SóProvas


ID
1457761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

No que concerne à lei penal no tempo, tentativa, crimes omissivos, arrependimento posterior e crime impossível, julgue o item a seguir.

Configura-se tentativa incruenta no caso de o agente não conseguir atingir a pessoa ou a coisa contra a qual deveria recair sua conduta.

Alternativas
Comentários
  • A tentativa é dividida quanto ao resultado produzido na vítima em:

    Incruenta ou branca: golpe desferido não atinge o corpo da vítima, não gerando lesão efetiva, palpável à integridade corporal do ofendido

    Cruenta ou vermelha: a vítima é efetivamente atingida.

    A questão trata exatamente da incruenta.

    GABARITO: CERTO


  • GABARITO "CERTO".

     ESPÉCIES DE TENTATIVA

    A tentativa comporta a seguinte divisão: branca (ou incruenta), vermelha (ou cruenta); perfeita (ou acabada ou crime falho) e imperfeita (ou inacabada).

    Tentativa branca ou incruenta

    Nesta espécie de tentativa, o objeto material não é atingido pela conduta criminosa. Exemplo: “A” efetua disparos de arma de fogo contra “B”, sem acertá-lo.

    Recebe essa denominação ao relacionar-se com a tentativa de homicídio em que não se produzem ferimentos na vítima, não acarretando no derramamento de sangue.

    Tentativa cruenta ou vermelha

    Nesta espécie de tentativa, o objeto material é alcançado pela atuação do agente. Exemplo: “A”, com intenção de matar, atira em “B”, provocando-lhe ferimentos. Porém, a vítima é socorrida prontamente e sobrevive.

    Tentativa perfeita, acabada ou crime falho

    Na tentativa perfeita, o agente esgota todos os meios executórios que estavam à sua disposição, e mesmo assim não sobrevém a consumação por circunstâncias alheias à sua vontade. Pode ser cruenta ou incruenta. Exemplo: “A” dispara contra “B” todos os seis cartuchos do tambor do seu revólver, com a intenção de matá-lo. A vítima, gravemente ferida, é socorrida por policiais, e sobrevive.

    Tentativa imperfeita, inacabada ou tentativa propriamente dita

    Na tentativa imperfeita, o agente inicia a execução sem, contudo, utilizar todos os meios que tinha ao seu alcance, e o crime não se consuma por circunstâncias alheias à sua vontade. Exemplo: “A”, com o propósito de matar “B”, sai à sua procura, portando um revólver municiado com 6 (seis) cartuchos intactos. Ao encontrá-lo, efetua três disparos, atingindo-o. Quando, contudo, iria efetuar outros disparos, é surpreendido pela Polícia Militar e foge. A vítima é socorrida pelos milicianos e sobrevive.

    FONTE: Cleber Masson.

  • Espécies de tentativas:

      i.  Branca ou incruenta: aquela em que o objeto material não é atingido.

      ii.  Cruenta: o objeto material é atingido.

      iii.  Perfeita ou crime falho: o sujeito esgota os meios executórios que dispõe, ou seja, tudo o que estava ao seu alcance foi usado, mas não atinge a consumação.

      iv.  Imperfeita: ocorre a interrupção dos meios executivos.

      v.  Abandonada ou qualificada: (art. 15 do CP) desistência voluntaria e arrependimento eficaz

    Obs.: Crítica da doutrina: como pode chamar de tentativa algo que no fim não vai ser considerada tentativa.

    Art. 15 - O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados.

      vi.  Tentativa inidônea ou inadequada: ocorre com o crime impossível (art. 17)

    Obs.: Crítica da doutrina: como pode chamar de tentativa algo que no fim não vai ser considerada tentativa.

    Art. 17 - Não se pune a tentativa quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime.


  • Lembrar também que: 

    - Quase crime = crime impossível (art. 17 do CP), que configura também tentativa inidônea, por não criar perigo real à vítima (se cria é tentativa idônea).

