SóProvas


ID
1445167
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Planejamento é essencial na gestão. A respeito de ferramentas utilizadas nos níveis de planejamento das organizações, considere:

I. A Administração de Portfólios (projetos, investimentos, análise de viabilidade) é utilizada no Planejamento Estratégico.
II. A Gestão Integrada de funções, por meio de aplicativos ERP - Enterprise Resource Planning, é utilizada no Planejamento Operacional.
III. A Administração por Processos é uma ferramenta utilizada no Planejamento Funcional ou Tático.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • A prova do CNMP foi surreal, hein?

  • Hahaha...será que alguém faz pelo menos o mínimo?/ ;(

  • na minha humilde residencia .... opiniao

    I- portfolios- conj de projetos- e administrar issso - com certeza - seria no nivel mais alto- planejamento estrategico

    II - ERP- enterprise Resource planning- fiz a logica pela tradução- planejamento dos recursos da empresa- acho q encaixaria tb no nivel mais alto- pois é ele quem planeja- planejamento estrategico

    III- adm por processo- acho que é na ferramento do planejamento operacional- pois sao essas pessoas que esta la na montagem de linha- na area operacional- 

  • III:
    - Gestão DE processos: visão segmentada e pouco integrativa, em que os sub-processos são coordenados pelos níveis setoriais (níveis táticos). 
    - Gestão POR processos: visão sistêmica (global) do processo, considerando as influências entre sub-processos, além da exercida pelo ambiente externo da organização. Coordenada pelo gestor (nível estratégico).
    Fonte: Professor Renato Felini

  • I. A Administração de Portfólios (projetos, investimentos, análise de viabilidade) é utilizada no Planejamento Estratégico.Resp. Correta, pois portfólio nada mais é do que um conjunto de programas e/ou projetos, logo deve fazer parte do Planejamento Estratégico.

    II. A Gestão Integrada de funções, por meio de aplicativos ERP - Enterprise Resource Planning, é utilizada no Planejamento Operacional. Resp. Os projetos tratados de forma isolada fazem parte do nível operacional, e o portanto devem ser tratados no Planejamento Operacional. Todavia, quando geridos de forma integrada fazem parte de um nível mais alto, muito provavelmente o tático e devem compor o Planejamento Tático.

    III. A Administração por Processos é uma ferramenta utilizada no Planejamento Funcional ou TáticoResp. Gestão por Processos = Nível EstratégicoGestão de projeto = Nivel Operacional
  • eu não concordo com uma das respostas expostas. O SAP não é ferramenta para ser utilizada na esfera tática. Trata-se de poderosa ferramenta de planejamento estratégico, que visa integrar todos os departamentos. A partir deste último elemento que citei, já descartaríamos a ideia de SAP para o planejamento tático, visto que no tático temos a SETORIZAÇÃO. A setorização, nada mais é que otimizarmos determinada área, e não a organização como um todo.



  • GAB:A

    Entende-se que há três níveis gerenciais nas empresas:
    Nivel estratégico
    Nível Tático
    Nível Operacional
    Sendo que no nível mais alto nasce o grande plano, o planejamento estratégico, elaborado a partir da alta direção, e este sendo desdobrado em planejamentos táticos(intermediário), que por sua vez desdobra em planejamentos operacionais(chão de fábrica).

     

    O que se entende por Portfólio?(noção mais abrangente em gestão de projetos) portifólio é a reunião de todos os projetos, planos e programas que forma todo um planejamento estratégico de uma empresa, então, só por este sentido já teríamos noção que se trata de um planejamento maior, ou seja o planejamento estratégico. Fazendo assim a afirmativa I estar correta!

     

    O ERP, é um sistema de(informação gerencial) que concentra todas  as informações dos outros sistemas (como de pessoal, financeiro, receitas, ociosidade de máquinas, patrimonial)e é alimentado por TODA A EMPRESA, pois diversos setores de diversos níveis geram dados nele. A disponibilização destas informações são maiores  para nível da cúpula, até por questão de tomada de decisão global na empresa. Portanto a afirmativa II está errada, se fosse para afirmar algum nível, este nível deveria ser o estratégico.


