-
A ideia é alinhar. Vamos ver o que diz a doutrina segundo a obra Administração Geral e Pública (2009):
A APO apresenta as seguintes características:
1. Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e o seu superior.
2. Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição.
3. Interligação entre os vários objetivos departamentais.
4. Ênfase na mensuração e no controle de resultados.
5. Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos.
6. Participação atuante das gerências e dos subordinados.
7. Apoio intensivo do staff.
Vejamos cada uma dessas características da APO.
-
CERTA, COMPLEMENTANDO
Q321739 Prova: CESPE - 2013 - ANS - Analista Administrativo
A organização que utiliza a administração por objetivos terá como resultados uma hierarquia de objetivos que liga objetivos de um nível a outro; pois o método de trabalho funciona simultaneamente de cima para baixo e de baixo para cima.GABARITO: CERTA
-
Basicamente, a APO apresenta as seguintes características
Principais:
1.
Estabelecimento
conjunto de objetivos entre o executivo e o seu superior: Visão de
resultado esperado, baseado nas premissas corporativas.
2.
Estabelecimento
de objetivos para cada departamento: Baseado no grau de envolvimento/participação
nos objetivos..
3.
Interligação
dos objetivos departamentais. (visão de conjunto): mesmo quando os objetivos
não se apóiam nos mesmos princípios básicos. Formar uma visão de conjunto.
4.
Elaboração
de planos táticos e de planos operacionais, com ênfase na mensuração e no
controle: Comparação com os resultados planejados, portanto somente os resultados que podem ser
mensurados podem ser aplicados a “APO”.
5.
Contínua
avaliação, revisão e reciclagem dos planos: Visa à correção de rumo caso
necessário para alcançar o resultado esperado.
6.
Participação
atuante dos gestores: Assumir e envolver-se com os objetivos.
7.
Apoio
intenso do staff durante os primeiros períodos: Requer apoio intenso até
que os planos sejam alavancados.
Prof. José Alexandre Fernandes Locci
http://www.aurelio.pro.br/qualidade/TGA-parte2.pdf
-
GABARITO CERTO
A adminstração por objetivos (APO) se trata de um procedimento desenvolvido para a aplicação da prática do processo de planejar, organizar, controlar e o ponto de partida é a definição dos objetivos e metas. Visa relacionar as metas organizacionais com o desempenho e desenvolvimento individual, ou seja, envolvimento de todos. É um processo participativo.(Peter Drucker)
-
"mesmo que vários desses objetivos estejam apoiados em princípios básicos diferentes entre si."? Alguém conhece uma literatura que sustente isso?
Buscar interligar os objetivos departamentais faz parte dos objetivos da APO, mas a frase acima passa a ideia de que se deve interligar a qualquer preço e isso parece contra-producente.
-
Rodrigo, deve fazer parte daquelas frases esotericas que o examinador poe na questao e que não há autoridade que possa valida-la ou invalida-la. Concurso exige um pouco de sorte. Eu marquei a questão errada por isso. Imaginei o seguinte cenário: um departamento que tem como principio o nazismo (e ninguem sabia na empresa), não dá pra integrar uma aberração dessa, ele deve ser dissolvido e criado um novo departamento. Exagerei pra deixar a questão clara. Posso estar errado caso alguma teoria descreva textualmente como postado na questão.
-
Cespe sendo Cespe....
Não há na literatura especializada nenhuma citação que sustente esta aberração dita nessa questão.
Esta questão está ERRADA, mas o Cespe insiste em dizer que está correta.
Quero ver quem sustenta essa afirmação: "Um gestor que se utiliza da administração por objetivos deve fixar as metas organizacionais em conjunto com seus subordinados..."
-
Giovana, é aí que se engana.
CHIAVENATO, Idalberto. Adminstração Geral e Pública - Provas e Concursos. Editora Manole, 3a Edição, 2012.
