-
Acredito que o erro esteja no trecho "estão relacionadas diretamente". Os indicadores muitas vezes estão interligados não por relações diretas, mas por relações de causa-efeito.
-
Segundo Chiavenato, o BSC focaliza 4 dimensões (perspectivas) do desempenho da empresa, uma delas é a perspectiva financeira, que permite avaliar a empresa frente a itens como lucratividade, retorno sobre investimentos, valor agregado ao patrimônio, redução de custos, etc. Interpretando a questão entendo que a medida financeira não busca averiguar se a empresa possui vantagem competitiva sustentável, e sim se ela está atingindo seus objetivos sendo lucrativa e gerando retornos aos acionistas.
-
O erro da questão, de fato, está na descrição das perspectiva financeira. Segundo o mestre Rennó, a Perspectiva Financeira relaciona-se normalmente com indicadores de lucratividade, como receita líquida, margem líquida, retorno sobre o investimento, entre outros. Indica se a estratégia da empresa está se traduzindo em resultados financeiros.
A promoção da vantagem competitiva seria melhor avaliada sob a Perspectiva do Processos Internos.
Para saber mais sobre o BSC acesse: www.facebook.com/admfederal
-
Financeiro -> Aprendizado e Crescimento -> Processos Internos -> Clientes (também conhecidos como resultado, produtos, objetivos etc.). Assim, processos internos é a perspectiva mais ligada à objetivos estratégicos.
-
O item está ERRADO.
A
questão não se trata de saber qual perspectiva está relacionada
diretamente com os objetivos estratégicos que irão prover vantagem
competitiva sustentável. Até porque o
BSC foi atualizado para justamente contrapor a ideia de ênfase em
fatores financeiro em detrimento de outros fatores, incluindo-se a
própria estratégia organizacional.
Sobre isso, Kaplan e Norton (1997) dizem que “as
medidas financeiras empregadas são muito genéricas e não estão
relacionadas com objetivos estratégicos específicos que irão prover uma
vantagem competitiva sustentável”. Assim, estes
sistemas acabam deixando de mensurar dimensões como satisfação do
cliente, exposição da imagem da marca perante futuros clientes, entre
outros, pois são difíceis de serem quantificados monetariamente.
Gabarito: ERRADO.
KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P.. A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Elservier, 1997.
-
Errado
O BSC é usado para indicadores financeiros e não financeiros.
-
financeiro, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento, dessa forma tendo foco na satisfação, melhoria e implantação de estratégias..
errado, pois são 4 perspectivas
-
NÃO SAO MEDIDAS FINANCEIRAS E SIM INDICADORES FINANCEIROS.
-
Segundo o mestre Rennó, a Perspectiva Financeira relaciona-se
normalmente com indicadores de lucratividade, como receita líquida,
margem líquida, retorno sobre o investimento, entre outros. Indica se a
estratégia da empresa está se traduzindo em resultados financeiros.
Assim, sustentabilidade nas práticas organizacionais estão mais
fortemente relacionadas com a Perspectiva de Processos Internos.
Dica:
As quatro perspectivas do BSC (Kaplan e Norton) são
- Financeira (liquidez, lucratividade, ROI)
- Clientes (lucro POR CLIENTE, fidelização, rotatividade)
- Processos Internos (mapear os processos mais importantes)
- Aprendizado e Crescimento (evolução e amadurecimento dos
processos internos)
fonte:https://www.facebook.com/admfederal/posts/369553689910169
-
Finanças:
Para analisar o negócio do ponto de vista financeiro. Envolve os indicadores e medidas financeiras e contábeis que permitem avaliar o comportamento da organização frente a itens como lucratividade, retorno sobre investimentos, valor agregado ao patrimônio e outros indicadores que a organização adote como relevantes para seu negócio.
Chiavenatto.
-
Se trocasse o DEVERÁ por PODERÁ estaria correto.
Pois o BSC pode ser implementado também em organizações públicas ou sem fins lucrativos, desta forma o objetivo especifico não seria o lucro e consequentemente poderiam ser competitivas por outras perspectivas como por exemplo no cidadão(cliente).
-
O Balanced Scorecard se baseia em 4 categorias básicas a saber:
1 - Finanças
2 - Clientes
3 - Processos Internos
4 - Aprendizagem/Crescimento Organizacional
E o BSC - Balanced Scorecard "busca estratégias e ações equilibradas em todas as áreas que afetam o negócio da organização como um todo que ajuda a apontar o diferencial competitivo" e não apenas em uma dessas áreas.
