-
q loucura
-
e) Especialista = adepto de
-
Alguem explica isso ai
-
explica eu não sei só sei que acertei por exclusão ?
a mais correta (E) acertei rs ...foça !
-
TODAS AS PROVAS DA FGV INVENTAM.
-
Pessoal vamos pedir que a questão seja comentada pelo professor do QC. Não adianta só comentar aqui que não entendeu, não acrescenta em nada!
-
Pedir para que os outros peçam para que algum professor comente, acrescenta tanto quanto o meu comentário...
-
Maria Brito, a questão está pedindo a incorreta.
Não sei o motivo da letra E estar errada.
ista
(latim -ista, do grego -istes)
sufixoSufixo formador de .adjetivos e substantivos que exprimem a noção de adepto (ex.: liberalista), ocupação ou ofício (ex.: acordeonista, jornalista), proveniência ou relação (ex.: sulista).
"-ista", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/-ista [consultado em 30-06-2015].
-
RESPOSTA E
A) -ame = coleção,quantidade. É um sufixo que forma substantivos derivados de outros substantivos (vaso)
B) -re = repetição
C) -eza = formam substantivos abstratos derivados de adjetivos (limpo), podem indicar ação, estado, qualidade... Ex.: beleza, riqueza, safadeza.
D) -ico = Sufixo que forma adjetivo derivados de substantivos ( atmosfera), Indicam participação, referência, relação e procedência. Ex.: rústico, quimérico, geométrico ...
E) -ista = Sufixo que forma substantivos ou adjetivos derivados de outros substantivos e outros adjetivos. Indicam simpatizantes ou partidários de doutrinas, escolas, seita, teoria ou princípio artístico, filósofo, político ou religioso. Também indica ocupação, ofício. Ex.: realista, positivista, socialista, especialista, moralista ...
Com consulta a : A gramática para concursos - Fernando Pestana
-
-
Pessoal,
"Ista" também indica adepto de, mas não no caso do exemplo fornecido - especialista, que indica ofício ou ocupação. "Ista" no sentido de adepto de: Homens comunistas (Adeptos do Comunismo)
-
Gente, é simples... A questão está pedindo o errado. No caso, o sufixo - ista, apesar de tb significar - adepto de - , no caso, seu valor semântico indica ocupação, ofício. Por isso, deve ser o gabarito da questão.
-
Tem que está atento a sagacidade da FGV, ela quase sempre está tentando te forçar a um erro quase certo de se cometer com quem não é macaco velho com suas questões.........
-
Gente,- ISTA realmente pode indicar ADEPTO DE, mas ele quer a letra que tenha o VALOR SEMÂNTICO correto
-
questão imbecil
-
COMO ESTUDAR MORFOLOGIA PARA FGV?
-
A letra E é, de fato, a que mais se afasta semânticamente. Notem que é mais lógica do que conhecimento. Especialista não é alguém que seja adepto a algo. Fiquei na dúvida quanto a A, mas comparando semanticamente não há dúvida de que a E está errada.
-
-ME; prefixo de coletivo:
Enxame, Cardume, etc...
-
Doideira.....Esse examinador da FGV fumou alguma coisa estragada.
-
Fui "seco" na letra A. Até pensei "enxame" indicando quantidade, mas não achei que no contexto, em vasilhame, teria esse sentido :/
O problema é que no dia a dia vasilhame é usado como sinônimo de vasilha, recipiente, e não como conjunto de vasos. Fica o aprendizado (que é o melhor!)
FGV ganhou desta vez.
-
"Ista" é sufixo formador de adjetivos e substantivos que exprimem:
- Noção de adepto (ex.: liberalista);
- Ocupação ou ofício (ex.: acordeonista, jornalista);
- Especialista ou estudioso (ex.: ginecologista);
- Proveniência ou relação (ex.: sulista).
-
questão pwefica, gostei hmmemm kksegwe
-
1) Repetição, como em "recarregar" (carregar novamente), "recapitalizar" (tornar a capitalizar), "reler" (voltar a ler), "rever" (ver de novo), "repensar" (pensar novamente), etc.
2) Reforço, como em "revigorar" (aumentar o vigor), "rebuscar" (buscar minuciosamente), "revirar" (virar muitas vezes), etc.
3) Retrocesso, recuo, como em "retornar" (voltar para o ponto de partida), "reiniciar" (voltar ao início), etc.