Pag. 31:
1 - Gerentes e subordinados se reúnem, discutem, negociam e em conjunto formulam os objetivos de desempenho para o subordinado. Objetivos, metas e resultados são negociados entre eles. A formulação dos objetivos é concensual e participativa.
Pronto!
Bons estudos!
-
caracteristicas da APO:
1-
2-
3-Interligação entre os vários objetivos departamentais;
Os objetivos dos vários departamentos ou gerentes envolvidos devem ser estreitamente correlacionados.Essa ligação deve envolver objetivos comerciais com objetivos de produção ,ou objetivos de um nível com os objetivos dos níveis superiores e inferiores.
4-
5-
6-
7-
(Chiavenato-serie provas e concursos)
-
todo mundo copia e cola frases de livros que reiteram que o estabelecimento de objetivos é conjunto. Isso qq pdf trás, agora quem consegue uma bibliografia que diga que isso ocorre mesmo que o objetivos "stejam apoiados em princípios básicos diferentes ". Eu fiquei em dúvida na questão por causa dessa última frase. Alguém pode esclarecer? Tô com o livro do Chiavenato na mão e ele nao fala nada sobre isso.
-
Bom dia , gente em relação aos princípios básicos, pensei o seguinte. Os objetivos e metas da organização devem está em equilíbrio, porém nem todo departamento vai possuir os mesmos princípios, devido a "n" fatores, ou memso a natureza para qual o departamento foi criado. Logo, mesmo não havendo os mesmos princípios básicos , faz parte do processo organizacional elaborar estratégias para interligar os departamentos, usando essa variedade de uma forma positiva para o crescimento da empresa. Espero ter ajudado.
-
Interligação dos objetivos departamentais. (visão de conjunto): mesmo quando os objetivos não se apóiam nos mesmos princípios básicos. Formar uma visão de conjunto.
-
-
CARACTERÍSTICAS DA ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS - APO
- ESTABELECIMENTO CONJUNTO DE OBJETIVOS ENTRE O GERENTE E SEU SUPERIOR.
- ESTABELECIMENTO DE OBJETIVOS PARA CADA DEPARTAMENTO OU POSIÇÃO.
- INTERLIGAÇÃO ENTRE VÁRIOS OBJETIVOS DEPARTAMENTAIS, OU SEJA, INTERDEPENDÊNCIA DOS OBJETIVOS.
- ÊNFASE NA MENSURAÇÃO E NO CONTROLE DE RESULTADOS.
- CONTÍNUA AVALIAÇÃO, REVISÃO E RECICLAGEM DOS PLANOS.
- PARTICIPAÇÃO ATUANTE DAS GERÊNCIAS E DOS SUBORDINADOS.
- APOIO INTENSIVO DO STAFF.
A APO É UM MÉTODO NO QUAL AS METAS SÃO DEFINIDAS EM CONJUNTO PELO GERENTE E SEUS SUBORDINADOS, AS RESPONSABILIDADES SÃO ESPECIFICADAS PARA CADA UM EM FUNÇÃO DOS RESULTADOS ESPERADOS, QUE PASSAM A CONSTITUIR OS INDICADORES OU PADÕES DE DESEMPENHO SOB OS QUAIS AMBOS SERÃO AVALIADOS. OU SEJA, ANALISANDO O RESULTADO FINAL, O DESEMPENHO DE GERENTE E DO SUBORDINADO PODEM SER OBJETIVAMENTE AVALIADOS E OS RESULTADOS ALCANÇADOS SÃO COMPARADOS COM OS RESULTADOS ESPERADOS.
GABARITO CERETO
-
É a pegadinha realmente é a última parte do enunciado, é algo que a primeira vista dá impressão que contradiz o que foi afirmado na primeira parte, mas é só uma questão de se raciocinar pelo seguinte ângulo: nem todos os departamentos tem os mesmos objetivos necessariamente, a grosso modo sabemos que todos devem contribuir em busca do mesmo objetivo que é o sucesso da organização, porém cada departamento deve cuidar de um objetivo (que é uma parte de um todo), Por exemplo RH, tem objetivo de cuidar em oferecer o melhor em relação a parte humana, já a contabilidade deve contribuir com a precisão dos dados contábeis e assim sucessivamente, muitas vezes alguns desse setores podem vislumbrar algo que não cai como luva em outro mas, para o bem da organização eles devem encontrar um equilibrio. Esse foi a minha forma de raciocinar para entender e acertar essa questão. Caso encontre algum erro me perdoem pois não sou especialista no assunto. Espero ter contribuido aos que tiveram dúvida em relação ao gabarito que está : CERTO.
