SóProvas


ID
1454518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que diz respeito à política monetária e à política fiscal, julgue o item subsequente.

Considere que, em determinado ano, a inflação anual tenha sido de 14%. Nessa situação, de acordo com “a crítica de Lucas”, o crescimento da moeda nominal, a inflação esperada e a inflação efetiva podem ser reduzidas no ano subsequente, sem que haja recessão.

Alternativas
Comentários
  • A crítica de Lucas estabelece que é uma ingenuidade tentar prever os efeitos de uma mudança na política económica inteiramente com base nas relações observadas nos dados históricos, muito especialmente dos dados agregados históricos. Logo, só porque a inflação elevada esteve associada a níveis baixos de desemprego com a política monetária do início do século XX, isso não significa que devamos esperar que uma inflação elevada conduza a um nível reduzido de desemprego qualquer que seja a alternativa política monetária seguida.

  • Perfeito!!!

    A grande “sacada” das expectativas racionais é que sua aplicação permite que haja redução da taxa de inflação SEM sacrifícios!

    Bastaria, para tanto, que os agentes econômicos acreditassem no compromisso do governo em combater a inflação. Nessa situação, um governo com credibilidade poderia influenciar positivamente a expectativa racional dos agentes econômicos, fazendo com que a expectativa de inflação diminua.

    Resposta: C