    - Crime falho = tentativa perfeita/acabada (na qual o agente esgota todos os meios a sua disposição e ainda assim não chega ao resultado almejado), podendo ser ainda cruenta/vermelha (se atinge a vítima) ou incruenta/branca (caso a vítima não seja atingida, pelos disparos de arma de fogo por exemplo) 

  • A tentativa incruenta ou branca acontece quando é aquela na qual a vítima não chega a ser fisicamente atingida, ou seja, quando a vítima sai ilesa.  Incruenta = Ilesa

    Difere portanto da tentativa vermelha ou cruenta, onde a vítima sai lesionada.

    Difere da tentativa vermelha ou cruenta, na qual a vítima é atingida e sofre a lesão (podendo ser perfeita ou imperfeita). Cruenta = Consumado

    OBS.: A tentativa incruenta ou branca ganha relevância no contexto prático porque será necessário analisar cuidadosamente qual era o dolo do agente com a prática da conduta. Como ela não atinge fisicamente a vítima, somente o caso concreto poderá dizer qual erla realmente o dolo do agente, se de matar ou lesionar. E até mesmo, se não se tratava de uma atitude jocosa.

  • Classificação da tentativa


    INESGOTABILIDADE DOS MEIOS: Tentativa perfeita ou crime falho, agente esgota todos os meios ao seu alcance para consumar o crime. Tentativa imperfeita, onde não há término da execução


    PROVOCAÇÃO DE DANO AO BEM JURÍDICO: tentativa branca, ou incruenta, onde o agente não consegue atingir a pessoa ou coisa; vermelha ou cruenta, bem jurídico sofre danos

  • Incruenta: Erra o alvo.

    Cruenta: Acerta o alvo.
  • Vai o meu Bizu:

    Incruenta: Incompetente, errou o alvo.

    Cruenta: Capaz, acertou o alvo.

  • TAMBÉM CHAMADO DE TENTATIVA BRANCA!

  • Especies de Tentativa:


    -> Tentativa branca ou incruenta

    O objeto material não e atingido pela conduta criminosa


    -> Tentativa vermelha ou cruenta

    O objeto material e alcançado pela atuação o agente


    -> Tentativa perfeita , acabada ou crime falho

    O agente esgota todos os meios executórios que estavam à sua disposição , e mesmo assim não sobrevém a consumação por circunstâncias alheia a sua vontade. Pode ser cruenta ou incruenta.


    -> Tentativa imperfeita, inacabada ou tentativa propriamente dita

    O agente inicia a execução sem, contudo utilizar todos os meios que tinha ao eu alcance , e o crime não se consuma por circunstâncias aleis à sua vontade. 


    Fonte: Dir. penal. Esq.

  • Concordo com todos os colegas quanto a definição da Tentativa Incruenta (Branca), contudo, achei muito estranho a parte da questão quando diz que "Configura-se tentativa incruenta no caso de o agente não conseguir atingir a pessoa ou a coisa contra a qual deveria recair sua conduta."

    No meu entendimento quando ele fala de coisa está se referindo a objetos, no máximo a animais, mas nunca a pessoas. E até onde sei, tentativa Incruenta (Branca) ou Cruenta (Vermelha) só cabem contra crimes contra a vida de pessoas.
    Desse modo, na minha humilde opinião, caberia recurso contra essa questão pois a meu ver ou foi mal formulada ou acabou passando despercebida por ninguém ter reclamado.
    Espero ter contribuido.
  • Ex:. 1) Perfeita e Cruenta - o agente descarrega o revolve dando 6 tiros e acerta.

    Ex:. 2) Perfeita e Incruenta - o agente descarrega o revolve dando 6 tiros e erra.

    Ex:. 3) Imperfeita e Cruenta - o agente da uns 2 tiros e acerta.

    Ex:. 4) Imperfeita e Incruenta - o agente da uns 2 tiros e erra.


    # aprendi assim - no Alfaconcursos



  • Concordo Filipe, e nesse sentido:"Tentativa branca ou incruenta: o golpe desferido não atinge o corpo da vítima, não gerando lesão efetiva, palpável à integridade corporal do ofendido; (...) Tentativa vermelha ou cruenta: a vítima é efetivamente atingida" (Rogério Sanches Cunha - Manual de Direito Penal- parte geral- 3ª edição- 2015. ed. juspodivm. p. 340).

