SóProvas


ID
1447780
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O conjunto de operações intelectuais e físicas, necessárias à organização dos documentos de um fundo de arquivo específico, corresponde ao conceito arquivístico de

Alternativas
Comentários
  • - LETRA C - 


    Segundo o professor Renato Valentini, a tarefa de arranjo envolve o trabalho:

    *Intelectual: análise documental, forma, conteúdo e origem documental.
    *Físico: arrumação dos papéis nos locais adequados, seu empacotamento.

  • Só pra complementar o Raphaël, em virtude de dúvida própria: ARRANJO OU CLASSIFICAÇÃO é a ordenação estrutural ou funcional dos documentos em fundos, séries, subséries, itens documentais (arquivo permanente); distribuição dos documentos numa seqüência alfabética, numérica ou alfanumérica, de acordo com o método de arquivamento adotado (arquivos correntes).

    Eu não me recordava sobre o arranjo ser a mesma coisa de classificação. 
    A partir disso:

    "- LETRA C - 

    Segundo o professor Renato Valentini, a tarefa de arranjo envolve o trabalho: 

    *Intelectual: análise documental, forma, conteúdo e origem documental. 
    *Físico: arrumação dos papéis nos locais adequados, seu empacotamento." - Raphaël !!

  • Alternativa C

    Em arquivologia Arranjo é a ordenação dos documentos em fundos, a ordenação das séries dentro dos fundos e, se necessário, dos itens documentais dentro das séries. Ou Seja, reunião e ordenação adequada de documentos.
    As atividades desenvolvidas no arranjo são de dois tipos: Intelectuais e Físicas.

    As Intelectuais: consistem na análise dos documentos quanto a sua forma, origem funcional e conteúdo.

    As físicas: se referem à colocação dos papéis nas galerias, estantes ou caixas, seu empacotamento, fixação de etiquetas etc.



    Livro: Arquivo - Teoria e prática / Marilena Leite Paes. Página 122
  •  

    Ø ARRANJO

    Arranjo é a ordenação dos documentos em fundos, ordenação das séries dentro dos fundos e, se necessário, dos itens documentais dentro das séries

     

    Atividades desenvolvidas nos arranjos são de dois tipos:

    intelectuais - consiste na análise dos documentos quanto a sua forma, origem funcional e conteúdo

    físicas - se referem à colocação dos papéis nas galerias, estantes ou caixas, seu empacotamento, fixação de etiquetas, etc

  • Nossa resposta pode ser encontrada no Dicionário de Terminologia Arquivística, a sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido, é a definição de arranjo.

    A seleção consiste na separação dos documentos de valor permanente daqueles passíveis de eliminação, mediante critérios e técnicas previamente estabelecidos em tabela de temporalidade.

    A avaliação consiste no processo de análise de documentos de arquivo, que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos.

    A identificação consiste no processo de reconhecimento, sistematização e registro de informações sobre arquivos, com vistas ao seu controle físico e/ou intelectual.

    A descrição consiste no conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa.

    Gabarito do professor: Letra "C"
  • Arranjo: “Sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.”