-
Serviços "uti singuli" ou individuais são aqueles usufruídos direta ou individualmente pelos administrados, como os serviços de telecumucações, transportes públicos, etc.
Serviços "uti universi" ou gerais são aqueles que a administração presta sem usuarios determinados, para atender à coletividade em geral, sem destinatario individuais, como os serviços de iluminação pública, de limpeza pública, de saneamento, etc. São serviços indivisiveis, ou seja, insuscetíveis de serem mensurados na sua utilização e não podem se cobrados mediante taxa.
Dirley da Cunha Junior
-
ERRADO.
Serviços singulares (uti singuli) preordenam-se a destinatários individualizados, sendo mensurável a utilização por cada um dos indivíduos. Exemplo: energia domiciliar e uso de linha telefônica.
Serviços coletivos (uti universi) são aqueles prestados a grupamntos indeterminados de indivíduos, de acordo com as opções e prioridades da Administração, e em conformidade com os recursos de que disponha. Exemplo: iluminação pública, implantação do serviço de abastecimento de água e de rede de esgoto etc.
-
Não querendo ser repetido mas já sendo, achei um conceito didático fácil para "grava"
os serviços "uti universi" de varrição de vias públicas, limpeza de bueiros e bocas-de-lobo e galerias pluviais, além dos de capina periódica e desinfecção de vias e logradouros públicos, com os "uti singuli" de coleta e remoção de lixo domiciliar. São serviços "uti singuli" os utilizados pelo contribuinte individual (beneficia-o individualmente), enquanto que "uti universi" são os que beneficiam a todos, indistintamente, ou seja, a coletividade, não podendo, portanto, ser cobrados individualmente, isto é, de cada contribuinte.
-
Errado
Serviços Públicos:
*Uti singuli ou individual=são aqueles serviços públicos usufruídos individualmente e diretamente pelos cidadãos, como energia. luz, telefone...São serviços públicos mantidos por meio de receitas, taxas ou das tarifas; ou seja, são serviços facultativos.
*Uti universi ou geral= são os serviços públicos, polos quais NÃO se consegue identificar o quanto daquele serviço está sendo utilizado por cada indivíduo em um dado momento (imensurável).
São serviços mantidos pelo Estado a partir da receita dos impostos; ou seja, são serviços obrigatórios, na medida que imposto é um tributo cobrado de forma compulsória e vinculada pela Fazenda Pública, não havendo discricionariedade na cobrança, bem como não fica a mercê de ato voluntário para o pagamento.
-
Errado
A classificação dos serviços públicos levando-se em conta os destinatários podem ser: uti singuli e uti universi.
Uti singuli (individuais): tem usuários determinados e utilização particular e mensurável para cada destinatário (ex.: telefone, água). Devem ser remunerados por taxa ou tarifa e o “corte” do fornecimento é autorizado.
Uti universi (gerais): são prestados sem ter usuários determinados, para atender à coletividade no seu todo, como os de polícia, iluminação pública, coleta de lixo em via pública, calçamento; são indivisíveis; devem ser mantidos por imposto; entende-se que a suspensão do fornecimento é ilegal.
-
QUEM ERRAR UMA QUESTÃO DESSA MERECE APANHAR...
UTI SINGULE -------> SINgular, algo único, individual. ( nao tem nada de coletivo )
UTI UNIVERSI ------> UNIversal, algo abrangente, coletivo, geral ...
-
Errado. O conceito fornecido pela questão refere-se aos serviços uti universi, gerais ou indivisíveis que são aqueles prestados a toda a coletividade, indistintamente, ou seja, seus usuários são indeterminados e indetermináveis e sua utilização não pode ser mensurada por parte de cada usuário. Ex: serviços de iluminação pública e saneamento.
Já os serviços uti singuli, individuais, divisíveis, específicos ou singulares, são prestados a beneficiários determinados e a sua utilização pode ser mensurada por parte de cada um de seus usuários. Ex: fornecimento de energia elétrica, água, serviços de telefonia, etc.
-
uti Singuli é individual e determinado
uti Universi é coletivo e indeterminado
-
Até prova de defensor público era fácil. Tempos bons que não voltam!