SóProvas


ID
1463557
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Borja - RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um gramático contra a gramática 

Língua e Liberdade: por uma nova concepção da língua materna e seu ensino (L&PM, 1995, 112 páginas) do gramático Celso Pedro Luft traz um conjunto de ideias que subverte a ordem estabelecida no ensino da língua materna, por combater, veemente, o ensino da gramática em sala de aula.

Nos 6 pequenos capítulos que integram a obra, o gramático bate, intencionalmente, sempre na mesma tecla ­ uma variação sobre o mesmo tema: a maneira tradicional e errada de ensinar a língua materna, as noções falsas de língua e gramática, a obsessão gramaticalista, inutilidade do ensino da teoria gramatical, a visão distorcida de que se ensinar a língua é se ensinar a escrever certo, o esquecimento a que se relega a prática linguística, a postura prescritiva, purista e alienada ­ tão comum nas "aulas de português".

O velho pesquisador apaixonado pelos problemas da língua, teórico de espírito lúcido e de larga formação linguística e professor de longa experiência leva o leitor a discernir com rigor gramática e comunicação: gramática natural e gramática artificial; gramática tradicional e linguística; o relativismo e o absolutismo gramatical; o saber dos falantes e o saber dos gramáticos, dos linguistas, dos professores; o ensino útil, do ensino inútil; o essencial, do irrelevante.

Essa fundamentação linguística de que lança mão - traduzida de forma simples com fim de difundir assunto tão especializado para o público em geral - sustenta a tese do Mestre, e o leitor facilmente se convence de que aprender uma língua não é tão complicado como faz ver o ensino gramaticalista tradicional. É, antes de tudo, um fato natural, imanente ao ser humano; um processo espontâneo, automático, natural, inevitável, como crescer. Consciente desse poder intrínseco, dessa propensão inata pela linguagem, liberto de preconceitos e do artificialismo do ensino definitório, nomenclaturista e alienante, o aluno poderá ter a palavra, para desenvolver seu espírito crítico e para falar por si.

Embora Língua e Liberdade do professor Celso Pedro Luft não seja tão original quanto pareça ser para o grande público (pois as mesmas concepções aparecem em muitos teóricos ao longo da história), tem o mérito de reunir, numa mesma obra, convincente fundamentação que lhe sustenta a tese e atenua o choque que os leitores ­ vítimas do ensino tradicional ­ e os professores de português ­ teóricos, gramatiqueiros, puristas ­ têm ao se depararem com uma obra de um autor de gramáticas que escreve contra a gramática na sala de aula.

Gilberto Scarton

Considere o excerto a seguir:

Embora Língua e Liberdade do professor Celso Pedro Luft não seja tão original quanto pareça ser para o grande público (...) / tem o mérito de reunir, numa mesma obra, convincente fundamentação que lhe sustenta a tese (...)”

É CORRETO afirmar que a palavra em destaque pode ser substituída, sem prejuízo do sentido original do texto, por:

Alternativas
Comentários
  • Para substituir por qualquer uma das alternativas é necessário adaptar o trexo. No entando (rs), não vejo diferença nos sentidos das das opções. Alguém sabe dizer? 

  • gabarito passível de anulação.

    Significado de No entanto. conjunção Entretanto, contudo, todavia, mas, porém; exprime a ideia de oposição ou de compensação entre duas orações ou dois termos: tentei comprar um carro, no entanto não tinha o dinheiro suficiente; deveria chegar mais cedo,no entanto cheguei atrasado.

    Fonte: https://www.dicio.com.br/no-entanto/

     

    Embora: conjunção concessiva

    5. Usada para introduzir uma frase subordinada e indica oposição a uma outra ideia exposta, mas que não é impeditiva (ex.: embora 

    eu esteja contente com o resultado, acho que podemos fazer melhor). = AINDA QUE, APESAR DE, MESMO QUE, NÃO OBSTANTE

    Fonte: 
    "embora", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/embora [consultado em 05-08-2017].

     

  • mas audrey se vc acertou a questao 6 acima vc viu que ela e de oposiçao eu errei pq nao substitui tudo me deixei levar por uma palavra so pus o tampouco e ficou menos pior sem alterar o resto  mas fiz errado eu concordo com o gabarito

  • banca tosca

  • Se a alternativa B pode substituir, a C e a D também pode, pois todas têm o mesmo valor, dentro deste contexto!!!