SóProvas


ID
1454125
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dois alunos do curso de Administração estavam conversando sobre os aspectos da cultura organizacional da instituição de ensino na qual estudam. O primeiro disse que a cultura organizacional consiste no conjunto de valores e crenças compartilhados entre o nível estratégico da organização e afirmou que os empregados dos demais níveis organizacionais, por estarem em posição de subordinação, não apresentam aspectos culturais para serem compartilhados na empresa. O segundo aluno explicou que a cultura organizacional abrange, além das normas formais, um conjunto de regras implícitas, que vinculam as atitudes tomadas pelos indivíduos na organização e que essa cultura envolve também um conjunto de pressupostos psicossociais.

De acordo com o exposto acima, a análise da conversa entre os dois alunos permite afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Acho que o segundo aluno precisa explicar para o Cespe (façam as questões do TJGO 2015) sobre o Cultura Organizacional. risos

    CHIAVENATO ( Chiavenato, 2012, p. 225.) Cada organização tem sua própria cultura, que denominamos de cultura organizacional ou cultura corporativa e que ela mantém e cultiva. É por essa razão que algumas empresas são conhecidas por algumas peculiaridades próprias. Assim, a cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, que foram estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas e que são compartilhados por todos os membros da organização. A cultura espelha a mentalidade predominante.
  • Raciocínio lógico. Letra D

  • O erro do primeiro foi quando ele afirma que "cultura organizacional consiste no conjunto de valores e crenças compartilhados entre o nível estratégico da organização" pois a mesma abrange todos os níveis da organização, sejam eles estratégico, tático ou operacional. Mesmo aqueles que, equivocadamente, ele afirmou que "por estarem em posição de subordinação, não apresentam aspectos culturais para serem compartilhados na empresa" são englobados pela cultura organizacional.

  • A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.

     

     

    Artefatos: Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorre os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como elas falam, sobre o que conversam, como se comportam, o que são importantes e relevantes para elas. Os artefatos são todas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são exemplos de artefatos.

     

    Valores compartilhados: Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização.

     

    Pressuposições básicas: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nos quais as pessoas acreditam. A cultura prescreve a maneira de fazer as coisas adotadas na organização, muitas vezes através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas.

  • Questão bem fácil.

    Eu particularmente gostei desse estilo de questão.

  • O primeiro aluno viajou legal.