SóProvas


ID
1457533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o próximo item, referentes a administração geral e pública.

Uma das vantagens trazidas pelo emprego do balanced scorecard é a possibilidade de se alinharem os objetivos individuais com os objetivos estratégicos da organização.

Alternativas
Comentários
  • Correto. O BSC é um método de administração focado no equilíbrio organizacional e se baseia em quatro perspectivas básicas, a saber:
    Finanças. Para analisar o negócio do ponto de vista financeiro. Envolve os indicadores e medidas financeiras e contábeis que permitem avaliar o comportamento da organização frente a itens como lucratividade, retomo sobre investimentos, valor agregado ao patrimônio e outros indicadores que a organização adote como relevantes para seu negócio.

    Clientes. Para analisar o negócio do ponto de vista dos clientes. Inclui indicadores e medidas como satisfação, participação no mercado, tendências, retenção de clientes e aquisição de clientes potenciais, bem como valor agregado aos produtos/serviços, posicionamento no mercado, nível de serviços agregados à comunidade pelos quais os clientes indiretamente contribuem
    etc.

    Processos internos. Para analisar o negócio do ponto de vista intemo da organização. Inclui indicadores que garantam a qualidade intrínseca aos produtos e processos, a inovação, a criatividade, a capacidade de produção, o alinhamento
    com as demandas, a logística e a otimização dos fluxos, assim como a qualidade das informações, da comunicação intema e das interfaces.

    Aprendizagem/crescimento organizacional. Para analisar o negócio do ponto de vista daquilo que é básico para alcançar o futuro com sucesso. Considera as pessoas em termos de capacidades, competências, motivação, empowerment, alinhamento
    e estrutura organizacional em termos de investimentos no seu futuro.  Essa perspectiva garante a solidez e constitui o valor fundamental para as organizações de futuro


    Fonte: Administração Geral e Pública (2009: CHIAVENATO)

  • CERTA, COMPLEMENTANDO

    Conforme Kaplan e Norton (1997), além de servirem para articular a estratégia daempresa, os indicadores do BSC são utilizados, também, para comunicar a estratégia a toda aorganização e para ajudar a alinhar iniciativas individuais, organizacionais einterdepartamentais, visando alcançar uma meta comum. Sendo assim, o BSC contribui para oalinhamento de toda a organização com suas estratégias. 

    http://www.congressocfc.org.br/hotsite/trabalhos_1/276.pdf

  • Correta

    "Constitui alternativa para avaliar o alcance de metas e resultados dos empregados em relação a perspectivas diferenciadas do desempenho organizacional."


    Andréia Ribas/Cassiano Ramalho - 2014

  • O BSC cria um contexto para que as decisões relacionadas às operações cotidianas possam ser alinhadas com a estratégia e a visão organizacional, permitindo divulgá-las e promover o consenso e o espírito de equipe, integrando as partes da organização e criando meios para envolver todos os programas do negócio, catalisar esforços e motivas as pessoas.

    Fonte: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública 3ªEd.

    GAB CERTO

  • BSC  pode  medir  inclusive  a  contribuição  individual  de  cada funcionário da organização.  Segundo  Kaplan  e  Norton,  as  empresas  têm  utilizado  o Balanced Scorecard  para  “alinhar  os  objetivos  individuais  e  da  unidade  com  a  estratégia  adotada  pela empresa

    Fonte: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública 3ªEd.

  • Aprendizagem/Crescimento Organizacional:


    Para analisar o negócio do ponto de vista daquilo que é básico para alcançar o futuro com sucesso. Considera as pessoas em termos de capacidade, competências, motivação, empowerment, alinhamento e estrutura organizacional com fins de investimentos em seu futuro.


    Chiavenatto.

  • CORRETO


     O BSC é um método de administração com quatro perspectivas básicas:


    Finanças. Para analisar o negócio do ponto de vista financeiro, como lucratividade, retomo sobre investimentos.

    Clientes. Para analisar o negócio do ponto de vista dos clientes, como satisfação, participação no mercado, tendências, retenção de clientes e aquisição de clientes potenciais.

    Processos internos. Para analisar o negócio do ponto de vista intemo da organização, como a inovação, a criatividade, a capacidade de produção. 

    Aprendizagem/crescimento organizacional. Para analisar o negócio do ponto de para alcançar o futuro com sucesso. Considera as pessoas em termos de capacidades, competências, motivação e estrutura organizacional em termos de investimentos no seu futuro.  Essa perspectiva garante a solidez e constitui o valor fundamental para as organizações de futuro.


  • Normalmente quando a CESPE utiliza dos artifícios "Um dos" "Dentre os", ou seja, abre o "leque" da questão e compreendendo outras opções, a questão está certa.

  • "Alinhar com os" é muito diferente de "alinhar aos", individuais submetem-se sempre às estratégias portanto' alinhá-los' ao seria o correto.

  • O item está CERTO.

