GAB: ERRADO
Complementando!
Fonte: Gustavo Zucolo
A questão trata a respeito da duration modificada de títulos prefixados e pós-fixados.
Primeiramente, vamos conceituar alguns termos:
Duration é o prazo médio no qual o detentor de um título irá recuperar o investimento feito ao adquirir um papel. A duração (tradução literal do termo) permite somar prazos de diferentes fluxos de caixa de um título. Para isso, três fatores são importantes: o prazo restante para resgate do título, o fluxo de pagamento dos cupons e a taxa de remuneração do papel.
Cupom é o pagamento dos juros (sem o principal) em determinada periodicidade (seja anualmente, seja semestralmente, seja mensalmente). Logo, cupom de juros é uma parcela do rendimento do investimento que é paga periodicamente de forma antecipada.
Quando um título paga cupom, o investidor já terá recebido parte de seu rendimento até o vencimento do título. Logo, é lógico pensar que a duration será menor que o vencimento, dado que o investidor terá recebido juros até o vencimento. Por outro lado, um título que não paga cupom tem duration igual ao seu prazo de vencimento, independentemente do nível da taxa de juros. Isso porque, os juros são recebidos apenas no vencimento.
Basicamente o conceito de duration modificada trata a respeito da sensibilidade do preço de um título prefixado em face de mudanças nas taxas de juros. Conhecer a duration modificada do título é importante para saber o risco que o investidor corre em face de alterações de taxa de juros. Portanto, duration modificada, é um indicador de risco para renda fixa.
A duration de um título pós-fixado é um. Isso acontece porque esses títulos não sofrem o risco de mercado, pois a taxa de juros é apropriada diariamente e não sofre influência de um valor de vencimento pré-definido (a exemplo dos títulos prefixados). Logo, um título pós-fixado indexado à taxa de juros básica é “imune” ao risco de mercado.
==========================
Após esses conceitos, vamos entender o enunciado.
O enunciado diz que a duration modificada de uma letra financeira do Tesouro (LFT), com prazo de maturidade superior a uma letra do Tesouro Nacional (LTN), será, necessariamente, maior que a da LTN.
- Primeiramente cabe destacar que ambos títulos não pagam cupons. Logo, suas durations serão iguais aos prazos de vencimentos.
- Em segundo lugar, uma LFT é um título pós-fixado, enquanto a LTN é um título pré-fixado. Logo, a duration da LFT é um, pois não sofrerá risco de mercado, dada sua apropriação diária. Portanto, a LTN terá uma duration maior que a LFT.
A questão está errada, porque o enunciado afirma que a duration modificada da LFT com prazo de maturidade superior, necessariamente, será maior que a da LTN.