    A afirmativa III está errada, o planejamento por etapas, por processos, o desenho de fluxograma são conceitos puramente operacionais, pois um grande grau de detalhamento é característica da ponta, e não é tido no tático mt menos no estratégico.

     


    Imagine que o planejamento estratégico é o grande plano da empresa, tendo uma visão mais geral, conceitual e de mercado, e apontando o rumo que a empresa, como um todo, deverá tomar, e irá se realiza a médio/grande prazo (normalmente de 3 a 10 anos, a tendência atual é ficar menor). O planejamento tático (prazo médio de um ano) é mais detalhado que estratégico, e procura tornar exequível os objetivos... e é nele que ponhamos em prática o planejamento estratégico com metas mais claras em cada setor e distribuindo, negociando e monitorando com cada unidade operacional sua meta específica, para contribuir com O GRANDE PLANO(planejamento estratégico); o planejamento operacional é o que lida com a ponta do trabalho, é o mais detalhado de todos, inclusive algumas empresas fazem fluxograma de cada demanda (tipo passo a passo de atendimento no balcão, ou os tempos e movimentos de Taylor) e é onde a realidade acontece e se choca com os outros planejamentos(prazo de execução é normalmente próximo a um mês, ou até mesmo por plano de ação mais curto). Segundo James C. Hunter, em "O monge e o executivo" as empresas deveriam inverter a pirâmide de importância: o alto executivo deveria servir o gerente intermediário, este servir o supervisor (gerente operacional), por sua vez, servir os funcionários de operação, que assim o cliente ficaria na ponta recebendo a máxima valorização. Há uma frase muito impactante do filósofo Mário Sérgio Cortella: "o gerente que não serve, não serve!"
    (usei todos os 3000 caracteres)
    ;)

  • Dá vontante de sair pelo mundo sem destino

  • Vi que assim como eu, muitos tiveram dúvidas em relação à real classificação dos itens errados. Encontrei um vídeo da "casa das questões", que o prof. Rafael Ravazolo diz que:

    II - A Gestão Integrada de Funções, por meio de aplicativos ERP- Enterprise Resource Planning, é utilizada no Planejamento Tático. O ERP é um sistema de apoio à estratégia.

    III - A Administração por Processos é uma ferramenta utilizada no Planejamento Operacional. A Administração por Processos é um conjunto de atividades que entrega valor ao cliente.

  • Vamos à questão.

    I. A Administração (Gestão) de Portfólios (projetos, investimentos, análise de viabilidade) é utilizada no Planejamento Estratégico.

    A alta cúpula faz uso sim da gestão de seus portfólios... Basta pensar que o poder decisório dos níveis tático e operacional seria desproporcional ante a amplitude dessa gestão (engloba toda a entidade).

    II. A Gestão Integrada de funções, por meio de aplicativos ERP - Enterprise Resource Planning, é utilizada no Planejamento Operacional.

    A segmentação organizacional em funções, departamentos etc. é condizente com o nível tático (ou funcional).


    III. A Administração (Gestão) por Processos é uma ferramenta utilizada no Planejamento Funcional ou Tático.

    A Gestão por processos busca integração dos processos organizacionais para o alcance dos seus objetivos; portanto, dada sua amplitude, harmoniza-se com as decisões e com o planejamento estratégico.

    Como bem colocado por outro colega, a Gestão por Processo se diferencia da Gestão de Processo (de âmbito funcional ou operacional).

  • Um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma corporação ou organização empresarial em um único sistema capaz de facilitar o gerenciamento de seus negócios é denominado : ERP.

  • Você estuda, estuda e estuda, e faz uma questão desta sem saber para onde atirar...