-
GAB-CORRETO
Vossa Senhoria é empregado para as demais autoridades e para particulares. O vocativo adequado é: Senhor Fulano de Tal,
No envelope, deve constar do endereçamento:
Ao Senhor
Fulano de Tal
Rua ABC, nº 123
12345-000 - Natal. RN
-
Não entendi
-
Não entendi...
Vossa senhoria = particular de quem se fala.
Sua senhoria = particular com quem se fala.
Logo a questão deveria estar errada, não?
-
Seriam mantidas a correção e a adequação da linguagem se fosse inserido o complemento a Vossa Senhoria imediatamente após a forma verbal “Informo”.
A questão pergunta se seria mantida a correção. Informo ( VTDI ) informo algo a alguém ou alguém de algo. informo a alguém ( a vossa senhoria ) de/sobre/ algo da reunião que será promovida para tratar de convênios...logo seriam mantidas a correção e a adequação da linguagem mesmo inserindo o termo '' a Vossa Senhoria " logo após a forma verbal informo
-
É o contrário, Gabriela:
Vossa senhoria = com quem se fala. (É o pronome de tratamento)
Abraço
-
Vossa Senhoria é empregado para as demais autoridades e para particulares. Notem que o memorando é do controlador geral do estado para José (provavelmente deve ser o chefe do setor), comunicando da ida dos servidores deste departamento à reunião com o diretor.
Vossa excelência = altas altoridades
GAB CERTO
-
No Memorando a Identificação do signatário não se dá pelo uso do cargo ocupado? Sendo assim o texto base apresenta erro e não esta de acordo com as normas do manual de Redação da Presidencia da República.
-
O enunciado informa que "seriam mantidas a correção e a adequação da linguagem se fosse inserido o complemento a Vossa Senhoria imediatamente após a forma verbal “Informo"".
O uso do complemento citado estaria relacionado à regência do verbo "informar": informa algo a alguém.
Desta forma, não há problema em usar o pronome de tratamento, pois o objeto direto é "será promovida reunião em que se tratará dos convênios celebrados por este órgão". O objeto indireto é "Vossa Senhoria".
A resposta é correta.
-
Cuidado Juliana! Se atenha ao comando da questão, ela não pede para vc analisar isso!
Vc está corretíssima, mas a questão não quer saber o que vc afirma, ela apenas quer que vc analise se "Seriam mantidas a correção e a adequação da linguagem se fosse inserido o complemento
a Vossa Senhoria imediatamente após a forma verbal “Informo”."
-
E isso aí COLEGA TAIS K. Tem váaaaaaaaarias questões CESPE que especifica o que quer, independentemente se o texto no todo tem erro... Fik Dik
Ah, no mesmo concurso teve uma questão sobre isso: "Para se adequar ao padrão exigido para memorando, a referência ao destinatário deveria ter sido feita pelo cargo ocupado por José Alves André."
-
Vale lembrar que memorando não possui vocativo mas pode ser usado pronome de tratamento, conforme apresentado nessa questão.
-
Existe crase nesse caso?
-
Civio Couto, não pode usar crase antes de pronome de tratamento. Só há a exceção de usar antes de Senhora, Senhorita e Dona.
-
Juliana, cada macaco no seu galho. Nesta questao, o cespe so perguntou sobre o emprego do OI do verbo informo e da adequacao do pronome de tratamento Vossa Senhoria ao vocativo Senhor. O que esta de todo correto.
Veja que, na mesma prova, o cespe questionou justamente sobre o tratamento pelo cargo:
Para se adequar ao padrão exigido para memorando, a referência ao destinatário deveria ter sido feita pelo cargo ocupado por José Alves André.
Gabarito: certo
Dica: guarde o conhecimento extra para o momento em que ele for requisitado.
-
Entendo que se o enunciado indicasse algo referente a concisão, o item estaria errrado.
-
eu acho que a questão estaria errada pois, a palavra informo dá a entender impessoalidade no texto
-
E a data está centralizada!
-
Boa noite pessoal.
A identificação do Destinatário é pelo cargo, certo? e não pelo seu nome. Marquei Errado por esse motivo!
-
Certo.
O princípio da impessoalidade só será ferido se o documento tiver que ser redigido obrigatoriamente em 3° pessoa.
-
Eu penso que a inserção de Vossa Senhoria seria uma redundância desnecessária...
-
1. Informo A VOSSA SENHORIA que, no próximo dia 25, às 9 horas, na sala de treinamento, será promovida reunião em que se tratará dos convênios celebrados por este órgão.
NÃO ACRESCENTA E NEM DIMINUI NADA....
-
NESTE CASO A QUESTÃO ESTÁ CERTA
Controlador-Geral do Estado : Remetente 1ª PESSOA
Sr. José Alves André: Destinatário 2ª PESSOA
O EMPREGO DO VOSSA SENHORIA NO CORPO DO TEXTO JUSTIFICASSE (VOSSA=VOCÊ)
-
Entendi esse complemento como se fosse um complemento nominal e errei.
-
No memorando não é só o cargo que se coloca, não? Alguém pode me tirar essa dúvida? E no caso do local, não vai ter ou não é obrigatório?
-
TMM, realmente, no memorando, coloca-se somente o cargo e não há o local antes da data.
-
Vossa Senhoria é a forma de tratamento usado para para os casos onde não se usa: Vossa Excelência, V. Magnificência, V. Santidade, V.Eminencia, V. Reverencia ou V. Reverendíssima.
-
este "a" n deveria estar com crase?
-
IINFORMO = VTDI + OD e OI. NO EASY WAY OUT.
-
caramba o povin q fala difícil.... alguns explicam de forma rápida e objetiva... Informo a Vossa Senhora que, ....
INFORMO = VTDI
easy
-
Sabrina Xavier, o a não tem crase porque o artigo não pode vir precedido de pronome de tratamento, salvo em: Senhor (a), Senhorita, Madame e Dama.
-
ao meu ver, devemos observar o enuciado da questão, que faz a seguinte endagação : Seriam mantidas a correção e a adequação da linguagem se fosse inserido o complemento a Vossa Senhoria imediatamente após a forma verbal “Informo”.
RESUMO:
Ao lermos, temos a certeza de que o Sr. José Alves André é um servidor daquele orgão, e pelo Manual de Redação da Presidência da República os servidores estão inseridos como Vossa Senhoria.
e somente...
pessoas deixando comentários que não tem nem uma coerência com o assunto , que é de pronomes de tratamento. Se fosse crase o enuciado da questão argumentava algo sobre.
-
Li "Vossa excelência" kkk ô falta de atençããããooooo ;@
-
Agora virou putaria no CESPE
vamos redigir memorandos na 1º p. s.que vai estar adequado a linguagem