-
Alguém precisa avisar para os examinadores que redações truncadas acabam com a vida do concursando. O trecho "o que o ocupante do cargo sabe verdadeiramente fazer" suscita uma dúvida escabrosa. Tem que ver isso aí.
RIBAS (2013): Descrever um cargo significa relacionar o que o ocupante faz, como faz, sob quais condições faz e por que faz. A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. Ela define o que o ocupante faz, quando faz, como faz, onde faz e por que faz.
A descrição do cargo relaciona de maneira breve as tarefas, os deveres e as responsabilidades do cargo.
Questão de Concurso
(Cespe/TJ-AL/Analista Judiciário/2012 – Adaptada) A descrição de cargo é um processo de enumeração de tarefas ou atribuições que compõem o cargo; assim, permite a diferenciação entre os cargos existentes na organização.
Gabarito: certo. Na descrição de cargo, os dados sobre o cargo são levantados.
Peraí, mas se "oque o ocupante do cargo sabe verdadeiramente fazer" tem relação com a descrição???
-
nao seria analise de cargo?
-
Questão maliciosa....
Descrição : O que vai fazer!
Análise: O que tem que ter!
Mas de fato na descrição; ele vai fazer sem saber "verdadeiramente fazer"!!!?... Que viagem!!!!!!!!!
-
Doutrina Cespe. Ainda perdi meu tempo fazendo recurso contra o gabarito dessa questão.
-
Gente, sempre sigo o entendimento de que na descrição de cargos o enfoque está no CARGO e na análise de cargos o enfoque está no OCUPANTE do cargo. Sempre deu certo...
-
O gabarito é contestável, não pelo seu Português, mas pela definição doutrinária dos conceitos apresentados. Quando se fala em Requisitos exigidos, fala-se em Análise.
Estaria correta a assertiva, se escrita da seguinte forma: A descrição dos cargos de uma empresa deve enfocar o conteúdo dos cargos e deixar de lado o que o ocupante do cargo sabe verdadeiramente fazer.
Veja o que nos ensina a professora Andreia Ribas:
Embora sejam intimamente relacionadas, a diferença é que, enquanto a descrição de cargos focaliza o conteúdo do cargo (o que o ocupante faz, quando faz, como faz e por que faz), a análise de cargos procura determinar os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito.
-
Descrição de cargos foco total no cargo !
-
Gabarito: CERTO
----Para as pessoas com acesso limitado.----
-
mas não é na analise e especificação do cargo se verifica a exigência dos cargos? na descrição é o que vai fazer e na analise o que precisa ter... estou errado? viajei nesse questão...mudaram os conceitos?
-
A descrição dos cargos de uma empresa deve enfocar os requisitos exigidos pelos cargos e deixar de lado o que o ocupante do cargo sabe verdadeiramente fazer. CORRETA
Embora eu tenha acertado, concordo com os colegas que a redação está péssima. Para mim, "requisito exigido pelo cargo"é o mesmo que "requisitos que o cargo impõe" a quem irá ocupar. A questão não deixa claro. Os requisitos exigidos pelo cargo é o que você precisa ter, saber, para poder ocupar aquele cargo, logo, seria análise de cargo.
Eu acertei a questão com o seguinte mantra que eu mesma inventei, sozinha, sem ajuda de ninguém kkkkkkkk
Primeiro passo: leia a questão com maldade no coração.
Segundo passo: leia novamente a questão sem maldade no coração.
Ponha as duas análises na balança e pondere.
_____________
Descrição: enumera as tarefas, atribuições e responsabilidades que compõem um cargo (o que faz), a periodicidade da execução (quando faz), os métodos empregados para execução (como faz), os objetivos do cargo (por que faz).
Análise: consiste em definir os requisitos que o cargo impõe a seu ocupante, baseados nos requisitos mentais, físicos, responsabilidades envolvidas e condições de trabalho.
Fonte: Gestão de Pessoas para concursos - Andréia Ribas e Cassiano Salim, pág. 97.
-
certo,pois a descrição é um retrato simplificado da atividade em si,
a analise do cargo esta relacionada ao perfil do candidato,simplificando , CONHECIMENTO ;HABILIDADES;E CAPACIDADE
-
resumão pra não esquecer
desenho do cargo: ocorre antes do cargo existir -- inclui: conteúdo, métodos e processos de trabalho, responsabilidade e autoridade
descrição do cargo: após a construção do desenho desse cargo (quais atribuições, onde vai estar no organograma e tal) faz um DETALHAMENTO das atribuições ou tarefas
análise do cargo: os requisitos exigidos para executar as atribuições do cargo - determinação do perfil do ocupante do cargo...
