SóProvas


ID
1455775
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2

     Assim que pisa em solo estrangeiro, todo turista logo é descoberto. Suas roupas, seus gestos, e, principalmente, sua fala e sotaque revelam. Só poucos minutos de convivência com os nativos e o estrangeiro é abordado e questionado: “De onde vem? Onde nasceu? O que veio fazer aqui?".
     Essa recepção é tão usual que qualquer curso de línguas inclui em suas primeiras aulas um treino de perguntas e respostas dessa conversa entre estrangeiros chegando a um país e os locais.
     Nós, brasileiros, conhecemos bem esta história. O brasileiro que viaja ao exterior está acostumado a ouvir: “É brasileiro? Gosto muito dos brasileiros! Vejo um brasileiro e lembro do samba, do Carnaval, e do futebol. Que coisa linda!".
    Com orgulho, o brasileiro sorri e confirma: “Sim, sou brasileiro!". E esse diálogo abre as portas lá fora, rendendo diversas perguntas sobre futebol, carnaval e samba, e abrindo chance para bons relacionamentos com os locais.
    Por outro lado, esta mesma conversa no exterior é tão repetida que incomoda muitos de nós. Entre os turistas que se sentem assim, é consenso que a visão do Brasil pelo estrangeiro como o país do Carnaval, samba e futebol é muito pequena (e até ofensiva) para um país grande e diverso.
    O fato é que, agradando ou incomodando, sabemos que a identidade do brasileiro é inevitavelmente ligada a esta trinca. E isto não é tão mau assim. Se os estrangeiros tocam neste assunto é porque pensam em um mar de emoções positivas. Felicidade, descontração, relaxamento, enfim, tudo o que um ser humano sonha de bom para a vida.
     Não é para menos que, ao nos conhecer, muitos se abrem em um grande sorriso, e procuram prolongar ao máximo a conversa com um brasileiro na tentativa de se manter alegres. Nossa identidade é invejada e desejada por qualquer estrangeiro!

                                                                                                              (Comportamento, julho de 2014)

Em muitos casos do texto, o autor prefere a voz passiva à ativa, tornando o sujeito paciente da ação.

Assinale a opção que indica o segmento que não exemplifica a voz passiva.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Única alternativa na qual o sujeito não é paciente, antes agente pois pratica a ação de ouvir.

  • Mas o pronome possessivo "nossa" na E não deixa subentendido se tratar de voz ativa? 

  • Dica: Para identificar a voz passiva nos quatro casos aí presentes você verifica que há ocorrência do verbo ser + outro verbo no particípio (Voz passiva analítica)

  • “Assim que pisa em solo estrangeiro, todo turista logo é descoberto”.  Quem é descoberto ? Resposta: "todo turista" , Quem recebe a ação de ser descoberto ? Resposta: "turista" , O turista está praticando a ação de ser descoberto ou está descobrindo algo ? ou seja ele esta praticando a ação ou recebendo a ação ? Resposta: O turista está recebendo a ação de ao ser descoberto  na língua portuguesa chamamos isso de " Sujeito Paciente ", nas alternativas A,B,D e E a mesma coisa acontece. A única alternativa que  o sujeito pratica a ação é a letra "C"  vamos ver.

    “O brasileiro que viaja ao exterior está acostumado a ouvir”. Vamos descobrir quem é o Sujeito da Oração, fazendo a seguinte pergunta ao verbo " Quem está acostumado a ouvir ?" Resposta: O Brasileiro,  fazemos outra pergunta ao verbo " Quem pratica a ação de viajar ? Resposta: O Brasileiro.  Sendo assim " Voz Ativa " 


    Bons estudo galera, foco e força !

  • Voz passiva: verbo SER + PARTICÍPIO


    c) Verbo ESTAR + PARTICÍPIO

  • Na C o verbo "está" é de ligação e esse tipo de verbo não forma passiva.

  • Na letra C, temos verbo de ligação+adjetivo. Verbo de ligação não aceita voz passiva. Nas outras alternativas temos Ser+particípio: passiva analítica.
    Gabarito letra C.

  • E verbo ser não é de ligação? Não é legal sair dizendo q esse tipo de verbo não forma voz passiva

  • Vozes verbais só tem quando for verbos de ação. Verbos de ligação não tem voz. ;)

  • A) É DESCOBERTO

    B) É ABORDADO

    C) VIAJA/ESTÁ ACOSTUMADO

    D) É LIGADA

    E) É INVEJADA

  • A) É DESCOBERTO

    B) É ABORDADO

    C) VIAJA/ESTÁ ACOSTUMADO

    D) É LIGADA

    E) É INVEJADA

  • Só esqueceram de colocar no texto a corrupção, funk, violência e as bundas. Rsrsrs

    Quanto ao comentário do Matheus Nascimento, concordo plenamente, pois não adianta nada dizer que o verbo de ligação não aceita voz passiva, pois o SER é de ligação mas é usado sempre na voz passiva. Ou seja, não vão por esse raciocínio senão vão ficar perdidos.