-
Gabarito D - seja: modo subjuntivo (possibilidade/hipótese).
-
“sem que se viabilize uma alternativa” - sem que tivesse sido viabilizada .
Viabilizar - VTD - pode ir para a voz passiva analítica e sempre respeitando o tempo verbal .
-
Alguém pode me esclarecer esta questão? Tenho muitas dificuldades neste tipo de questão.
-
"sem que se viabilize uma alternativa" verbo viabilizar está na voz passiva sintética conjugado na 3º pessoa do singular do presente do subjuntivo.
na letra (D) a conjugação continuou no mesmo tempo e modo 3º pessoa do singular do presente do subjuntivo ou seja o sentido da frase continuou o mesmo, porém ela está na voz passiva analítica com o verbo auxiliar SER + principal no particípio viabilizar.
Bem, eu consegui chegar à resposta dessa forma. Se alguém puder explicar melhor será muito bom para nós.
Abraços!!
-
A FGV tem mania disso. Pedir forma desenvolvida quando na verdade ela quer que a gente passe da passiva analítica para sintética e vice-versa. Se já está conjugado, não há que se falar em desenvolver... Desenvolvemos quando está no infinitivo, gerúndio ou particípio.
Favor corrigir se eu estiver equivocada.
Espero ter ajudado.
Abs e sorte pra nós, pq com a FGV tem que ter muita sorte, além de estudar. Aff!!!
-
Respondendo questões da FGV todo mundo percebe que eles gostam de cobrar isso.
Acertei a questão aplicando estas dicas que um colega postou em outra questão da FGV:
Orações Reduzidas #
Não apresentam
conjunções;
# Apresento verbos nas formas nominais: Infinitivo (r), Particípio (ado/ido) e Gerúndio (nd);
# Apresentam duas orações.
_________________________________________________________________________________________________________
Orações Desenvolvidas
# Iniciam-se por uma conjunção (geralmente pela conjunção "que");
# Não apresentam verbos nas formas nominais.
_________________________________________________________________________________________________________
Exemplos: Oração Desenvolvida | Oração reduzida >>> Ele prometeu que faria.... <<< >>> Ele prometeu fazeR.... <<<
Or. Subordinada Substantiva Obj. direta DESENVOLVIDA Or. Subord. Substantiva Obj. Direta REDUZIDA
gab: D
-
Bom Dia! até aqui não consegui compreender um comentário que correspondam ao gabrito. Que ficasse totalmente claro.
-
Mônica RJ você está equivocada! A questão pede para assinalar a opção que indica a forma desenvolvida equivalente a essa frase do texto, ou seja, pede na verdade uma reescritura de frase, na qual também seja empregada a forma desenvolvida. Espero que tenha ficado claro.
-
-
Concordo totalmente com a Mônica RJ e o Carlos Tiburcio. A FGV sempre faz o q vcs falaram... E de praxe...
-
Timoteo Sampaio, acredito que a Mônica RJ esteja certa, pois se encontrarmos a forma verbal no particípio, no gerúndio ou no infinitivo, então está frase encontra-se na forma reduzida !
A questão estaria melhor elaborada, se tivesse pedido o desenvolvimento da voz passiva sintética para a voz passiva analítica.
-
Oração Desenvolvida:
1) Verbo no tempo Indicativo ou no tempo Subjuntivo;
2) Inicia-se a oração com um conectivo adequado (conjunção ou pronome relativo), de modo que apenas a forma da frase seja alterada, e não o seu sentido.
http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint45.php
Minha interpretação é...
Frase da Questão: "sem / que (conjunção integrante) se viabilize (verbo no Presente do Subjuntivo) uma alternativa" = Forma Desenvolvida. E a questão pede uma forma equivalente.
a) que (conjunção integrante) fosse (verbo no tempo Pretérito Imperfeito do Subjuntivo)... = Forma Desenvolvida, porém com o sentido da frase original alterado.
b) a (artigo) viabilização (substantivo)...
c) ser (verbo no infinitivo) viabilizada (verbo no particípio)... = Forma reduzida = sem conectivo; verbo na forma nominal
d) que (Conjunção Integrante) seja (verbo no Presente do Subjuntivo) = Forma Desenvolvida, sem alterar o sentido original da frase = Gabarito
e) que (conjunção integrante) tivesse ( verbo no Pretérito Imperfeito do Subjuntivo) = Forma Desenvolvida, porém com o sentido da frase original alterado
-
Para a análise das transposições de uma oração reduzida para uma desenvolvida, tanto uma passiva sintetica para uma analitica, é preciso que se matenha a correlação verbal, ou seja, os verbos têm que manter o mesmo sentido da oração principal.
- Outro ponto importante para essa questão, é saber que a transposição para a forma desenvolvida exige o verbo em sua forma conjungada (pois se estiver em sua forma nominal, é a chamada oração reduzida de infinitivo) e a oração vem iniciada por uma conjunção subordinativa ou pronome relativo. Com isso logo de cara eliminariamos as alternativas B e C.
Após isso, devemos analisar a correlação verbal, que como já citado, é a harmonia de sentido entre o verbo da subordinada e o verbo da oração principal, muitas pessoas se confundem achando que ambos os verbos tenham que estar no mesmo tempo verbal. NÃO! Basta manter o mesmo sentido, e o único que mantém na questão é a alternativa D, pois tanto a A quanto a E trazem uma ideia de algo finalizado.
-
GABARITO D
Oração reduzida = SEM conjunção
Oração desenvolvida = COM conjunção
ex. do trecho do enunciado:
“sem que se viabilize uma alternativa” ----> DESENVOLVIDA (com conjunção)
"sem viabilizar uma alternativa" ----> REDUZIDA (sem conjunção)
bons estudos
-
Eu entendi desta forma:
Nessa questão está pedindo para passar da voz sintética para voz analítica,é o que ocorre em: “vendem-se casas” deve ser entendida como “as casas são vendidas”
Voz passiva sintética : “sem que se viabilize uma alternativa” (pronome pessoal se, na função de partícula apassivadora + forma verbal na 3a pessoa)
Voz passiva analítica: “sem que a alternativa seja viabilizada ou sem que seja viabilizada uma alternativa” (verbo ser + particípio passado do verbo principal)
-
Questão cobra conhecimento de correlação verbal, oração desenvolvida e conversão de passiva sintética para analítica .
Boa questão!