. Foi uma decisão programada pela empresa após a identificação dos defeitos. Caso cada cliente procurasse a empresa individualmente e os funcionários decidissem, caso a caso e sem nenhuma orientação da empresa, sobre como resolver a situação é que seria uma decisão não programada.
GABARITO: A.
Prof. Carlos Xavier
-
Você pode responder pelo critério de PREVISIBILIDADE tbm,
Programada > previsível
Não programada > imprevisível
Na situação narrada é muito esperado que numa fábrica existam erros na produção, por isso a decisão é programada, eles já vão ter todo o roteiro pronto sobre o que fazer nesse tipo de situação.
-
Resposta: Letra A
É de costume notarmos, principalmente em informativos de fabricantes de veículos, a empresa fabricante chamar os adquirentes de seus produtos para efetuar a troca de determinada peça, que foi avaliada como defeituosa. Esse é um caso de decisão programada, ou seja, sempre que houver o monitoramento de algum defeito, os clientes devem ser notificados e chamados para efetuarem as trocas necessárias.
Fonte: Professor Adriel Sá – TEC.
-
Eu marquei a questão correta, mas na prática sabemos que não é bem assim (ainda) que acontece. Muitas empresas sabem dos erros, mas preferem omitir ou dar um outro nome que não seja recall, para se livrar de possíveis culpas ou processos judiciais.
-
As decisões programadas são aquelas encontradas para a solução de problemas que são claros, muito bem estruturados, rotineiros, repetitivos e que se prestam a procedimentos e regras sistemáticos. Assim, essas decisões são sempre semelhantes. A retirada de livros de uma biblioteca ou a troca de uma peça são exemplos de decisões programadas, pois são repetitivas e rotineiras.
Fonte: Prof. Heron Lemos – Estudo Dirigido para UFC – Volume 03
-
Trata-se de uma decisão rotineira da organização. Toda vez que ocorre um lote com peças defeituosas, a empresa convocará os proprietários para fazer a troca. Não é algo atípico, inédito. Trata-se de um problema que eventualmente ocorrerá. Assim, temos uma decisão programada.
Gabarito: A
-
Já temos a decisão para quando falhar uma peça , coloca na conta do usuário kkk