SóProvas


ID
146167
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-AL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação à regra da responsabilidade objetiva do Estado, julgue o próximo item.

Essa regra não se aplica às entidades da administração indireta que executem atividade econômica de natureza privada.

Alternativas
Comentários
  • CERTOSegundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro, a responsabilidade objetiva do Estado depende da ocorrência dos seguintes pressupostos: "1. que se trate de pessoa jurídica de direito público ou de direito privado prestadora de serviços públicos; (...) 2. que essas entidades prestem serviços públicos, o que exclui as entidades da administração indireta que executem atividade econômica de natureza privada; (...) 3. que haja um dano causado a terceiro em decorrência da prestação se serviço público; (...) 4. que o dano causado por agente das aludidas pessoas jurídicas, o que abrange todas as categorias, de agentes políticos, administrativos ou particulares em colaboração com a Administração, sem interessar o título sob o qual prestam o serviço; 5. que o agente, ao causar o dano, aja nessa qualidade; (...)"
  • CERTO.

    O desenvolvimento de atividade econômica retira a sociedade de economia mista ou a empresa pública do âmbito de incidência do art. 37, §6°,  CF tornando subjetiva a responsabilidade dessas entidades.
  • CORRETO!

    Tais entidades se submetem, nesse caso, às regras do Código Civil.

    Sö se aplica a responsabilidade civil a empresas públicas se elas forem prestadoras de serviço público.

  • As empresas públicas e as sociedades de economia mista podem ser criadas tanto para a prestação de serviços públicos como para a exploração de atividades econômicas. Contudo, apenas as prestadoras de serviços públicos são abrangidas pela teoria da responsabilidade objetiva, o que demonstra que nem todas as entidades integrantes da administração indireta estão expostas à teoria em questão. Adote-se como exemplo de empresa pública exploradora de atividades econômicas a CEF e de sociedade de economia mista o Banco do Brasil. 
  • E as autarquias? Elas fazem parte da administração indireta, certo? São pessoas juridicas de direito público, certo? Então respondem objetivamente!
    § 6º - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.



  • A estatais que exercem atividade economica, tais como as Empresas Públicas e as Sociedades de Economia Mista respondem SUBJETIVAMENTE pelos seus danos.

    CERTO
  • Henrique está correto. A questão generaliza e, portanto, está equivocada.

    Apenas as EPs e SEMs prestadoras de serviços públicos respondem objetivamente. Quanto às empresas estatais exploradoras de atividade econômica aplica-se o regime comum de responsabilidade civil extracontratual, isto é, aplica-se a teoria da responsabilidade subjetiva.

    Contudo, quanto às demais pessoas jurídica que integram a Administração Indireta (Autarquias e fundações públicas de direito público), a estas a responsabilidade extracontratual é sempre objetiva, independentemente de serem prestadoras de serviço ou exploradoras de ativ. economica.

    ps: Eu sei que as autarquias e fundações públicas não são exploradoras de ativ. economica, mas mesmo assim acho que a questão é anulável.

    Me corrijam se eu estiver errado!!
    Bons estudos
  • Administração Direta: Responsabilidade OBJETIVA

    Administração Indireta prestadora de serviço público
     (autarquias / fundações públicas / empresas públicas e sociedades de economia mista que prestam serviço público): Responsabilidade OBJETIVA

    Administração Indireta que executam atividade econômica
     (empresas públicas e sociedades de economia mista que executam atividade econômica): Responsabilidade SUBJETIVA

  • SIMPLES:


    ART.37, PARÁG. 6/CF. AS PESSOAS JURÍDICAS DE DIREITO PÚBLICO E AS DE DIREITO PRIVADO PRESTADORES DE SERVIÇOS PÚBLICOS RESPONDERÃO PELOS DANOS QUE SEUS AGENTES, NESSA QUALIDADE, CAUSAREM A TERCEIROS, ASSEGURADO O DIREITO DE REGRESSO CONTRA O RESPONSÁVEL NOS CASOS DE DOLO OU CULPA.

  • As aulas do professor Dênis França são excelentes. 

  • CORRETA!

    (Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: TRE-BA Prova: Analista Judiciário - Área Judiciária) As entidades da administração indireta que executem atividade econômica de natureza privada não estão sujeitas à incidência da regra da responsabilidade objetiva do Estado. C

  • Com relação à regra da responsabilidade objetiva do Estado, é correto afirmar que: Essa regra não se aplica às entidades da administração indireta que executem atividade econômica de natureza privada.