  • Cruenta/Vermelha (sangue) = Cruel --> Lesiona, atinge

    Incruenta/Branca (paz) = Incruel --> Não lesiona, não atinge.

  • Configura-se tentativa incruenta no caso de o agente não conseguir atingir a pessoa ou a coisa contra a qual deveria recair sua conduta.


    E se a pessoa ou coisa atingida for outra? Exemplo: "A" entra no quarto onde supõe que "B" está dormindo e efetua disparos em "C", que dormia no local. Ora, o agente não conseguiu atingir o objeto que sua conduta visava atingir e nem por isso estaremos diante de tentativa incruenta. Sendo assim, a questão está errada. Não tem como falar em tentativa no caso narrado. Houve erro sobre a pessoa.


    Questão muito mal redigida. Se fosse em prova pra promotor, juiz ou defensor, tenho certeza que o gabarito seria outro, pois não é possível afirmar que o enunciado traz o conceito de tentativa branca ou incruenta.

  • Certo

    Cruenta - Atinge

    Incruenta - Não atinge

  • Cruenta = Sangrou

    Incruenta = NÃO Sangrou
  • Repetindo o item para facilitar:


    Configura-se tentativa incruenta no caso de o agente não conseguir atingir a pessoa ou a coisa contra a qual deveria recair sua conduta.


    Contra COISA? Pode isso, Arnaldo?

    Bem, acabei de aprender mais uma.



  • Incruenta ou branca.


  • Cruenta/Vermelha (sangue) = Cruel --> Lesiona, atinge

    Incruenta/Branca (paz) = Incruel --> Não lesiona, não atinge.

  • Aquela tentativa crua, não chega a acontecer.

  • Márcio Vieira, valeu pela dica!  Agora não esqueço mais. 

  • Incruenta - não encontra .

    Cruenta - encontra.

  • Galera, eu até entendi a questão, mas coloquei como errada, quando ele mencionou "coisa". 
    Não entendi

  • INCRUENTA = BRANCA 

    CRUENTA = VERMELHA ( vermelho de sangue - fere/acerta a vítima )

  • Anderson Oliveira...

     

    Alguns exemplos que utilizamos para absorver teorias do direito penal são sempre relativos a homicidio e lesão corporal.

    Mas não significa que os crimes patrimoniais estejam excluidos dessas teorias...

  • se tirassem esse cruenta ou incruenta, nada mudaria e se assinalaria certo, com poucas duvidas

  • TENTATIVA INCRUENTA (BRANCA) OCORRE QUANDO O OBJETO MATERIAL NÃO SOFRE DANO.

  • Seria bom se o QC colocasse os comentários com "mais curtidas" ou mais úteis na frente das outras de menor número de utilidade . 

     

     

  • Branca ou incruenta – quando o agente sequer atinge o objeto que pretendia lesar.

    Gab:certo!

     

  • INCRUENTA= NÂO  HÀ LESÃO

    CRUENTA OU VERMELHA = HÁ LESÃO. SÓ LEMBRAR DE SANGUE.

  • Crime omissivo impróprio, responderá por crime culposo inconsciente por negligência.

  • Modalidades de Tentativa:

    a – Perfeita/acabada/Crime Falho:

    O agente pratica todos os atos de execução do crime, mas não o consuma por circunstâncias alheias a sua vontade.

    b – Imperfeita:

    Quando o agente começa a realização dos fatos executórios, mas não se realiza a ação totalmente. Ou seja, os atos executórios não foram plenamente executados.

    c – Branca/Incruenta:

    Quando a vitima não sofre nenhum tipo de lesão, embora iniciado os atos executórios.
    (a atira em b, mas não acerta nenhum tiro em b, e b foge).

    essa diferenciação causa algumas alternâncias na diminuição da pena, mas não na modalidade do crime propriamente dito.

    d – Cruenta:

    A vitima é atingida, vindo a lesionar-se.

  • TENTATIVA INCRUENTA (BRANCA): A vítima não é atingida, não sofrendo ferimentos. 

    TENTATIVA CRUENTA (VERMELHA): Ela ocorre quando atinge o bem jurídico tutelado, a vítima é ferida. 