Resposta: ERRADO
-
Q redação podre é essa do CESPE!?? Não escrevem objetivamente, mas exigem que o candidato o faça!
-
Resposta: E
BSC - está relacionado aos Processos internos que buscam a vantagem competitiva sustentável. A perspectiva Financeira diz respeito ao mix de receitas, redução de custos, lucro.
Obs: é importante ressaltar que não há que se falar em perpectiva financeira no plano governamental. Mas sim em fiduciária.
Professor: José Wesley
-
que irão prover - erro (pode ser que sim ou pode ser que não)
-
GABARITO: ERRADO
Item bastante questionável, mas que se poderia acertar sabendo a forma tradicional do Cespe pensar sobre o assunto.
O problema dele é que ele afirma que as medidas financeiras se ligam aos objetivos estratégicos diretamente, e que estes irão promover vantagem competitiva. Por si só, essa afirmação não estaria errada. O ponto é que o Cespe sempre considera errado quando apresenta uma relação direta entre as medidas financeiras e a estratégia para o BSC, porque o BSC foi criado para ir além do modelo tradicional com foco financeiro, adicionando as outras perspectivas: clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento, sendo TODAS necessárias para o sucesso estratégico.
Apesar da banca não desdizer isso, é tradicional do CESPE: colocou ênfase no financeiro e esqueceu de mencionar as outras perpectivas? Grandes chances de estar errado!
FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS
-
Quando a questão cita vantagem competitiva sustentável, remete ao conceito de vantagem competitiva de longo prazo, desencadeada por meio dos processos e pessoas, alinhamento com as necessidades do cliente, espectativa do lucro. (PORTER, M. E. Competitive strategy. New York : Free Press, 1980). A visão de Norton e Kaplan (RS Kaplan, DP Norton. A Estratégia em Ação: Balanced Scoredcard. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997) é de que o atingimento dos objetivos estratégicos devem intergrar outras perspectivas, além da financeira. Portanto deve-se criar objetivos estratégicos para todas as perspectivas, de maneira equilibrada (balanced), sem sobrepor uma perspectiva a outra. A questão sugere que há priorização dos objetivos financeiros.
Graduando em Adm.
-
Achei bem estranha essa questão. Ela não fala que APENAS a perspectiva financeira deve ser levada em conta, mas que ela deve ser levada em conta, não excluindo as demais perspectivas...pelo menos foi assim que eu interpretei...e errei =\;
Acho mais provável que o erro esteja em "irão prover" ao invés de "poderão prover".
-
O BSC É UM SISTEMA FOCADO NO COMPORTAMENTO, E NÃO NO CONTROLE.
A PERSPECTIVA FINANCEIRA VISA CRIAR NOVOS INDICADORES DE DESEMPENHO PARA QUE OS ACIONISTAS POSSAM TER MELHOR RENTABILIDADE DOS SEUS INVESTIMENTOS. OU SEJA, TRATA-SE DE UMA MEDIDA GENÉRICA.
GABARITO ERRADO
-
O BSC - Balanced Scorecard deve ser analisado conjuntamente (finanças, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento organizacional) não só o aspecto financeiro.
-
Eu respondi ERRADO porquê, teoricamente, a perspectiva financeira olha somente para o passado. Portanto, desta forma, não há como essa olhar para o passado refletir em vantagens competitivas no presente. Só vai me dizer onde eu errei no planejamento financeiro e o que devo corrigir.
-
Acredito que o erro esteja em:
"[...] estão relacionadas diretamente com os objetivos estratégicos específicos [...]".
Creio que "objetivos estratégicos GERAIS" faria mais sentido.
-
Comentário do professor:
O Balanced Scorecard se baseia em 4 categorias básicas a saber:
1 - Finanças
2 - Clientes
3 - Processos Internos
4 - Aprendizagem/Crescimento Organizacional
E o BSC - Balanced Scorecard "busca estratégias e ações equilibradas em todas as áreas que afetam o negócio da organização como um todo que ajuda a apontar o diferencial competitivo" e não apenas em uma dessas áreas.
Resposta: ERRADO
-
Tem umas questões que deixa td mundo perdido
-
O conceito de Balanced Scorecard (BSC) pode ser definido como um modelo de gestão estratégica que auxilia a mensuração dos progressos das empresas rumo às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas.
BSC nos apresenta alguns termos-chave:
Gestão estratégica
Mensuração de progressos
Estratégia
Objetivos
Indicadores
Metas
Iniciativas estratégicas
Sobre isso, Kaplan e Norton (1997) dizem que “as medidas financeiras empregadas são muito genéricas e não estão relacionadas com objetivos estratégicos específicos que irão prover uma vantagem competitiva sustentável”. Assim, estes sistemas acabam deixando de mensurar dimensões como satisfação do cliente, exposição da imagem da marca perante futuros clientes, entre outros, pois são difíceis de serem quantificados monetariamente.
