SóProvas


ID
1459054
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

O conceito básico de juros, em matemática financeira, é a remuneração paga ou recebida pela utilização de dinheiro numa determinada unidade de tempo. Os juros tanto podem indicar o pagamento por um empréstimo contraído quanto o recebimento por uma aplicação financeira, mas representam sempre o custo de capital, recebido ou pago, considerado como o aluguel pago pelo uso do dinheiro de terceiros.
Nesse enfoque, a maneira de representar os juros para uma unidade de capital é pela taxa

Alternativas
Comentários
  • Taxa Unitaria

  • Por favor alguém

     explica 

  • Representar os juros para uma unidade é fazer com que ele vire um numeral. Exemplo taxa efetiva 12% a.a. é o mesmo que taxa unitária 0,12 a.a.; taxa nominal 9% a.m. é o mesmo que taxa unitária 0,09 a.m.

  • A taxa unitária é encontrada quando você pega uma taxa de juros e a divide por 100.

    Ex: 10% = 10/100 = 0,1

  • A)     Errado. Segundo o livro de Matemática Financeira e Suas Aplicações de Alexandre Assaf Neto, o juro comercial é calculado pelo ano comercial, o qual admite o mês com 30 dias e o ano com 360 dias.

    B)      Errado. A taxa efetiva de juros é a taxa dos juros apurada durante todo o prazo n, sendo formada exponencialmente através dos períodos de capitalização, ou seja, o prazo de capitalização dos juros é o mesmo daquele definido para a taxa de juros. Ex: 3,8% a.m. = 56,45% a.a.

    C)      Errado. A taxa de juros nominal é admitida, geralmente, que o prazo de capitalização dos juros (ou seja, período de formação e incorporação dos juros ao principal) não é o mesmo daquele definido para a taxa de juros. Ex: 36% ao ano capitalizada mensalmente (os prazos não coincidem, o prazo de capitalização é mês e o prazo a que se refere a taxa de juros igual ano (12 meses).

    D)    Errado. A taxa de juros real é a taxa que leva em conta a inflação do período.

    E)     Correto. A taxa de juros unitária centra-se na unidade de capital, dito de outra forma, reflete  rendimento de cada unidade de capital em certo período de tempo.

    Gabarito: Letra “E"

  • A maneira de representar os juros para uma unidade de capital é pela taxa unitária!

    Para se encontrar a taxa unitária de 1,5% é só dividir esse valor por 100 (1,5/100)   o que resulta em  0,015, que é a taxa unitária.

  • RESOLUÇÃO: 

    A taxa de juros pode ser apresentada na forma percentual (ex.: 25%) ou na forma decimal (0,25). Podemos dizer que a taxa de 0,25 corresponde ao valor de juros devidos em UM período por UMA unidade de capital. Esta é a nossa taxa unitária.

    Resposta: E