- ID
- 1464727
- Banca
- CESPE / CEBRASPE
- Órgão
- SERPRO
- Ano
- 2013
- Provas
- Disciplina
- Segurança e Saúde no Trabalho
- Assuntos
Júlio foi contratado como porteiro para trabalhar na portaria de um prédio comercial identificando os passantes e liberando o seu acesso, mediante a apresentação de documento de identidade. Após alguns meses da contratação de Júlio, o sistema de acesso de pessoas foi informatizado, câmeras de monitoramento foram instaladas e duas portas de acesso ao prédio foram construídas. Com essas mudanças, o serviço realizado pelo porteiro também foi alterado, passando ele a controlar eletronicamente uma das portas instaladas e a realizar a identificação dos passantes de forma mais detalhada, solicitando dados sobre endereço e profissão. Além disso, Júlio passou a tirar fotografia digital dos passantes, mediante um sistema de webcam, e a observar a permanência de indivíduos suspeitos na entrada principal do prédio.
Considerando a ergonomia no ambiente de trabalho, julgue o item a seguir, relativos à situação hipotética acima descrita.
Segundo a NR-17, Júlio deverá realizar uma pausa de dez minutos a cada cinquenta minutos de trabalho nas atividades de registro dos passantes, tempo de pausa que não deve ser deduzido de sua jornada normal de trabalho.