- ID
- 1464724
- Banca
- CESPE / CEBRASPE
- Órgão
- SERPRO
- Ano
- 2013
- Provas
- Disciplina
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Assuntos
Júlio foi contratado como porteiro para trabalhar na portaria de um prédio comercial identificando os passantes e liberando o seu acesso, mediante a apresentação de documento de identidade. Após alguns meses da contratação de Júlio, o sistema de acesso de pessoas foi informatizado, câmeras de monitoramento foram instaladas e duas portas de acesso ao prédio foram construídas. Com essas mudanças, o serviço realizado pelo porteiro também foi alterado, passando ele a controlar eletronicamente uma das portas instaladas e a realizar a identificação dos passantes de forma mais detalhada, solicitando dados sobre endereço e profissão. Além disso, Júlio passou a tirar fotografia digital dos passantes, mediante um sistema de webcam, e a observar a permanência de indivíduos suspeitos na entrada principal do prédio.
Considerando a ergonomia no ambiente de trabalho, julgue o item a seguir, relativos à situação hipotética acima descrita.
No momento em que Júlio digitar as informações dadas pelos passantes, sua memória poderá ser acometida por três tipos básicos de erro, quais sejam, erro de transposição (digitar 45.562-125 em vez de 45.526-125), erro de substituição (digitar 5642 em vez de 5762) e erro de conservação (digitar 5667 em vez de 567).