-
Descrição de Cargos: descrever um cargo significa relacionar o que o ocupante faz, como ele faz, sob quais condições ele faz e por que ele faz. A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. O formato comum de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. Ela é narrativa e expositiva e se preocupa com os aspectos intrínsecos do cargo, isto é, com o seu conteúdo.
Análise de Cargos: Esta aborda os aspectos extrínsecos do cargo, isto é, quais os requisitos o ocupante deve possuir para desempenhar o cargo. Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimento, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise é feita a partir da descrição do cargo.
-
Deveria ser errada a questão passivel de comentário de um professor.
-
questão ABSURDAMENTE correta.
-
A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. O formato de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. A descrição do cargo relaciona de maneira breve as tarefas, deveres e as responsabilidades do cargo.
http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?rh=Descricao-De-Cargo&idc_cad=e7m3hs6h9
-
Gabarito completamente errado, uma vez que é a análise do cargo que dispõe acerca dos requisitos físicos e mentais exigidos pelo cargo. Na verdade, a descrição preocupa-se com a enumeração das tarefas, atribuições e responsabilidades que compõem um cargo, conforme nos ensinam Andréia Ribas e Cassiano Salim.
O livro Gestão de Pessoas para Concursos, 2ª edição, p.97/98 (Andréia Ribas e Cassiano Salim) dispõe que " a análise de cargos preocupa-se com as especificações do cargo em relação ao ocupante que deverá preenchê-lo, analisando os seguintes fatores, segundo Chiavenato:
Requisitos mentais:
-Instrução necessária
- Experiência anterior
- Iniciativa
- Aptidões
Requisitos físicos
-Esforço físico
-Concentração visual ou mental
-Destrezas ou habilidades
-Compleição física"
Ademais, para ratificar a presente conclusão, seguem questões do próprio CESPE:
Q357966 Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: TRT - 17ª Região (ES) Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa
A análise do cargo, tendo como subsídio informações como pesquisa salarial e avaliação de desempenho do ocupante do cargo, possibilitará à organização a obtenção de informações acerca dos requisitos intelectuais e físicos necessários ao colaborador para o desempenho adequado do cargo
Gabarito: CERTO
Q326349 Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: MI Prova: Administrador
Descrever um cargo significa relacionar o que o seu ocupante faz, a maneira como faz, sob quais condições e por que faz. Analisar cargos significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para desempenhá-lo.
Gabarito: CERTO
Q280058 Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: ANAC Prova: Técnico Administrativo
A descrição do cargo corresponde ao relato dos requisitos, das responsabilidades e dos incômodos impostos aos ocupantes desse cargo.
Gabarito: ERRADO
-
Fico impressionado quando o CESPE tenta inovar tudo que existe ou deixa de lado os conceitos mais aceitos. Qual motivo disso tudo?
A pessoa estuda, lê vários livros e materias para, na hora da prova, vir a banca e ter um entendimento totalmente equivocado e não mudar o gabarito?
-
questão : certa
-
Amigos, parto do pressuposto que a questão - quando mencionou requisitos que o cargo exige do colaborador - refere-se a requisitos internos ( conteúdo do cargo propriamente dito: tarefas, responsabilidade, atribuições). Em contrapartida, os requisitos externos caracterizam por ser físicos, mentais, ou o verdadeiro CHA.
-
Nesta parte da questão: "que o ocupante do cargo sabe verdadeiramente fazer ", o CESPE foi muito capcioso, podendo levar os mais desatentos ao erro, uma vez que o saber fazer consiste nas Habilidades ( sendo parte do CHA). No entanto, a descrição determina o que o colaborador faz ( conteúdo do cargo), como faz ( procedimento, processo), em quais condições ( ambiente propício ou não), por que faz ( razão).
-
A descrição do cargo relaciona de maneira breve as tarefas, os deveres e as responsabilidades do cargo (RIBAS, P. 107, 2015)
Portanto, podemos inferir que na descrição do cargo não se leva em consideração o que o ocupante do cargo sabe verdadeiramente fazer!
