SóProvas


ID
1458007
Banca
CETRO
Órgão
AMAZUL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Michael Porter, em seu livro “Estratégia Competitiva”, qualquer setor, seja nacional ou internacional, que produz um serviço ou um produto, é “manipulado” por cinco forças competitivas, sendo elas: concorrentes, novos entrantes, produtos substitutos, fornecedores e clientes. Desta forma, é necessário que o empresário esteja atento a estas forças para garantir o sucesso de seu negócio, principalmente com a ameaça de um novo entrante que pode ser facilitada quando

Alternativas
Comentários
  • c) Custos de troca: são os custos com os quais o comprador se defronta ao mudar de um fornecedor para o outro. Se esse custo é baixo é mais fácil que uma nova empresa entre no mercado.

    Todas as outras opções são barreiras de entrada. 
  • Modelo de Cinco Forças de Poter

    - Ameaça de Novos Entrantes: Alto investimento necessário e economias de escala são alguns fatores que podem dificultar a entrada de um novo competidor em um mercado. Naturalmente, é mais difícil abrir uma nova indústria aeronáutica do que uma nova loja de roupas. Dessa forma, as empresas que estão em setores com altas barreiras à entrada sofrem menos competição dos que a que estão em mercados com baixas barreiras de entrada.
    Fonte: Rennó, 2013.
  • economia de escala é uma barreira de entrada altissíma que não facilitaria muito a entrada de novos concorrentes já que ela produz em alta escala e oferat produtos a baixo custo. 

    Os custo de troca são baixos, ou seja, o comprador se caso quisesse deixar de comprar o seu produto para comprar o do concorrente ele não perderia muito, com isto, facilita a entrada de novos concorrentes. 

  • A questão tratou do tema “Modelos das cinco forças competitivas de Porter”. Para Porter (apud Chiavenato e Sapiro, 2020), cada uma dessas forças contribuem que haja um nível de competividade setorial. A banca pediu para o candidato identificasse qual dos itens abaixo NÃO apresenta uma barreira ao novo entrante no mercado.

    ________________________________(1) NOVOS ENTRANTES 

    (2) FORNECEDORES ____ (5) CONCORRENTES NO MERCADO______((3) COMPRADORES

    ________________________________(4) PRODUTOS SUBSTITUTOS 

    _

    1) AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES. Quando novas organizações entram no negócio, isso força as demais a serem mais eficazes e a concorrerem em um nível mais elevado. Algumas barreiras de entrada (dificultadores de entrada) são as seguintes:

    a) Economia de escala (maior quantidade produzida ao preço final menor); b) Diferenciação (produtos únicos e exclusivos na visão do cliente causam fidelidade); c) Capital (Recursos iniciais); d) Custos de mudança; e) Acesso a canais de distribuição. f) desvantagens de custo independente de escala (refere-se ao jeito que empresa já faz sua produção e suas vantagens já estabelecidas: tecnologia patenteada, localização, acesso à melhor matéria prima, bons fornecedores...); g) Políticas governamentais: regulações; h) Retaliação Prevista: dificuldade que as empresas existentes irão criar para a entrante. Por exemplo: baixar os preços dos produtos próximos ao lançamento dos produtos do novato.

    As outras quatro forças são:

    2) PODER DE BARGANHA OU NEGOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES.

    3) PODER DE BARGANHA OU NEGOCIAÇÃO DOS COMPRADORES.

    4) AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS.

    5) INTENSIDADE DA RIVALIDADE ENTRE OS CONCORRENTES.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:

    A)     INCORRETA. “as economias de escala são altas.”

    Essa é uma barreira para quem estiver entrando.

    B)     INCORRETA. “o capital necessário é alto.

    Novamente, essa é uma barreira para quem estiver entrando.

    C)      CORRETA. “os custos de troca são baixos.

    É uma vantagem pra novos entrantes. Os custos de mudanças altos é que representaria barreiras. Por exemplo, mudança de fornecedores ou treinamento de pessoal de pessoal a um baixo custo facilita a entrada no mercado daquela nova concorrente.

    D)     INCORRETA. “os direitos de propriedade intelectual são restritos”.

    O acesso à tecnologia restrita dificulta é uma barreira a novos entrantes.

    E)     INCORRETA. “o acesso aos subsídios do governo é difícil”.

    Outra barreira. O acesso aos subsídios facilitaria a entrada de novas empresas naquele mercado.

    FONTE: CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. "Planejamento Estratégico: da intenção aos resultados". 4ª ed. São Paulo, Atlas. 2020.

    GABARITO: LETRA C.