    O BSC é uma ferramenta gerencial, mas para os colaboradores da organização é um sistema que traduz a estratégia de uma empresa. Assim, fruto dessa integração de estratégias de um plano maior para um plano menor, a aplicação do BSC revela que as organizações utilizam essa ferramenta não apenas como um instrumento de medida do desempenho organizacional, mas também como ferramenta de gestão, ajudando a estabelecer metas individuais e de equipes, remuneração, alocação de recursos, planejamento, orçamento, feedback e aprendizagem estratégica. Em suma, eu como colaborador começo a perceber que as minhas estratégias individuais podem e devem estar alinhadas às estratégias de negócios da organização em que trabalho.

    Prof°Adriel Sá

  • O BSC CRIA UM CONTEXTO PARA QUE AS DECISÕES RELACIONADAS ÀS OPERAÇÕES COTIDIANAS POSSAM SER ALINHADAS COM A ESTRATÉGIA E A VISÃO ORGANIZACIONAL. LEMBRANDO QUE O BSC É UM SISTEMA FOCADO NO COMPORTAMENTO E NÃO NO CONTROLE.

     


    PRINCIPIOS DO BSC:


         - TRADUZIR A ESTRATÉGIA EM TERMOS OPERACIONAIS.
         - ALINHAR A ORGANIZAÇÃO À ESTRATÉGIA.
         - TRANSFORMAR A ESTRATÉGIA EM UMA ATIVIDADE DO DIA A DIA DE TODOS.
         - ESTRATÉGIA É UM PROCESSO CONTINUO.
         - MOBILIZAR AS MUDANÇAS ATRAVÉS DA LIDERANÇA EXECUTIVA.

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Português de Portugal: 

     

    Para Barnard, os objetivos individuais devem dar o seu contributo  para a definição dos objectivos organizacionais.

     

    Segundo ainda Chiavenato, a motivação é o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionados pela capacidade de satisfazer algumas necessidades individuais. Neste sentido defende o mesmo autor que o alinhamento entre os objetivos individuais e os objetivos organizacionais predispõem os sujeitos a exercer elevados níveis de esforço para atender aos interesses organizacionais e, simultaneamente, atender aos seus próprios interesses.

     

    Decoene e Bruggeman verificaram a relação entre o alinhamento estratégico e a motivação, através do Balanced Scorecard, em gestores intermédios. Como premissa principal, chegou-se à conclusão que o alinhamento estratégico aumenta a motivação. Os mesmos autores concluíram ainda que aliando o alinhamento estratégico e as recompensas baseadas no Balanced Scorecard se obtêm níveis mais elevados de motivação extrínseca.

     

    Orebaugh investigou as relações entre a motivação no trabalho, a estratégia organizacional e o alinhamento dos colaboradores com a organização. Os resultados encontrados demonstraram:

     

    - A motivação intrínseca tem uma relação positiva com o alinhamento dos colaboradores e com os objetivos organizacionais;

     

    - A motivação extrínseca tem uma relação negativa com o alinhamento dos colaboradores e com os objetivos organizacionais;

     

    - O alinhamento dos colaboradores com os objetivos organizacionais tem uma relação positiva com ações congruentes com o alcance dos objetivos organizacionais.

     

    Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/alexandre-real/detalhe/objetivos_organizacionais

  • Cuidado para não confundir objetivos INDIVIDUAIS com PESSOAIS.

  • São 4 as perspectivas em que o BSC se baseia:
    * Perspectiva Financeira;
    * Perspectiva dos Clientes;
    * Perspectiva de Processos Internos;
    * e Perspectiva do Aprendizado e do Conhecimento.

    O alinhamento mencionado pela questão se dá pela perspectiva do Aprendizado e do Crescimento através da capacitação dos funcionários para desafios futuros, bem como a consciência de que as pessoas são as principais variáveis.

  • Certo

    O BSC possibilita o alinhamento das ações individuais na organização à estratégia organizacional.

    Os objetivos individuais estarão relacionados com os objetivos da organização como um todo em seu processo estratégico.

  • O BSC possbilita o alinhamento estratégico com o alinhamento individual sim

  • Depois de fazer mais de 10 mil quetões, percebo que não é possível guardar tantos conceitos na memoria por isso é preciso usar um poco de racicinio lógico. Ora se uma das perspectivas do BSC é o crescimento e aprendizado, logicamente isso inclui conhecimento individual e culmina no crescimento da empresa.

  • Quando eu penso que tá errado, tá certo; quando eu penso que tá certo, tá errado. Só Jesus salva! 

  • Gab: CERTO

    Bom... se um dos objetivos da organização é manter o alinhamento entre seus objetivos e comportamentos "casados" com os objetivos e comportamentos dos indivíduos, então é correto afirmar que, por meio do uso do BSC, ambos os objetivos serão considerados/ atingidos.

    Tenho sempre em mente que quando o Cespe utiliza o BSC, na maioria das vezes ele considera sua aplicação perfeita para a organização. Então, se pode melhorar ou medir algo com mais eficácia, pode usar.

    Erros, mandem mensagem :)