SóProvas


ID
1459789
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Olinda - PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Quanto aos tributos e suas espécies, analise as proposições seguintes:

I. Um imposto ocorre quando um tributo é instituído, tomando-se como base a situação pessoal do contribuinte, independentemente da atuação estatal a ele referida.

II. A atuação do Estado direcionada a dados contribuintes, de forma cogente, deve ser remunerada por taxas ou contribuições.

III. É espécie tributária cobrada pelo município o ingresso em parques por ele administrados.

IV. A cobrança compulsória de prestação pecuniária realizada para proprietários de imóveis beneficiados por obra pública se denomina contribuição parafiscal.

V. A contribuição de melhoria pode ser instituída por qualquer ente federativo.

Quanto às assertivas acima, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • gabarito - C

    I - certa - imposto (imposição) não depende de serviços ou contraprestação) CTN Art. 16. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.

    II - certa  - (serviço público divisível - taxas CTN Art. 77. As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição

    (Art. 81. A contribuição de melhoria cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado.)

    III - errada (Tarifa (preço público) é cobrança facultativa, devendo ser paga em pecúnia, em decorrência da utilização de serviços públicos não-essenciais, feita indiretamente pelo estado, através de empresas privadas que prestam serviços em nome do mesmo. Apesar de ser similar à taxa, a tarifa não é considerada como uma forma de tributo.)

    IV - errada - (contribuição de melhoria, (Art. 81. A contribuição de melhoria cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado.)

    V - certa - ( CTN - Art. 81. A contribuição de melhoria cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado.)


    espero ter ajudado.

    que Deus nos abençoe.

  • Não considerei a alt. A correta, pois nem todo tributo é instituído observando-se a situação pessoal do contribuinte. Aliás, a instituição de impostos com observância ao pr. da capacidade contributiva do art. 145, par. 1º, CF,  é minoria, pelo fato de muitos dos impostos serem reais. Além disso, quando o enunciado diz "independentemente da atuação estatal a ele referida" dentro do contexto do enunciado, dá-se para entender que houve efetivamente atuacão estatal referente ao contribuinte, mas, mesmo assim, a instituição do imposto se deu devido à situação pessoal do contribuinte. Marquei a alt. B

  • Item III - Trata-se de Preço Público. Preço Público não faz parte da teoria pentapartide.


    Gaba C

  • O item II está errado e no próprio comentário do Benedito está a justificativa. "A atuação do Estado direcionada a dados contribuintes, de forma cogente" é o mesmo que dizer "prestação de serviço específica e divisível em caráter compulsório" e por este motivo não pode ser remunerada por contribuição, como é o caso da COSIP, que não é "direcionada a dados contribuintes", mas um serviço de caráter geral e indivisível (fornecimento de iluminação pública). A resposta correta seria a letra B.

  • Tiago Santana

    Quando a assertiva se refere a "contribuições", o faz de forma genérica, mas acredito que a mesma quis se referir às contribuições de melhoria.

    Taxas e contribuições de melhoria são espécies tributárias VINCULADAS, o que se relaciona com a expressão "direcionada a dados contribuintes"

  • Cogente, na seara jurídica, significa "cumprimento obrigatório de maneira coercitiva" (ex.: norma cogente = norma obrigatória), e não "prestação de serviço específica e divisível" como o colega mencionou. Portanto a II está correta.

    O que me pegou nesta questão foi nº III: "espécie tributária cobrada pelo município o ingresso em parques por ele administrados"

    Ora, se o parque é administrado pelo próprio Município, não há que se falar em tarifa ou preço público pois não há atuação de particular (como no clássico caso dos pedágios...).

    Trata-se de um serviço público específico (preservação do parque) e divisível (cobrado individualmente daqueles que utilizarem) posto à disposição dos usuários (qualquer um pode ir ao parque). Ao meu ver claramente trata-se da espécie taxa. Inclusive diversos municípios cobram taxa para ingresso em parques e santuários.

    Questão passível de recurso (porém sabemos que não adianta)

  • ITEM I INCORRETO! Os impostos reais, tal como o IPVA, levam em consideração tão somente as características do bem, em nada interessando qualquer característica pessoal do proprietário. Questão claramente anulável!!!

  • A alternativa I tá certa sim, quando se fala em "situação pessoal do contribuinte" a intenção é colocá-lo enquanto sujeito com poder de escolha, inclusive para escolher um carro mais ou menos caro.