-
requisitos exigidos pelos cargos
Certo
-
A descrição dos cargos de uma empresa deve enfocar os requisitos exigidos pelos cargos? Não errado, a descrição deve focar no que o cargo é , seu conjunto de tarefas. Na análise do cargo é que deve focar os requisitos exigidos pelos cargos. A questão acerta quando fala que na descrição pode se deixar de lado o que o ocupante do cargo sabe verdadeiramente fazer. Eu entendi o que banca quis fazer pra confundir o canditado, mas Cespe não deu certo. Estaria correta se enfocar fosse o contrário de focar, mas não é , são sinonimos.
-
GABARITO: CERTO
A descrição de cargos é um mero detalhamento das atividades a serem desempenhadas para determinado cargo, ou seja, irá rotular o que se deve fazer. A ANÁLISE DE CARGOS que está preocupada com o que o ocupante do cargo realmente sabe, pois ela visa apontar as competências exigidas para a adequada atuação do profissional.
-
-
Maneira bem objetiva de você distinguir Descrição de Análise de Cargos.
Lembre-se de que ANAL é sinônimo de CU. Usando um ou outro no banheiro, você sempre tem que dar DESCARGA.
ANALíse de Cargos = oCUpante;
DEScrição de Cargos = CARGO.
-
Questão absurda! E a professora ainda inverteu os conceitos. Sei não viu.....
-
Creio que há 2 erros:
"A descrição dos cargos de uma empresa deve enfocar os requisitos exigidos pelos cargos" = isso me parece mais relacionado ao DESENHO DE CARGOS.
"e deixar de lado o que o ocupante do cargo sabe verdadeiramente fazer" = se a descrição deve ser a relação das atividades e habilidades que o ocupante do cargo executará, como é que vamos ignorar o que ele sabe verdadeiramente fazer???
Como sempre, questões subjetivas cujo gabarito serve ao bel-prazer do CESPE.
-
Descrição de cargos, refere-se somente a cargo. Quando o analista está descrevendo o cargo, ele tá preocupado em saber somente quais são as tarefas que o ocupante tem que fazer, como vão ser feitas essas tarefas, sob quais condições essas tarefas vão ser feitas e por que ele realiza essas tarefas. FOCO TOTAL NO CARGO.
Se o funcionário foi alocado em um setor a qual ele não possui capacidade para trabalhar, isso não é problema do cara que descreveu o cargo.
-
Convenhamos: requisitos do cargo não é o mesmo que conteúdo desse. "Quais são os requisitos pra ser jogador de futebol?" Isso é uma coisa. "No que consiste a atividade de se jogar futebol?" Aí são outros 500...
-
O que entendi dessa questão é, considere o conceito de descrição, sendo um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo, não precisando necessariamente da análise do cargo, do perfil do ocupante. DIgamos... assim a levei.
Ou seja, descrição = aspectos intrínsecos ao cargo
análise = aspectos extrínsecos ao cargo (ocupante).
GAB CERTO
-
O Cespe andando cagando nessas quetões de gestão de pessoas, conceitos trocados, errôneos e sem fundamentos.
É a segunda questão que ele traz requisitos como parte da descrição.
É pedir para Deus ajudar na hora da prova.
-
Engraçado, fui seguir o raciocínio da Professora do Qconcursos ( a que comenta essa questão ), e errei as demais questões da cespe sobre esse mesmo assunto. O negócio é ignorar que essa questão existe e seguir o padrão
-
“Assim, a análise de cargos se preocupa com as especificações cargo em relação ao ocupante que devera preenche-lo.
“A verificação de requisitos físicos e mentais, das responsabilidades envolvidas no desempenho do trabalho e das condições de trabalho é realizada na fase de análise de cargos.”
Galera , vocês estão justificando o INJUSTIFICÁVEL. Listar requisitos para executar o cargo é ANÁLISE DE CARGOS.
Tanto que temos na doutrina aquele lance dos 4 requisitos/fatores envolvidos na ANÁLISE DE CARGOS:
> Requisitos físicos / mentais / responsabilidades / condições do trabalho
Veja que a própria banca já cobrou isso:
Q677743 Fatores relativos a habilidade ou destreza e concentração visual são requisitos mentais especificados na ANÁLISE DE CARGOS.
Sinceramente , o que o CESPE faz com os candidatos é covardia... não tem como estudar a maioria das matérias de ADM e Gestão de Pessoas justamente porque surgem questões deste tipo , que vão TOTALMENTE de encontro ao que diz a doutrina. Enfim , bola para frente e se cair uma dessas para mim na prova eu deixo em branco.
