SóProvas


ID
1468555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com relação a evidências e achados de auditoria, comunicação de resultados e monitoramento, supervisão e controle de qualidade, julgue o item seguinte.

Os achados de auditoria e a comparação entre uma situação observada e os critérios fixados servem para comprovar as evidências, que são dispostas na matriz de responsabilização.

Alternativas
Comentários
  • Comentários:

    As evidências estão dispostas na Matriz de Achados e não na de Responsabilização.

    Gabarito Preliminar: E – Concordo com o gabarito.

    Fonte:http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/auditoria-cge-pi-prova-comentada/

  • Contribuindo...

    Matriz de Achados - Documento que estrutura o desenvolvimento dos achados, explicitando, para cada um, a situação encontrada, o critério adotado, as causas, os efeitos, as evidências e as propostas de encaminhamento.

    Matriz de Responsabilização - Documento que permite a verificação da responsabilidade pelo achado. Apresenta, para cada achado, o nome e a função ou a razão social do responsável, a conduta por ele praticada, o nexo de causalidade entre a conduta e o achado, e a análise da culpabilidade. 

    FONTE: http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/fiscalizacao_controle/normas_auditoria/BTCU-ESPECIAL-02-de-03-02-2010%20Padr%C3%B5es%20de%20Auditoria%20de.pdf

  • pra mim o erro é que um achado de auditoria é a comparação baseado na situação atual e o que era pra ser (definido na matriz de planejamento). Tudo isso, apoiado em evidências.

  • ERRADO


    As evidências são utilizadas para comprovar os achados e não o inverso, além disso na matriz de responsabilização são apresentados os achados correspondentes aos responsáveis.



  • ERRADO

    Os achados de auditoria é a comparação entre uma situação observada e os critérios fixados / servem para comprovar as evidências/ que são dispostas na matriz de responsabilização.

     

    OBS:

    Evidências são elementos essencias e comprobatórios do achado. Situada na matriz  de achados

    Eventual discrepância entre a situação existente e o critério, originará o achado. Situado na matriz de planejamento

  • GABARITO ERRADO

    Evidências provam o achado e não o contrário.

    A matriz de responsabilização é utilizada quando o achado for uma irregularidade. O correto seria Matriz de achados.

    Bons estudos

  • Com relação a evidências e achados de auditoria, comunicação de resultados e monitoramento, supervisão e controle de qualidade, julgue o item seguinte.

    Os achados de auditoria e a comparação entre uma situação observada e os critérios fixados servem para comprovar as evidências, que são dispostas na matriz de responsabilização.

    GAB. "ERRADO".

    ----

    A matriz de achados é importante para a correta elaboração do relatório de auditoria, pois dispõe, de forma estruturada, os achados, suas evidências, causas e efeitos, elementos que compõem os capítulos principais do relatório. É possível verificar, por exemplo, se os achados são suportados por evidências confiáveis e suficientes; se as medidas propostas são adequadas e se incidem sobre as causas dos problemas que se pretende corrigir; e se as questões de auditoria foram respondidas.

    Conforme definido na Portaria Adplan n. 1/2010 (BRASIL, 2010, p. 26), a matriz de responsabilização permite a verificação da responsabilidade pelo achado e deve ser preenchida sempre que houver achados que se constituam em irregularidades, cuja proposta de encaminhamento seja pela audiência ou citação de responsáveis, e somente para esses achados. Caso não hajam achados ou estes não constituam irregularidades, a matriz não deve ser preenchida.

  • 98. Durante a fase de execução, a equipe de auditoria deve aplicar os procedimentos previstos na matriz de planejamento em busca de achados, desenvolvendo-os na matriz de achados.

    99. Achado de auditoria é qualquer fato significativo, digno de relato pelo auditor, constituído de quatro atributos essenciais: situação encontrada (ou condição), critério, causa e efeito. Decorre da comparação da situação encontrada com o critério e deve ser devidamente comprovado por evidências.

    Fonte: Normas de Auditoria do TCU - NAT

  • Eita mistura doida!

    Na verdade, a comparação entre a situação observada e os critérios (i) junto com as evidências (ii) é que servem para comprovar os achados (iii). A banca misturou tudo. Por isso, questão errada. 

    Além disso, os achados são colocados na matriz de achados (e não na matriz de responsabilização). 

    A matriz de responsabilização serve para outra coisa: para sistematizar a conduta, o nexo de causalidade e a culpabilidade do agente quando o Tribunal de Contas está considerando responsabilizar o gestor.

    Resposta: Errado

  • As pessoas podiam ser mais objetivas nos comentários, a galera quer dar uma aula.

  • Vários erros na questão:

    ERRO 1:

    "Os achados de auditoria comparação entre uma situação observada e os critérios fixados (...)" --> NÃO FAZ SENTIDO USAR "E", porque achados de auditoria SÃO justamente a comparação entre a situação observada e os critérios fixados

     

    ERRO 2: 

    "Os achados de auditoria (...) servem para comprovar as evidências" --> É O CONTRÁRIO! São as evidências que comprovam os achados!

     

    ERRO 3:

    "Os achados de auditoria (...) servem para comprovar as evidências, que são dispostas na matriz de responsabilização" --> pela conjugação de "dispostas", observa-se que a referência é "evidências"; as evidências NÃO são apresentadas na matriz de responsabilização, mas sim na matriz de achados.

     

    Pelos manuais do TCU, segue o conteúdo de cada matriz:

    MATRIZ DE ACHADOS:

    Situação encontrada

    Critério

    Evidências e análises

    Causas

    Efeitos 

    Boas práticas

    Recomendações e determinações

    Benefícios esperados

     

    MATRIZ DE RESPONSABILIZAÇÃO:

    Achado

    Responsável

    Período de exercício

    Conduta

    Nexo de causalidade

    Culpabilidade

    FONTE DO COLEGA: nsf