  • Parece retirada do livro do Rogério Greco:

     

    "Fala-se em tentativa branca, ou incruenta, quando o agente, não obstante ter-se utilizado dos meios que tinha ao seu alcance, não consegue atingir a pessoa ou a coisa contra a qual deveria recair sua conduta. A título de exemplo, se o agente, agindo com animus necandi, atira em direção à vítima, que sai ilesa, fala-se, neste caso, em tentativa branca."

     

    Fonte: Rogério Greco. Curso de Direito Penal Parte Geral, 18a. ed., p. 368.

  • A tentativa incruenta ou branca acontece quando é aquela na qual a vítima não chega a ser fisicamente atingida, ou seja, quando ela fica incólume. Difere da tentativa vermelha ou cruenta, na qual a vítima sofre lesões, sendo certo queporém o crime não chega a ser consumado.

    Se o agente tenta matar a vítima com uma faca, mas esta consegue dominá-lo no momento exato do golpe a ponto de escapar dele, será exemplo de tentativa branca. Acaso ocorram lesões em decorrência das facadas, configurará tentativa cruenta ou vermelha.

    Fonte: https://professorlfg.jusbrasil.com.br/artigos/121923672/o-que-se-entende-por-tentativa-incruenta

  • Complementando: por condições alheias!

  • Tentativa incruenta (branca): o alvo (a vítima) não é atingido e, portanto, não sofre lesões (ferimentos).

     

    gabarito correto

  • . Configura-se tentativa incruenta no caso de o agente não conseguir atingir a pessoa ou a coisa contra a qual deveria recair sua conduta.

     

     

    ITEM – CORRETO - Segundo professor Cléber Masson  (in Direito penal esquematizado: parte geral – vol.1 – 9.ª Ed. rev. e atual. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015. P. 484):

     

    17.10.1. Tentativa branca ou incruenta

     

    Nesta espécie de tentativa, o objeto material não é atingido pela conduta criminosa.6 Exemplo: “A” efetua disparos de arma de fogo contra “B”, sem acertá-lo.

     

    Recebe essa denominação ao relacionar-se com a tentativa de homicídio em que não se produzem ferimentos na vítima, não acarretando no derramamento de sangue.

     

    17.10.2. Tentativa cruenta ou vermelha

     

    Nesta espécie de tentativa, o objeto material é alcançado pela atuação do agente. Exemplo: “A”, com intenção de matar, atira em “B”, provocando-lhe ferimentos. Porém, a vítima é socorrida prontamente e sobrevive.” (Grifamos)

  • Tentativa branca ou incruenta: Não houve derramamento de sangue, por isso é branca.

    Tentativa cruenta ou vermelha: Houve derramamento de sangue, por isso é vermelha.

     

    INCRUENTA= INCÓLUME ou Sem lesões

    CRUENTA: CRUEL ou Com lesões

  • A tentativa incruenta ou branca acontece quando é aquela na qual a vítima não chega a ser fisicamente atingida, ou seja, quando ela fica incólume.

    A tentativa vermelha ou cruenta, na qual a vítima sofre lesões, sendo certo que porém o crime não chega a ser consumado.


    Gabarito Certo!

  • Gabarito: CERTO

     

    Tentativa PERFEITA INCRUENTA ou BRANCA = Gasta todos os tiros e erra todos

     

    Tentativa PERFEITA CRUENTA ou VERMELHA = Gasta todos os tiros, acerta todos e José não morre

     

    Tentativa IMPERFEITA INCRUENTA ou BRANCA = Erra dois tiros, mas é impedido de continuar por policial

     

    Tentativa IMPERFEITA CRUENTA ou VERMELHA = Acerta dois tiros apenas, mas é impedido de continuar por policial.

     

    FONTE: Video Aulas Alfacom

  • a) Tentativa Branca ou Incruenta - O bem jurídico almejado não é atingido pela conduta do agente. Exemplo: o agente dispara 6 vezes em direção da vítima, mas não consegue atingi-la. A CESPE também pode denominá-la de Tentativa Improfícua.

