SóProvas


ID
1459684
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Olinda - PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Administração Pública no sentido material, funcional e objetivo enseja a natureza da atividade exercida pelas pessoas jurídicas, órgãos e agentes públicos. Assim, a Administração Pública encarna a própria função administrativa. Logo, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    D)Incorreta, pois o Poder Judiciário só anular (quando há ilegalidade), geralmente a anulação é com efeito ex tunc, quase nunca ex nunc(dali para diante). Revogação é mérito o Judiciário, nem Legislativo podem analisar mérito.

    O efeito ex tunc é aquele que anula um ato na sua origem sem gerar efeito, isso não significa que às vezes não gere ressarcimento,  até para evitar o enriquecimento sem causa da Administração.

    Bons estudos

  • A revogação é conveniência e oportunidade de quem pratica o ato e possui efeitos ex-nunc.

  • Na alternativa b, a palavra "incerta" torna a questão errada... Pois é CERTO que os decretos regulamentares estão insertos (ou inseridos) na função administrativa.

    Creio tratar-se de um erro material na elaboração, mas, ainda assim, não há espaço para esses erros por parte de uma banca, tendo em vista que ela mesma não toleraria tal erro se o encontrasse numa questão discursiva de um candidato a cargo público.

  • Inserta seria o correto na "b" - tal questão não foi anulada ?

  • Que vergonha dessa banca!

  • Incerto (duvidoso, não merece confiança, errado).

  • GABARITO OFICIAL - D

    os atos emanados pela Administração Pública comportam revisão pelo Poder Legislativo e pelo Poder Judiciário que, em suas funções típicas, poderão sempre revogá-los com efeitos ex tunc ou ex nunc, respectivamente.

    (ERRADO )

    _____________

    A revogação é ato privativo da administração, embora o Judiciário revogue SEUS PRÓPRIOS ATOS EM FUNÇÃO ATÍPICA

    DE ADMINISTRAÇÃO.