-
O BSC não está baseado somente em indicadores financeiros e contábeis.
O sistema de medição deve fazer uma relação direta entre os objetivos nas várias perpectivas, de forma que eles sejam gerenciados e validados.
Fonte: RENNÓ, Rodrigo. Adm Geral para concursos.
-
Comentário do professor do QC:
O BSC - Balanced Scorecard "busca estratégias e ações equilibradas em todas as áreas que afetam o negócio da organização como um todo que ajuda a apontar o diferencial competitivo" e não apenas em uma dessas áreas.
-
Meus caros, no meu entendimento o erro está quando afirma que "...irão prover vantagem competitiva sustentável". Se fosse poderão ... aí ficaria correto.
-
Resumindo, so o examinador sabe o erro
-
EM NENHUM MOMENTO A QUESTÃO EXCLUIU AS OUTRAS VERTENTES DO BSC, E ELE VAI PROVER VANTAGEM COMPETITIVA SIM, CABE A EMPRESA APROVEITAR ESSA VANTAGEM. TRAZER MAIOR RETORNO AOS ACIONISTAS É UMA ESPÉCIE DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESPECÍFICO...
NÃO VEJO O ERRO DA QUESTÃO
-
Creio o erro está na parte que diz "deverá considerar que as medidas financeiras estão relacionadas diretamente com os objetivos estratégicos específicos que irão prover vantagem competitiva sustentável".
Organizações pública, por exemplo, podem usar essa ferramenta sem considerar FINANÇAS como um objetivo especifico, já que ela não visa a obtenção de lucro, e nessa frase ele está supondo que a medida financeira é a principal.
-
O cespe sempre considera errado quando se fala em perspectiva financeira sem considerar as outras no BSC!
-
ERRADO, direto para o comentário do professor!
-
O Balanced Scorecard se baseia em 4 categorias básicas a saber:
1 - Finanças
2 - Clientes
3 - Processos Internos
4 - Aprendizagem/Crescimento Organizacional
E o BSC - Balanced Scorecard "busca estratégias e ações equilibradas em todas as áreas que afetam o negócio da organização como um todo que ajuda a apontar o diferencial competitivo" e não apenas em uma dessas áreas.
Resposta: ERRADO
Autor: Fábio Arruda , Professor de Administração
(para os não assinantes)
-
A questão está mal formulada. O fato de o balanced scorecard se fundamentar em 4 aspectos (funcionários, processos internos, cliente e financeiro) não exclui o fato de que a perspectiva financeira está intimamente ligada com o sucesso dos objetivos organizacionais.
-
Item bastante questionável, mas que se poderia acertar sabendo a forma tradicional do Cespe
pensar sobre o assunto.
O problema dele é que ele afirma que as medidas financeiras se ligam aos objetivos estratégicos
diretamente, e que estes irão promover vantagem competitiva. Por si só, essa afirmação não
estaria errada. O ponto é que o Cespe sempre considera errado quando apresenta uma relação
direta entre as medidas financeiras e a estratégia para o BSC, porque o BSC foi criado para ir além
do modelo tradicional com foco financeiro, adicionando as outras perspectivas: clientes, processos
internos e aprendizagem e crescimento, sendo TODAS necessárias para o sucesso estratégico.
Apesar da banca não desdizer isso, é tradicional do CESPE: colocou ênfase no financeiro e
esqueceu de mencionar as demais perspectivas? Grandes chances de estar errado!
GABARITO considerado: Errado.
FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS
-
FONTE: PROFESSOR
O Balanced Scorecard se baseia em 4 categorias básicas a saber:
1 - Finanças
2 - Clientes
3 - Processos Internos
4 - Aprendizagem/Crescimento Organizacional
E o BSC - Balanced Scorecard "busca estratégias e ações equilibradas em todas as áreas que afetam o negócio da organização como um todo que ajuda a apontar o diferencial competitivo" e não apenas em uma dessas áreas.
Resposta: ERRADO
-
Cuidado para NÃO associar todos os indicadores de "lucratividade" à perspectiva "Financeira..!!!
As 4 perspectivas do BSC:
• Financeira
• Cliente (Lucratividade por cliente)
• Processos internos (Gestão de cliente)
• Aprendizado e crescimento (Lucratividade por funcionário)
-
Mas alguém chutou errado porque não entendeu o "sustentável"?