-
“O cargo po de ser criado e avaliado sem que ha ja ocupante , quando, por exemplo ,
se determina qual será o trabalho a ser realizado , num novo setor da empresa e
quais requisitos mínimo s serão exigidos dos futuros contratados ou ocupantes da
nova posiçã o ou do posto de trabalho” (NASCIM ENTO, 2001, p. 10) .
-
mais uma questão maluca
-
Nossa vou ter que voltar tudo de novo e ver de novo essa parte que matéria é essa???
-
Ignorem essa questão.
Conceitos Cespe:
DescrIção --> Intríseco (Características do CARGO) = ATRIBUIÇÕES DO CARGO
enumera as tarefas, atribuições e responsabilidades que compõem um cargo (o que faz), a periodicidade da execução (quando faz), os métodos empregados para execução (como faz), os objetivos do cargo (por que faz).
AnálisE --> Extrínseco (Características do OCUPANTE) = PERFIL DESEJADO PARA OCUPAR O CARGO
A verificação de requisitos físicos e mentais, das responsabilidades envolvidas no desempenho do trabalho e das condições de trabalho .
A definição de perfis profissionais pelas organizações pode ser realizada com base na análise de cargos que especifica atividades, condições, responsabilidades e demais elementos necessários ao trabalho.
detalhamento dos conhecimentos, das habilidades, das capacidades para o desempenho de conteúdo e das responsabilidades exigidas para a atuação profissional em um determinado cargo.
-
Nossa vou ter que voltar tudo de novo, e ver de novo essa parte. Que matéria é essa???
Gestão de Pessoas - CESPE - 3ª Edição
-
ESSA É A MATÉRIA MAIS PERIGOSA DO UNIVERSOOOOOO!!!!!!!!!!!!
-
cespe é malvadao...haha
descriçao do cargo = esqueçam a pessoa.. só importa o CARGO
Todo mundo sabe disso, mas o cespe consegue tirar nossa certeza com apenas 1 frase..husauhsauh
-
Pessoal, boa tarde!
Sem delongas.
Quando se fala em descrição de cargos devemos analisar só e somente só o cargo, o seu conteúdo, ou seja, uma análise intrísica do cargo. Não se leva em conta neste momento as habilidade do ocupante, isto se observa na análise do cargo em que é feita obsevações quanto a aspectos extrínsecos, aí sim! se verifica se aquele indivíduo tem condições de ostentar o cargo.
espero ter contribuído.
Bons estudos!
Fonte: Chiavenato, Hidalberto. 2013
-
Descrição = Requisitos do cargo.
-
Essa disciplina me entristece. :(
-
Mesmo que a descrição seja relativo ao cargo, poderia dizer que deixa totalmente de lado o que o ocupante daquele cargo sabe fazer? se quando está sendo descrito o cargo está considerando as atividades que deverão ser feitas no cargo? então importa ele ser ocupado por alguém que não saiba fazer o que está na descrição?
-
DESCRIÇÃO DE CARGOS - ASPECTOS INTRÍNSECOS DO CARGO
ANÁLISE DE CARGOS - ASPECTOS EXTRÍNSECOS DO CARGO (RELACIONADOS À PESSOA / OCUPANTE)
-
Confesso a você que caí na pegadinha desta questão, rsrs. Banca sabidinha, viu?! Perceba que o enunciado colocou a palavra “requisitos” somente para você escorregar e marcar errado, já que sabe que a descrição de requisitos está ligada à análise de cargos, e não à descrição de cargos. Mas o que a questão quer dizer é que, ao descrever o conteúdo do cargo (descrição), o analista de cargos deve focar nas atribuições e atividades que são essenciais ao exercício do cargo, e não a qualquer outra coisa que o ocupante saiba fazer, mas que não seja importante para o seu dia-a-dia de trabalho. Portanto, a questão está correta. Na descrição do meu cargo de Técnica Judiciária não precisa constar a atribuição de “ministrar aulas de gestão de pessoas”, porque esta é uma habilidade pessoal minha que não é essencial ao exercício do meu cargo. Mas deve constar, por exemplo, a “análise de processos judiciais trabalhistas”. Assim, gabarito correto.
Gabarito: C
-
Gab correto
Requisitos do cargo - descrição de cargo
Requisitos mentais e físicos - análise de cargo.
-
Gab: CERTO
Quem liga para o que o ocupante sabe verdadeiramente fazer é a ANÁLISE DE CARGOS. Pois é ela que avalia os requisitos DO CANDIDATO!
-
Tenho vontade é de chorar com essa disciplina. Meu Deus, me ajuda!!!