     

     

    Curso de Direito Penal

    Professor Levy Moscovits

  • TENTATIVA  BRANCA OU INCRUENTA: quando o agente sequer atinge o objeto que pretendia lesar;

    TENTATIVA VERMELHA OU CRUENTA: quando o agente atinge o objeto, mas não obtém o resultado naturalístico esperado em razão de circunstâncias alheias a sua vontade.

  • CRUenta , basta lembrar  de carne cru KKKK  Presença de sangue. É quando se atinge o objeto.

    Icruenta => Ilesa 

  • CERTO.

    Conhecida como TENTATIVA BRANCA OU INCRUENTA.

     

    AVANTE!!!

  • troquei os conceitos! Aff

  • Pessoa ou coisa?
  • Esses dois conceitos de tentativa INcruenta e Cruenta sempre me confudiram até eu ter pensado numa maneira de apreender:

    Lembrei que na palavra INcruenta tem o "N" que também tem na palavra BRANCA, de tentativa braNca.

    É besta, mas vale a pena. Todavia, faz-se necessário saber os conceitos...rs 

  • Fiz a seguinte analogia. Cruenta, carne crua, sangrando (vermelha), houve ferimento. Incruenta, não houve sangue, não houve ferimento, branca Adoro churrasco cruento hehehe
  • Vá no seu Perfil >  Confirgurações > Questôes > Ordernar comentários > Por votos mais úteis (os comentários + votados irão aparecer primeiro)

     

    ʕ•́ᴥ•̀ʔ Ngm te contou isso na faculdade, mas quando fala em CRUENTA ou INCRUENTA que dizer sobre CRUELDADE; ''IN' em português significa 'Não'. Logo:

     

    IN-cruenta >  Tentativa NÃO Cruel ou BraNca (Não atinge)

    Cruenta > Tentativa Cruel ou Vermelha (Atinge)

     

    Em Breve: Resumos: https://www.facebook.com/Aprendendo-Direito-108313743161447/

  • Cruenta/vermelha: Atinge o bem, mas o seu objetivo fim de causar dano ao bem jurídico não eh alcançado da forma que deseja, apesar de danifica-lo. EX: Atira contra pessoa para mata-la, a atinge, mas ela não morre.

    Incruenta/branca: Não atinge o bem, portando o seu objetivo fim de causar dano ao bem jurídico não é alcançado, ou seja, nem o danifica. EX: Atira contra pessoa para mata-la ou causar simples dano, mas erra todos os tiros.

  • Pera. Mas cruento não é o mesmo que sangrante? Inclui coisa? Objeto?

  • Leonardo Barros, e daí?

  • É só lembrar: 

    CRUENTA - remete a algo CRUEL, doloroso. 
    Vermelha/Cruenta: O agente conseguiu atingir o objeto, mas não conseguiu consumar o delito. Ex.: A bala somente perfurou o braço da vítima.

    INCRUENTA - remente a algo menos cruel, menos doloroso. 
    Branca/Incruenta: O agente não conseguiu nem mesmo atingir o objeto pretendido. Ex.: Ao atirar, as balas se desviaram da vítima.

  • GABARITO CERTO


    A tentativa pode ser branca ou cruenta. Considera -se branca quando o objeto material (pessoa ou coisa sobre a qual recai a conduta) não é atingido (por exemplo, o homicida efetua os disparos e não atinge a vítima, que permanece incólume). Considera -se cruenta quando o objeto material é atingido.


    bons estudos

  • Gabarito: CERTO


    Tentativa Incruenta ou Branca: "Ilesa"/"Sem sangue".

    A vítima não é atingida.


    Tentativa Cruenta ou Vermelha: "Consumada"/ "Com sangue"

    A vítima é atingida.


    Tentativa Perfeita: gastou todo o potencial lesivo - crime falho.

    Tentativa Imperfeita: NÃO usou todo o potencial lesino.

  • Item correto, pois esta é a perfeita definição de tentativa incruenta (ou BRANCA) pela Doutrina, em contraposição à tentativa cruente (ou VERMELHA), que é aquela na qual a coisa (ou pessoa) visada chega a ser atingida, embora não haja a consumação do crime.