-
Se a questão falasse que o gestor fixa os objetivos para os seus subordinados, estaria incorreta. Uma palavra sutil que é ''CONJUNTO'' torna a questão certa.
-
Já vi algumas questões da CESPE que cobravam sobre a APO e a APPO, gerando alguma confusão entre os conceitos, inclusive para mim!
Vou tentar organizar os conceitos um pouco aqui, mas se eu estiver equivocada, é só me dizerem! ;)
A APO é a ADMINISTRAÇÃO por objetivos: é da Teoria Neoclássica da administração, origem em 1954, com a publicação do livro de Peter Drucker sobre Administração por objetivos, sendo considerado o pai da APO.
Embora tenha um passado autocrático, a APO funciona hoje como uma abordagem amigável, democrática e participativa. Ela serve de base para os novos esquemas de avaliação de desempenho humano, remuneração flexível e, sobretudo, para a compatibilização entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais das pessoas.
Então, são características da APO:
1. Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e o seu superior
2. Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição
3. Interligação entre os vários objetivos departamentais
4. Ênfase na mensuração e no controle de resultados
5. Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos
6. Participação atuante das gerências e dos subordinados
7. Apoio intensivo do staff
(fonte: Livro de Chiavenatto, pgs 29 e 30)
Já a AVALIAÇÃO Participativa por Objetivos, como o próprio nome já diz: é um processo de avaliação de objetivos - um recurso -, o qual também é feito com a participação dos subordinados, mas não é a base teórica de uma das abordagens da administração, como a APO é.
O que é um APPO?
A Avaliação Participativa de Objetivos é um recurso capaz de promover um relacionamento mais significativo entre os funcionários e gestores com ênfase na participação de todos os indivíduos. Diferente do modelo APO, esse novo tipo de avaliação é mais democrático e não apresenta restrições para que todos os colaboradores possam contribuir para um bom sistema administrativo da organização.
A princípio, o APPO apresenta uma característica menos centralizada e inflexível. Isso porque a Avaliação Participativa de Objetivos se encarrega em motivar todos os colaboradores de qualquer esfera de trabalho e a estimular negociações de recursos para um determinado fim.
Passos de um APPO - seis etapas:
1. Determinação de objetivos consensuais;
2. Comprometimento de todos os colaboradores para atingir os objetivos traçados;
3. Negociação direta com gestores sobre a moderação dos recursos e estratégias necessários para alcançar os objetivos, sejam materiais, equipamentos, treinamento de pessoal;
4. Escolha a ação de desempenho;
5. Monitoria e mensuração de resultados parciais em comparação com os objetivos traçados;
6. Retroação contínua (saber realizar autoavaliação e intervir com ações caso o trabalho não esteja dando certo).
fonte: http://www.mundocarreira.com.br/gestao-de-pessoas/principais-vantagens-da-avaliacao-participativa-por-objetivos/
-
Achei estranho essa parte: mesmo que vários desses objetivos estejam apoiados em princípios básicos diferentes entre si.
-
A administração por objetivos, ou APO, é um processo participativo de planejamento e avaliação por onde ocorre a descentralização das decisões e a definição de objetivos de forma conjunta para que a organização defina suas prioridades e consiga alcançar os resultados desejados.
-
No livro do Chiavenato ele fala que a APO se fundamento no planejamento estratégico e nos planos táticos. Então, não entendo como essa questão pode estar certa afirmando que pode haver objetivos que se apoiam em princípios básicos diferentes