SóProvas


ID
1449226
Banca
FIDESA
Órgão
SESI-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considere as afirmações abaixo, relacionadas às diferenças entre auditoria externa e interna.
I- A auditoria externa é eventual, enquanto a auditoria interna é periódica.
II- O auditor externo não tem vínculo empregatício com a empresa auditada e dependência hierárquica da administração.
III- O trabalho do auditor interno é direcionado para assegurar que o sistema contábil e o de controle interno funcionam eficientemente.
O correto está em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Todas as assertivas corretas

  • Gabarito C, todas as alternativas estão corretas.

    Fonte - Ponto dos Concursos - Auditoria Interna Versus Auditoria Externa. Conceito, Objetivos, Responsabilidades, Funções, Atribuições.
    Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff.

    I - Na auditoria interna, os trabalhos são desenvolvidos de forma contínua ao longo do tempo, pois isso é inerente às atividades de acompanhamento e avaliação. Enquanto isso, na auditoria independente, os trabalhos são realizados esporadicamente, de acordo com as exigências legais ou outras demandas para esse tipo de auditoria.

    II - A auditoria externa ou independente é aquela executada por profissionais ou empresas que não possuem vínculo e/ou subordinação à empresa auditada, com o objetivo de trazer uma opinião independente sobre a entidade.

    III - Observe que o auditor interno vai além da simples verificação da correta aplicação de normas e procedimentos. Ele atua como um consultor para a empresa, por exemplo, promovendo medidas de incentivo e propondo aperfeiçoamentos no funcionamento organizacional. Dizemos que, além da auditoria contábil, também realiza auditoria operacional. A auditoria interna, por sua vez, é aquela executada pela própria organização, com o objetivo de garantir o atendimento de seus objetivos institucionais, por meio da avaliação contínua de seus procedimentos e controles internos. Os controles internos são o conjunto integrado de métodos e procedimentos adotados pela própria organização para proteção de seu patrimônio e promoção da confiabilidade e tempestividade dos seus registros contábeis.

     

     

  • Segundo o livro de Auditoria Contábil: teoria e prática do Silvio Crepaldi, pagína 77 a continuidade do trabalho da auditoria externa é períodica e interna é continua, o que contraria a afirmativa C.

  • Questão lixosa. É claro que a auditoria externa é periódica. De ano em ano, de balanço em balanço. Algo eventual é aquilo que se faz uma vez na vida, por alguma necessidade extraordinária. Não se preocupem, banca sem tradição nenhuma.

  • Letra C

  • A auditoria externa é executada por um profissional autônomo, independente, que tem como objeto o exame das DFS, com a finalidade de opinar sobre a dfs, para emitir um relatório. Possui um amplo grau de independência, com responsabilidade profissional, civil e criminal, sendo realizada de forma pontual (periódica)

    A auditoria interna e executada por um funcionário da empresa, depende, que tem como objeto o exame dos controles operacionais, com a finalidade de promover melhorias nos controles operacionais, para emitir uma Recomendação. Possui menor grau de independência, com responsabilidade profissional, sendo realizada de forma continua.

    Questão mal elaborada...