  • Tentativa branca

  • Na tentativa branca ou incruenta o objeto material sequer é atingido. O inverso é a tentativa vermelha ou cruenta em que o objeto material é atingido mas não se consuma por circunstâncias alheias a vontade do agente.

  • O único jeito que me ajuda a lembrar:

    Incruenta ou Branca: a pessoa é ruim de mira

    Cruenta ou Vermelha: a vítima é coisa ruim e não morre

  • Gab C

    Tentativa branca ou incruenta – o agente sequer atinge o objeto que pretende lesar.

    Tentativa vermelha ou cruenta – o agente atinge o objeto, mas não obtém o resultado naturalístico;

    Tentativa Perfeita – Agente esgota todos os meios para lesar o objeto material.

    Tentativa imperfeita – antes de esgotar todos as possibilidades, é impedido por circunstâncias alheias, interrompe a execução.

  • Tentativa 1 Conceito 2 Punição da tentativa 3 Classificação doutrinária da tentativa: 3.1. Tentativa perfeita/ acabada/crime falho: o infrator esgota os meios de execução, mas não conseguiu consumar o crime. Ex.: o infrator atira na vítima, usando os três tiros que tem na arma, mas não mata a vítima. 3.2. Tentativa imperfeita/ inacabada: o infrator não consegue esgotar os meios de execução e não consegue consumar o crime. Ex.: o infrator tem cinco munições na arma, ao efetuar o segundo disparo contra a vítima, é desarmado por um policial e a vítima não morre. Tentativa branca/ incruenta: a vítima não é atingida e não morre. 3.4. Tentativa vermelha/ cruenta: a vítima é atingida, mas não morre. 3.5. Tentativa idônea: o crime não se consuma, mas a consumação era possível de acontecer. 3.6. Tentativa inidônea: o crime não se consuma, porque a consumação era absolutamente impossível de acontecer (crime impossível). 3.7. Tentativa simples: a consumação não ocorre por circunstâncias alheias à vontade do agente. 3.8. Tentativa qualificada/ abandonada: a consumação não ocorre pela própria vontade do agente (desistência voluntária e arrependimento eficaz). Fonte: meu caderno
  • Tentativa cruenta/vermelha: lembrar da carne vermelha - crua - sangue- vítima atingida
  • Incruenta/Branca --> Não lesiona, não atinge.

    ABRÇ

  • Tentativa branca ou incruenta – Ocorre quando o agente sequer atinge o objeto que

    pretendia lesar. Ex.: José atira em Maria, com dolo de matar, mas erra o alvo.

    Tentativa vermelha ou cruenta – Ocorre quando o agente atinge o objeto, mas não

    obtém o resultado naturalístico esperado, em razão de circunstâncias alheias à sua

    vontade. Ex.: José atira em Maria, com dolo de matar, e acerta o alvo. Maria, todavia,

    sofre apenas lesões leves no braço, não vindo a falecer.

  • A tentativa incruenta é também chamada de tentativa branca, configurando-se quando o agente realiza os atos executórios, mas a pessoa ou a coisa contra a qual recai a conduta não é atingida. Ao contrário, a tentativa cruenta ou vermelha é aquela em que os atos executórios atingem o bem jurídico, embora a consumação não seja alcançada.


    Resposta: CERTO.

  • É só imaginar que você está de camiseta branca.

    Se sofre um atentado e for acertado suja camiseta de sangue. - Tentativa cruenta ou vermelha.

    Se sofre um atentado, mas não for acertado, camiseta fica branca ainda. - Tentativa incruenta ou branca.

    Dica do Professor Juliano.

  • Incruenta (branca) não houve lesão.

    Cruenta (vermelha) houve lesão.

  • Ou branca

  • Vermelho> sangue> acertou> cruenta

    Branca>passou em branco>errou>incruenta

  • CERTO

    Tipos de tentativa:

    TENTATIVA INCRUENTA(BRANCA): NÃO consegue atingir a pessoa ou a coisa contra a qual deveria recair a sua conduta.

    TENTATIVA CRUENTA(VERMELHA): a coisa (ou pessoa) visada chega a ser atingida, embora não haja a consumação do crime.

