SóProvas


ID
1468078
Banca
FCC
Órgão
DPE-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Sobre competência constitucional em matéria tributária, é correto afirmar, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    A) Duvidosa essa assertiva, pois segundo o Art. 154 e Art. 195 da CF, cabe exclusivamente à União instituir, mediante lei complementar, impostos e contribuições residuais, logo, poderia ter o rol ampliado

    B) CTN Art. 7º A competência tributária é indelegável, salvo atribuição das funções de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, serviços, atos ou decisões administrativas em matéria tributária, conferida por uma pessoa jurídica de direito público a outra

    C) CF Art. 153 §4 III - O ITR será fiscalizado e cobrado pelos Municípios que assim optarem, na forma da lei, desde que não implique redução do imposto ou qualquer outra forma de renúncia fiscal

    D) ERRADO: Isenção é a dispensa legal do pagamento do tributo devido e esta não é causa de não incidência tributária.

    E) Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre:
    I - transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos;
    II - operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior; (ICMS)
    III - propriedade de veículos automotores

    Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre:

    I - propriedade predial e territorial urbana;

    II - transmissão "inter vivos", a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição;

    III - serviços de qualquer natureza, não compreendidos no art. 155, II, definidos em lei complementar (ISS)


    bons estudos

  • A isenção é hipótese de exclusão do crédito tributário e somente pode ser concedida por meio de legislação  de mesma hierarquia em relação àquela que instituiu o tributo.

  • Típica questão que exige do candidato marcar a "mais" errada... alternativa A também está equivocada, pois o rol pode ser ampliado "ex vi" da competência residual da União.

  • Questão louca! Isenção = a  legislação infra, imunidade = constituição

  • Mano, o menino quer ser servidor público e chama a Constituição da República de vagabunda.

     

    Definitivamente, a CF tem falhas, mas também tem partes muito interessantes, que incorporam várias Convenções de Direitos Humanos.

     

    Todo servidor público deve ter como missão pessoal a concretização da CF e a melhora nas partes em que há falhas. Chamá-la de vagabunda é uma falta de respeito sem tamanho.

     

    Vida longa à república e à democracia, C.H.

  • A competência para a instituição de tributos não são confunde com a competência para a cobrança de tributos

    Abraços

  • Algumas informações sobre o ITR (Imposto Territorial Rural).


    O ITR poderá ser fiscalizado e cobrado pelos municípios, por opção, nos termos da lei, “desde que não implique redução do imposto ou qualquer outra forma de renuncia fiscal” (art. 153, § 4º, III da CF). Nessa hipótese, 100% do produto da arrecadação pertencerá ao município fiscalizador e arrecadador.


    A ressalva da parte final inciso III, do § 4º, do art. 153 da CF é dispensável, pois a delegação para fiscalizar e arrecadar não significa delegação de competência tributária. E só quem detém a competência tributária pode legislar. (UNIÃO)


    O ITR continua na competência impositiva da União porque, consoante já escrevemos, esse imposto tradicionalmente tem sido utilizado como um dos instrumentos de reforma agrária, de política agrícola, seria a expressão mais adequada, desde que saiu da competência impositiva dos municípios para ingressar no âmbito da competência tributária da União, a partir da Emenda nº 18/1965”.


    Fonte: http://ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=12506. Kiyoshi Harada.

  • Tem que responder pela mais errada, pq não sei como examinadores formulam tantas questões mal feitas

  • A alternativa A não está errada uma vez que se refere a à ampliação da COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA e não das modalidades de impostos.

  • A alternativa A não está errada uma vez que se refere a à ampliação da COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA e não das modalidades de impostos.

  • Acabei de assinar este site na modalidade anual, ele está sendo muito útil para mim. Obrigada aos idealizadores. O que seria do mundo se as pessoas não tivessem boas idéias?