SóProvas


ID
1452748
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A descrição de documentos de arquivo tem como objetivo tornar o acervo acessível e, como produtos, os instrumentos de pesquisa.

Relacione os tipos de instrumentos às respectivas definições.

1. Guia
2. Inventário
3. Catálogo
4. Repertório

( ) Elaborado segundo um critério, incluindo todos os documentos pertencentes a um ou mais fundos, descritos de forma sumária ou pormenorizada.
( ) Informa sobre a totalidade dos fundos existentes no arquivo.
( ) Descreve pormenorizadamente documentos previamente selecionados pertencentes a um ou mais fundos, segundo um critério.
( ) Descreve a composição do fundo ou parte dele, pela enumeração de suas unidades de arquivamento.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    repertório
    Instrumento de pesquisa no qual são descritos pormenorizadamente documentos, pertencentes a um ou mais fundos e/ou coleções, selecionados segundo critérios previamente definidos.  

    inventário
    Instrumento de pesquisa que descreve, sumária ou analiticamente, as unidades de arquivamento de um fundo ou parte dele, cuja apresentação poderá refletir ou não a disposição física dos documentos.

    Catálogo = Instrumento de pesquisa organizado segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma sumária ou analítica

    guia
    Instrumento de pesquisa que oferece informações gerais sobre fundos e coleções existentes em um ou mais arquivos(2).


  • Neste link está bem explicado. http://professordarlan.com.br/arquivos/atualizacoes_TJDFT_final.pdf

  • 1 – Guia: Na família dos instrumentos de pesquisa, o guia é o mais abrangente e o mais “popular”, pois está vazado numa linguagem que pode atingir também o grande público e não especificamente os consu-lentes típicos de um arquivo: historiadores e administradores. O guia de arquivo tem por finalidade propiciar uma visão de conjunto dos serviços de arquivo, de modo a permitir ao pesquisador saber quais são seus recursos, a natureza e o interesse dos fundos que ele abriga, os instrumentos de pesquisa de que dispõe e as fontes complementares. É um instrumento de pesquisa descritivo e feito com espírito prático.

    2 – Inventário: É o instrumento de pesquisa que descreve conjuntos documentais ou partes do fundo. É um instrumento do tipo parcial, trazendo descrição sumária e não analítica, esta própria do catálogo.

    3 – Catálogo: É o instrumento que descreve analiticamente unitariamente as peças documentais de uma série ou mais séries, ou ainda de um conjunto de documentos, respeitada ou não a ordem da classificação.

    4 – Repertório: Também chamado de catálogo seletivo, é um instrumento de pesquisa que traz uma “relação seletiva de documentos pertencentes a um ou mais fundos e no qual cada peça integrante de uma unidade de arquivamento é descrita minuciosamente”.

    5 – Índices: Apontando nomes, lugares ou assuntos em ordem alfabética e remetendo o leitor às respectivas notações de localização, os índices podem ser parte complementar de inventários ou catálogos analíticos, ou ter personalidade própria, indexando diretamente os documentos.

    6 – Edição de fontes: A edição de textos históricos ou fontes documentais compreende a publicação de um instrumento de pesquisa no qual os documentos não recebem resumos indicativos e/ou informativos, como nos anteriormente citados, figurando o texto integral. A forma ideal é a que prevê não só o texto, mas também estudos introdutórios e fontes paralelas.

    Fonte: Bellotto (2004, p. 191-218).


  • GABARITO: Letra A

    Guia: instrumento de pesquisa mais genérico, pois se propõe a informar sobre a totalidade dos fundos existentes no arquivo.

    Inventário: descreve a composição do fundo - ou parte dele, pela enumeração de suas unidades de arquivamento, sumariamente descritas - e ao mesmo tempo prover o arquivo de um instrumento preliminar de busca para cada fundo.

    Catálogo: elaborado segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico, incluindo todos os documentos, pertencentes a um ou mais fundos, descritos de forma sumária ou pormenorizada. 