  • Apenas complementando os comentários dos colegas e enriquecendo os Estudos de vocês...

    _________________________________________

    TENTATIVA PERFEITA (CRIME FALHO)

    O agente delituoso pratica todos os atos executórios previamente pretendidos, mas o crime não se consuma por circunstâncias alheias a sua vontade.

     

    TENTATIVA IMPERFEITA (QUASE CRIME)

    O agente delituoso NÃO CONSEGUE praticar todos os atos executórios previamente pretendidos, mas o crime não se consuma por circunstâncias alheias a sua vontade.

     

    TENTATIVA BRANCA (INCRUENTA)

    O agente delituoso pratica TOTAL ou PARCIALMENTE os atos executórios previamente pretendidos, mas não consegue produzir dano relevante ao bem jurídico tutelado pela norma penal. NÃO CAUSA DANO NENHUM.

      

    TENTATIVA VERMELHA (CRUENTA)

    O agente delituoso pratica TOTAL ou PARCIALMENTE os atos executórios previamente pretendidos e, embora não consiga consumar o crime por circunstancias alheias a sua vontade, ele gera, com a sua conduta, dano relevante ao bem jurídico tutelado pela norma penal. CAUSA DANO AO BEM JURÍDICO.

    ___________________

    BONS ESTUDOS!

  • FELIZ ANO NOVO

    2021 PERTENCEREMOS Á GLORIOSA

    PRA CIMA DELES!

  • ou branca

    é aquela história do pistoleiro vesgo kkkk

    dá 10 tiros, mas não acerta nenhum

  • GAB: CERTA

    Branca/Incruenta: O agente não conseguiu nem mesmo atingir o objeto pretendido. Ex.: Ao atirar, as balas se desviaram da vítima.

    Vermelha/Cruenta: O agente conseguiu atingir o objeto, mas não conseguiu consumar o delito. Ex.: A bala somente perfurou o braço da vítima.

    MAIS UMA:

    (CESPE – 2019 – TJDFT – NOTÁRIO/ADAPTADA)

    A tentativa incruenta ou branca ocorre quando, iniciados os atos executórios, o agente não

    consegue a consumação do delito, por força alheia à sua vontade, e nem atinge o objeto material

    do crime. ©

  • cruenta: atinge o alvo

    incruenta: não atinge o alvo

  • 1) CRUENTA (vermelha) - ATINGE O ALVO

    2) INCRUENTA (branca) - NÃO ATINGE O ALVO

    3) IMPERFEITA (inacabada) - NÃO GASTA TODO O POTENCIAL

    4) PERFEITA (acabada/crime falho) - GASTA TODO O POTENCIAL LESIVO

    Reforçando, ainda temos a TENTATIVA INIDÔNEA:

    Aquela que NÃO SE PUNE pois deriva de ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto.

  • Tentativa Incruenta = Tentativa Branca
  • cruenta: sangue

    incruenta: in - negação - cruenta - sangue

  • CRUENTA = SANGUE

    INCRUENTA = BRANCA

    NO CASO DA QUESTÃO ELE TENTOU ATINGIR A VÍTIMA, MAS NÃO CONSEGUIU, LOGO PODEMOS DIZER QUE FOI TENTATIVA BRANCA.

    NYCHOLAS LUIZ

  • TENTATIVA Cruenta/Vermelha: atingiu o bem jurídico; Ex.: acertou o alvo, mas não matou (nossa, que cruel você);

    TENTATIVA Incruenta/Branca: não atingiu o bem jurídico; neste caso, favorece-se a redução máxima da pena -2/3;

    TENTATIVA Perfeita/Acabada: esgotou todos os mecanismos executórios, gastou tudo as bala, kkk (Crime Falho);

    TENTATIVA Imperfeita: não esgotou os mecanismos executórios, sobrou munição.

  • A tentativa incruenta é também chamada de tentativa branca, configurando-se quando o agente realiza os atos executórios, mas a pessoa ou a coisa contra a qual recai a conduta não é atingida. Ao contrário, a tentativa cruenta ou vermelha é aquela em que os atos executórios atingem o bem jurídico, embora a consumação não seja alcançada.

