SóProvas


ID
1449070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Durante cinco minutos, a torre Eiffel, um dos ícones da cidade-luz, ficou apagada. Em Roma, a prefeitura foi iluminada com as cores azul, branca e vermelha. Em Brasília, a embaixada francesa adotou um minuto de silêncio, assim como em outras partes do planeta. As homenagens às vítimas do atentado se reproduziram globalmente, em repúdio ao terrorismo. Fontes oficiais afirmam que um dos autores, de origem franco-argelina, recebeu treinamento militar da Al-Qaeda no Iêmen. Correio Braziliense. 9/1/2015 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima como referência e os múltiplos aspectos relacionados ao tema por ele abordado, julgue os itens de 41 a 45.

A organização terrorista mencionada no texto foi acusada de ter praticado os atentados contra os Estados Unidos da América no dia onze de setembro de 2001, que destruiu as torres do edifício World Trade Center, em Nova Iorque, e de parte do prédio do Capitólio, em Washington, o que até hoje é negado por Osama Bin Laden, sua maior liderança.

Alternativas
Comentários
  • Osama ta vivo?! rs

  • Gab E Eco

    morte de Osama bin Laden (10 de março de 1957 — 2 de maio de 2011), um dos membros sauditas da família bin Laden e líder-fundador do grupo terrorista al-Qaeda, ocorreu durante a Operação Neptune Spear (em português Operação Lança de Neptuno), codinome usado pelas tropas estadunidenses para referir-se a bin Laden, em 1 de maio de 2011. Nesse dia, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, informou em conferência à imprensa que bin Laden havia morrido1 na cidade paquistanesa de Abbottabad. Segundo a versão oficial, Osama teria sido capturado e morto em um esconderijo nos arredores da cidade por forças da Joint Special Operations Command em conjunção com a CIA2 e que o governo desse país colaborou para a localização do paradeiro do terrorista.3 O cadáver foi mantido sob custódia militar e amostras de ADNcomparadas com de uma irmã de bin Laden que morrera de câncer no cérebro, confirmaram sua identidade, outros métodos, como reconhecimento facial, garantiram que o capturado era mesmo o terrorista.

    Não tem condições de até hoje Bin Laden negar os fatos. 

  • GAB ERRADO

    Segundo informações dos maiores jornais e noticiarios do mundo,O osama bin laden foi capturado e morto em 2 de maio de 2011, na cidade de Abbottabad, Paquistão. Essa operação ocorreu durante a Operação Neptune Spear, sendo executada pelo grupo SEALS(Operações especiais americanas).

  • Quem atacou as Torres foi a Al Quaeda, quem é mencionado no texto é o Estado Islâmico. grupos diferentes, gab errado.Apesar de ter se orginado da Al Qaeda o EIL é considerado outro grupo e que por sinal a própria Al Qaeda os considera "radicais", é mole?
  • O E.I não é mencionado no texto e sim a Al qaeda.

  • Atentem! O erro da questão está em dizer que Al-Qaeda negou o atentado aos E.U.A!

  • O que me preocupa é que, conforme a estatística dessa questão, mais de 130 pessoas não sabem que Osama Bin Laden está morto.

  • KKKKKKK
    Cômico de mais. 
    Osama não morreu, assim como Elvis.
    Só para descontrair um pouquinho.

  • Além de Osama Bin Laden estar morto, outro erro da questão refere-se ao prédio do Capitólio (centro legislativo dos EUA). Suspeita-se que ele ou a Casa Branca seriam alvos dos terroristas, mas na verdade, a outra aeronave atingiu parte do Pentágono americano.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Voo_93_da_United_Airlines
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Capit%C3%B3lio_dos_Estados_Unidos
  • Outro erro da questão é que o atentado na França é de autoria do grupo terrorista Al Qaeda do Iemen. Enquanto o atentado às torres gêmeas foi o grupo Al Qaeda.

    OBS: o atentado recente em Paris não foi praticado pelo EI.
  • erros: Osama está morto (segundo os EUA) e foi o Pentágono atingido e não o Capitólio.

  • 1. Osama nunca negou o atentado de 11 de setembro, pelo contrário ele assumiu autoria.

    2. Osama morreu, portanto afirmar que até hoje ele nega o atentando está muuuuito errado.

    3. O capitólio era um alvo do atentado mas não chegou a ser atingido, o Pentágono foi alvo e foi atingido parcialmente.


  • Dois erros, Osama, oficialmente já morreu e não foi o Capitólio que foi atingido, e sim, o Pentágono...

  • Quem garante que Osama morreu?

  • "O grupo terrorista AQPA (Al Qaeda na Península Arábica), braço da organização consagrada por Osama bin-Laden baseado no Iêmen, assumiu nesta quarta-feira (14) a autoria do atentado cometido há uma semana contra a sede da revista satírica francesa “Charlie Hebdo”, que deixou 12 mortos em Paris."
    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/01/al-qaeda-iemen-assume-autoria-de-atentado-contra-charlie-hebdo.html"
    Bin Laden assume autoria dos atentados de 11/09 em novo vídeo. Osama bin Laden reivindicou abertamente os atentados de 11 de setembro de 2001 em uma gravação divulgada hoje pelo canal de televisão via satélite Al Jazeera. A rede árabe, que tem sede em Catar, veiculou trechos de um vídeo no qual Osama bin Laden nomeia líderes dos sequestros de aviões de 11 de setembro."  http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u45123.shtml

  • Para mim tem 3 erros, o primeiro diz que o texto está falando da Al-Qaeda, quando na verdade está falando do Estado Islâmico. O segundo (e pra mim mais gritante) diz que Osama Bin Laden nega "até hoje" (?) a autoria dos atentados, o que não é verdade, pois a Al-Qaeda assumiu a autoria. E também o avião não caiu no Capitólio e sim no Pentágono. Ou seja, dá pra escolher o erro.


  • Osama Bin Laden não é a maior liderança da Al-Qaeda nos dias atuais, visto que ele foi morto em 2011 por forças americanas em uma operação militar no Paquistão. 
    A resposta está errada.
  • Essa questão foi um verdadeiro Self-Service de erros, dá pra o cliente escolher o que melhor lhe agrada...kkk