SóProvas


ID
1457080
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O crescimento da vida urbana aumentou a visibilidade das mulheres.
Hoje elas estão menos obrigadas a se consagrar exclusivamente à vida doméstica. Hoje as mulheres podem investir numa carreira.
A revolução das comunicações começou com o telefone e prossegue no Facebook.
O Facebook contribuiu para diluir as fronteiras entre o isolamento e a vida social.


As frases isoladas acima compõem um único parágrafo, devidamente pontuado, com clareza e lógica, em:

Alternativas
Comentários
  • Colegas,

    Eu, particularmente, acho este tipo questão muito complicada. Eu faço por eliminação e tento achar o erro nas alternativas. Normalmente, pode haver mais de um erro na alternativa. Vou indicar, aqui, os erros que eu achei. Se eu estiver errado em alguma justificativa, por favor, deixem inbox, para que eu corrija e não prejudique o estudo de outro colega. Valos lá:

    LETRA A - "(...) Para diluir as fronteiras entre o isolamento e a vida social, veio a revolução das comunicações, tendo começado com o telefone e prossegue no Facebook, que CONTRIBUI para esse fato. (...)" O sujeito do verbo "contribuiu" é o "telefone e prossegue no Facebook". Então, deveria ser "contribuiram".

    LETRA B - "(...) Em razão da revolução das comunicações, que começou com o telefone e prossegue no Facebook, O QUAL CONTRIBUIU para diluir as fronteiras entre o isolamento e a vida social.(...)" Novamente, o pronome "o qual" faz referência "o telefone e prossegue no Facebook", já o verbo "contribuiu" tem como sujeito "o telefone e prossegue no Facebook". Dessa forma, a correção adequada seria "os quais" e "contribuiram".

    LETRA C - Colegas, eu acho que há um erro de pontuação e de concordância verbal. Fiquei com dúvida. Se eu estiver errado, me enviem inbox, para que eu edite este comentário. "(...) E ainda a diluição das fronteiras entre o isolamento e a vida social com a revolução das comunicações QUE, tendo começado com o telefone, prossegue no Facebook, CONTRIBUIU para isso. (...)". Vígula deveria vir antes do "que", pois há uma oração subordinada adjetiva explicativa. Novamente, o verbo "contribuiu" deveria concordar com o seu sujeito, devendo assim, ser pluralizado. 

    LETRA D - Resposta correta.

    LETRA E -  "(...) Hoje elas estão menos obrigadas a se CONSAGRAR exclusivamente à vida doméstica; que podem investir numa carreira. (...)"  O sujeito do verbo "consagrar" é o pronome "elas", dessa forma eu entendo que ele veria estar na 3 pessoa do plural, sendo o mais adequado "consagrarem". 

  • Na letra D, não caberia consagrarem também?

  • Pessoal! vamos pedir o comentário do professor em todas as questões? assim melhoraremos nosso conhecimento...beleza?

  • Creio que o "se consagrar" não é o erro pois está igual em todas.

    Devemos analisar a lógica, clareza e pontuação, como diz o próprio enunciado, e não erros de escrita, vejamos:

    a) Creio que o erro esteja em PARA diluir..., pois a revolução das comunicações não veio PARA isso, mas e sim a diluição das fronteiras.. foi uma consequência.

    b) Começa e não terminada a frase com lógica: Em razão da revolução...

    c) Faltou vírgula: E, ainda, a diluição ... Na verdade essa frase está uma bagunça só.

    e) Tinha que ter vírgula e não ponto depois de Facebook.

  • No próprio comando da questão há a frase "Hoje elas estão menos obrigadas a se consagrar exclusivamente à vida doméstica.". Qual a explicação para o verbo estar no singular e não no plural?

  • Os erros que encontrei, foram:

    A) Ênclise no início da frase na palavra "aumentou-se"; ausência de crase em: "se consagrar exclusivamente À vida domestica 

    B) falta de concordância em: " a revolução da comunicações, que começou com o  telefone ...., A qual contribuiu (concorda com REVOLUÇÃO e não com telefone/facebook)

    C) sinal de pontuação errado em ".... exclusivamente à vida doméstica, com o crescimento da vida ...."

    e) sinal de pontuação errado em " ... com o telefone e prossegue no Facebook. Que contribuiu para ...."


  • Não concordo com a letra D, apesar de as outras também estarem erradas, pois vejamos:

    O crescimento da vida urbana aumentou a visibilidade das mulheres, que hoje estão menos obrigadas a se consagrar exclusivamente à vida doméstica, além de poderem investir numa carreira. A revolução das comunicações, que começou com o telefone e prossegue no Facebook, contribuiu para diluir as fronteiras entre o isolamento e a vida social.

    Nesta frase quem contribuiu foi a revolução, e não o facebook. pode até estar bem pontuada, mas não traz clareza e concisão.

    O crescimento da vida urbana aumentou a visibilidade das mulheres.
    Hoje elas estão menos obrigadas a se consagrar exclusivamente à vida doméstica. Hoje as mulheres podem investir numa carreira.
    A revolução das comunicações começou com o telefone e prossegue no Facebook.
    O Facebook contribuiu para diluir as fronteiras entre o isolamento e a vida social. 

    aqui fica claro que quem contribuiu para diluir as fronteiras... foi o facebook, e não a revolução...

  • Pensei a mesma coisa, colega Curso Especialistas. 

  • Entendi dessa forma depois de pensar muito:

    A revolução das comunicações (ele diz que é o telefone e o facebook) contribuiu para diluir as fronteiras.... Ele pegou uma dessas revoluções (facebook) e disse que ela contribuiu para diluir as fronteiras.... Esse detalhe da questão me fez errar a questão, porém, não ficando satisfeito, decidi investigar e encontrei essa resposta. Não sei se está correto, mas me parece coerente.

  • Curso Especialistas, mesmo que a alternativa não esteja de acordo com uma das frases do enunciado, este pede: "devidamente pontuado, com clareza e lógica". Ou seja, a questão pede três requisitos apenas, 

    1°) devidamente pontuado, 

    2°) clareza, 

    3°) lógica;

    logo a questão não pediu um quarto requisito, que na minha opinião seria: 4°) "de acordo com as frases acima". Mas talvez este 4° requisito que citei, se confunda com o 3°. 

    Acho que vi uma explicação assim com a professora Flávia Rita, no vídeo "Correção Prova TRT/MA": https://www.youtube.com/watch?v=ZG3JGEt-b2g

    De acordo com seu ponto de vista, penso que a questão deveria ter sido anulada.

     

    ----

    "Se as coisas parecem impossíveis, não é motivo para não querê-las".

  • O verbo "consagrar" veio no infinitivo pois ele é sucedido da preposição "a". 

  • Os erros são basicamente na sequência lógica. A única alternativa que traz uma sequência lógica de construção do texto proposto na questão é a D. Nenhuma das outras seguem uma sequência lógica e, portanto, não trazem CLAREZA e você não consegue obter a ideia transmitida no texto do enunciado. 

  • Depois de mais de 10 min.... pelo menos acertei!