  • cruenta: com lesão(Vermelha). incruenta: sem lesão (branca). perfeita: gasta todo o potencial lesivo ( crime falho). imperfeita: não gasta todo o potencial lesivo
  • Tentativa cruenta ~> cruel (isto é, atingiu o bem jurídico)

    tentativa incruenta ~> incruel, não cruel ((isto é, não atingiu o bem jurídico)

  • Cruenta( se está cru, está Vermelho) atinge o alvo

    Incruenta ( branca) sequer atinge o alvo

    Perfeita faz tudo q quer mas n alcança o resultado

    Imperfeita não faz tudo o que quer e não alcança o objeitvo

    • Branca/incruenta - Aqui, o bem jurídico protegido não é atingido.

    Exemplo: Caio quer matar Mévio e, para isso, saca seu revólver com 06 projéteis (“balas”). O autor desfere tiros que não atingem a vítima.

  • TENTATIVA INCRUENTA

    Configura-se tentativa incruenta no caso de o agente não conseguir atingir a pessoa ou a coisa contra a qual deveria recair sua conduta.

    A tentativa incruenta é também chamada de tentativa branca, configurando-se quando o agente realiza os atos executórios, mas a pessoa ou a coisa contra a qual recai a conduta não é atingida. Ao contrário, a tentativa cruenta ou vermelha é aquela em que os atos executórios atingem o bem jurídico, embora a consumação não seja alcançada.

    TENTATIVA Cruenta/Vermelha: atingiu o bem jurídico; Ex.: acertou o alvo, mas não matou (nossa, que cruel você);

    TENTATIVA Incruenta/Branca: não atingiu o bem jurídico; neste caso, favorece-se a redução máxima da pena -2/3;

    TENTATIVA Perfeita/Acabada: esgotou todos os mecanismos executórios, gastou tudo as bala, kkk (Crime Falho);

    TENTATIVA Imperfeita: não esgotou os mecanismos executórios, sobrou munição.

    copiei do colega do qc

  • GAB.: CERTO

  • Certo. Quando o bem jurídico não é atingido: tentativa incruenta.

  • 1-Incruenta/branca

    O agente não conseguiu nem mesmo atingir o objetivo pretendido para que o crime fosse consumado.

     

    2-Cruenta/Vermelha (sangra)

    Nessa modalidade, o agente consegue atingir o seu objetivo, mas não consuma o delito.

     

    a) Perfeita/acabada

    O agente ativo utiliza todos os meios possíveis ao seu alcance, mas mesmo com diversas tentativas não consegue consumar o crime.

     

    b) Imperfeita/inacabada

    Não consegue utilizar todos os meios de execução para a prática delituosa.

    Prof. Evandro Guedes, o doidão do Alfacon

  • Tentativa branca ou incruenta:

    o autor não consegue atingir o objeto material do crime.

    Tentativa vermelha ou cruenta:

    o autor atingi o objeto material.

    Gabarito: C.

  • GABARITO: CERTO

    Camisa vermelha (cruenta)

    Beltrano dispara contra fulano e este é atingido.

    Camisa branca (incruenta)

    Beltrano dispara contra fulano e este não é atingido.

  • GAB: C

    Incruenta (branca) não houve lesão;

    Cruenta (vermelha) houve lesão.

  • tentativa incruenta ou braca (não lesiona) x tentativa cruenta ou vermelha (lesiona o bem jurídico)!

    cai muitooo!!! Perdi as contas de quantas questões fiz com esse tema.

  • A tentativa incruenta é a tentativa branca

  • < > GABARITO: CERTO

    • PARA AJUDAR A FIXAR

    PARA DIFERENCIAR INCRUENTA DA CRUENTA:

    BASTA LEMBRAR DA CRUENTA QUE NO CASO É A TENTATIVA VERMELHA - CARNE (NO CASO DA PESSOA ATINGIDA) É VERMELHA QUANDO ELA ESTÁ? CRUA - CRUAENTA

  • Olá, colegas concurseiros!

    Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 13 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras  e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.

    Copie e cole o Link no seu navegador:  https://go.hotmart.com/C56088960V

     

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!