    Repertório: descreve pormenorizadamente documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos, segundo um critério temático, cronológico, onomático ou geográfico. 

    Fonte: Arquivo: teoria e prática. Marilena Leite Paes, p.127 a 138

  • (3) Elaborado segundo um critério, incluindo todos os documentos pertencentes a um ou mais fundos, descritos de forma sumária ou pormenorizada. - Catálogo
    (1) Informa sobre a totalidade dos fundos existentes no arquivo.- Guia  
    (4) Descreve pormenorizadamente documentos previamente selecionados pertencentes a um ou mais fundos, segundo um critério. - Repertório 
    (2) Descreve a composição do fundo ou parte dele, pela enumeração de suas unidades de arquivamento. - Inventário 

     

    ▪ Catálogo - Criado segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico, descreve unitariamente os documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma resumida ou analítica.

    ▪ Guia - Serve para orientar os usuários no conhecimento e utilização dos fundos integrantes do acervo de um arquivo permanente. É o mais abrangente dos instrumentos de pesquisa, pois utiliza uma linguagem simples, capaz de atingir pessoas com os mais variados interesses. O guia dá ao pesquisador uma visão de conjunto dos serviços arquivísticos. Na hierarquia dos instrumentos de pesquisa, o guia se sobrepõe aos demais, devendo ser o 1º instrumento a ser elaborado, por ser o único genérico e globalizante (considerado geral). Os outros instrumentos são parciais.

    ▪ Repertório (ou catálogo seletivo) - Descreve, detalhadamente, documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos, segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico. No repertório há um juízo de valor, determinando a inclusão ou não de documento específico. Os itens são descritos minuciosamente, cabendo, como apoio, a apresentação de parte desse instrumento pelo critério cronológico.

    ▪ Inventário - As unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas divisões são identificadas e descritas de forma sucinta (sumário) ou pormenorizada (analítico). O inventário descreve a composição do fundo ou parte dele. O sumário é de suma importância e deve ser o 1º instrumento (dos parciais) a ser criado para os fundos dos arquivos públicos e privados. O analítico exige pleno conhecimento do tema a ser descrito.

  • Gabarito A

    Palavras chaves:

    Guia----------->Informar totalidade ou sinônimo;

    Inventario--->Descrição numérica ou sinônimo;

    Repertorio-->Descrição por critério ou sinônimo;

    Catalogo----->Elaborar por critério ou sinônimo.

  • Vamos observar a definição de cada um dos instrumentos de pesquisa:

    Guia - instrumento que descreve a instituição arquivística como um todo, seu funcionamento, bem como informa quais são todos os fundos e acervos mantidos ali
    Inventário - instrumento que descreve os fundos (conjuntos de documentos) ou parte deles, e pode ser sumário (resumido) ou analítico (pormenorizado).
    Catálogo - instrumento que descreve os itens documentais pertencentes a um fundo, ou parte deste, e também pode ser sumário ou analítico.
    Repertório (ou Catálogo Seletivo) - instrumento que descreve itens documentais que pertencem a fundos diferentes, e possuem algum critério em comum (assunto, fato, pessoa, tempo, etc), e somente pode ser analítico.

    Então os conceitos estão corretamente ordenados em 3, 1, 4 e 2.  

    Gabarito do professor: Letra "A"
  • Eu vejo assim pra facilitar: guia é o mais geral. Inventário é como se fosse pra ter um controle do estoque, mostra todos os itens como se fosse uma contagem, um controle.(você faz um inventário pra ter controle de quantidade) Catálogo é como uma revista de perfumes que você vê cada coisa individualmente. Tem o perfume X, o perfume Y, o Z. Já o repertório é mesmo o repertório de cada perfume desse. Se você gostou de um, você o seleciona e lê a parte que diz de que é produzido, qual a origem do aroma.. É uma descrição mais pormenorizada.