-
a maioria dos membros da equipe valoriza as relações pessoais, o bom clima organizacional e a cooperação (= necessidade de afiliação, união)
a maioria percebe que seus esforços são menos recompensados que os esforços dos colegas (= percepção de iniquidade, injustiça).
-
A questão abordou a Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland e, de maneira mais discreta, a Teoria da Equidade de Adams.
A Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland diz que os indivíduos tem suas necessidades geradas a partir das experiências de vida. Ele dividiu as necessidades em: de afiliação, de poder e de realização.
Os indivíduos que possuem uma alta necessidade de afiliação desejam ter bons relacionamentos e amizades.
O estudo mostrou que pessoas com alta necessidade de realização são melhor aproveitadas em tarefas mais difíceis, enquanto os indivíduos com alta necessidade de poder são melhores gerentes.
-
o que me deixou em dúvida foi o fato de haver um bom clima organizacional e existir mesmo assim a NECESSIDADE DE AFILIAÇÃO.
-
LETRA E
Teoria das necessidades adquiridas de McClelland
Macete : RAP do MC Clelland
Segundo McClelland existem 3 tipos de motivação:
a) Necessidade de Realização: [...]" Realizar algo difícil. Dominar, manipular ou organizar objetos físicos , seres humanos ou ideias. Fazer isto o mais rápido e independentemente possível. Superar obstáculos e atingir um alto padrão. Exceder a si mesmo.[...];
b) Necessidade de Afiliação: [...] Preferem atividades que envolvam contatos com outras pessoas e investem mais tempo mantendo relações sociais, juntando-se a grupos e querendo ser aceitas. Possuem, portanto, relacionamentos interpessoais próximos e amigáveis.[...];
c) Necessidade de Poder: Refletem o desejo de influenciar, treinar, ensinar ou encorajar os outros a concretizarem suas realizações. É uma necessidade expressa na vontade de controlar ou influenciar direta ou indiretamente outras pessoas, fazendo com que ajam de uma maneira que não fariam naturalmente.[...];
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.
Teoria da Equidade de Stacy Adams
Essa teoria afirma que a equidade, ou seja, a percepção de que o que ganhamos está em linha com o que oferecemos em troca (e em relação aos outros), é um aspecto motivador. Assim, há a noção de que essa relação de justiça teria um impacto significativo na motivação.
Ex: esforços são recompensados da mesma forma que os esforços dos colegas = equidade
Ex: seus esforços são menos recompensados que os esforços dos colegas = iniquidade
-
David McClelland, enfoca três necessidades importantes
que ajudam a explicar a motivação:
• Necessidade de Realização (Competir) – busca da excelência, de
realização com relação a determinados padrões, ímpeto para alcançar
sucesso.
• Necessidade de poder (Exercer influência) – necessidade de fazer que
os outros se comportem de um modo que não o fariam naturalmente.
• Necessidade de afiliação (Relacionar-se)– desejo de relacionamentos
interpessoais próximos e amigáveis.
-
mesma dúvida do colega Joao Vitor...
Só definição das teorias não ajuda a compreender a questão...
Por que Afiliação se já existe um bom clima organizacional?
-
Comentário:
De acordo com a Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland, as necessidades superiores são divididas em 3 (três) categorias: afiliação (quem deseja se relacionar, fazer parte de um grupo, ter boas relações no trabalho, etc), poder (desejo de influenciar pessoas e ter poder de mando) e realização (necessidade de obter sucesso, formular metas desafiadoras, desenvolver-se profissionalmente, etc). Observe a imagem abaixo para relembrar um pouco dessa teoria:
Aproveitando a oportunidade para revisar também a Teoria da Equidade, temos que, ao realizar uma comparação com outros trabalhadores em situação semelhante, está implícita a busca por um tratamento justo, motivando os indivíduos a agirem na direção da equidade, quando há injustiça. Então as seguintes situações podem ocorrer:
a) INIQUIDADE NEGATIVA: As compensações pagas são injustas quando comparadas com outros indivíduos e em relação ao esforço despendido. O trabalhador tende a se esforçar menos ou até sair da organização em busca da equidade. Sentimento de insatisfação;
b) EQUIDADE: A relação retribuição-esforço é justa. Não necessariamente o indivíduo recebe exatamente os mesmo benefícios, mas, se recebe mais, trabalha mais, ou, se recebe menos, trabalha menos. Nesse caso o trabalhador tende a permanecer no estado atual de contribuição à organização;
c) INIQUIDADE POSITIVA: O indivíduo é mais bem compensado do que as pessoas com as quais se comparou. Tende a se motivar mais a aumentar seus esforços na busca pelos objetivos da organização;
Analisando a questão:
· Valorização de relações pessoais e bom clima organizacional:
NECESSIDADES DE AFILIAÇÃO;
·
Além disso, de acordo com a Teoria da Equidade de Adams, o grupo percebe que não possui uma relação esforço-desempenho justa, em comparação com os outros colegas de trabalho. Assim, há iniquidade (ausência de igualdade ou justiça) no trabalho:
PERCEPÇÃO DE EQUIDADE OU IGUALDADE;
Logo, nosso item correto é a letra e).
Gabarito: E
-
Eu aprendi a diferença entre a Percepção de Equidade e Percepção de Iniquidade nessas duas questões no entendimento da FGV:
Q519309 - Percepção de Equidade - percebem que seus esforços são recompensados da mesma forma que os esforços dos colegas.
Q485098 - Percepção de Iniquidade - a maioria percebe que seus esforços são menos recompensados que os esforços dos colegas.