SóProvas


ID
1459417
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia atentamente as seguintes afirmações:

1. EVA (Sistema de Valor Econômico Adicionado) é um sistema de controle que mede o desempenho em termos dos lucros depois dos impostos menos o custo do capital investido em ativos tangíveis.
2. ABC (Custo baseado nas Atividades ) é um sistema de controle que identifica as várias atividades necessárias para fornecer um produto e alocar os custos de acordo.
3. BSC (Balanced Scorecard) é um sistema de controle administrativo abrangente que equilibra as medidas tradicionais com as medidas do atendimento ao cliente, os processos internos e a capacidade da organização para o aprendizado e crescimento

Quantas delas são verdadeiras?

Alternativas
Comentários
  • EVA (Valor econômico adicionado) ou simplesmente valor adicionado ou, ainda, valor agregado é uma noção que permite medir o valor criado por um agente econômico. É o valor adicional que adquirem os bens e serviços ao serem transformados durante o processo produtivo.

    Em uma empresa, o valor adicionado é a contribuição adicional de um recurso, atividade ou processo para a fabricação de um produto ou prestação de um serviço.

    Em termos macroeconômicos, é o valor dos bens produzidos por uma economia, depois de deduzidos os custos dos insumos adquiridos de terceiros (matérias-primas, serviços, bens intermediários), utilizados na produção.

    A fórmula para o cálculo do EVA é composto por: Lucro Operacional após o Imposto de Renda e Custo de Capital, desta forma:

    EVA= Lucro Operacional após o Imposto de Renda - (Capital Investido x Custo de Oportunidade)

     

    Custeio baseado em atividades ou custeio ABC (Activity Based Costing) é um método de custeio que está baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricação de seus produtos. Esta é uma metodologia desenvolvida pelos professores americanos Robert Kaplan e Robin Cooper em meados da década de 1980, na Universidade de Harvard. Fornece um método para o tratamento dos custos indiretos, através da análise das atividades, dos seus geradores de custos, e dos utilizadores.

    Consiste na identificação, análise e alocação de custos aos processos de uma determinada empresa, visando melhor gerenciar a lucratividade. O uso deste método permite uma melhor mensuração dos custos. Os recursos são atribuídos a cada atividade; em seguida, as atividades são atribuídas a objetos de custo com base no seu uso. O custo baseado em atividades reconhece os relacionamentos de causa dos responsáveis pelos custos das atividades. Também ameniza as distorções provocadas pelo uso do rateio usado na tradicional lógica de absorção dos custos.

     

    Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School (HBS) Robert Kaplan e David Norton, em 1992. Os métodos usados na gestão do negócio, dos serviços e da infra-estrutura baseiam-se normalmente em metodologias consagradas que podem utilizar a TI (tecnologia da informação) e os softwares de ERP (Enterprise Resource Planning) como soluções de apoio, relacionando-a à gerência de serviços e garantia de resultados do negócio. Os passos dessas metodologias incluem: definição da estratégia empresarial, gerência do negócio, gerência de serviços e gestão da qualidade; passos estes implementados através de indicadores de desempenho.