SóProvas


ID
1468669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à evolução da administração pública.

Para a administração pública, governabilidade e governança são sinônimos e se referem, como conceito, às condições e à legitimidade do governo perante a sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Governabilidade é o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder. Compreende a forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação. Diz respeito à capacidade política de decidir. A Governabilidade expressa a possibilidade em abstrato de realizar políticas públicas.


    Governança é a competência do governo de praticar as decisões tomadas ou, em outras palavras, a capacidade de governo do Estado. Envolve a disposição institucional pela qual a autoridade é exercida, de modo a propiciar as condições financeiras e administrativas indispensáveis à execução dos arranjos que o governo adota.

    Fonte: http://www.fatoreal.blog.br/artigos/a-diferenca-entre-governanca-e-governabilidade/

    Bons estudos ;)

  • De acordo com o PDRAE (1995), governança é a capacidade de governar, implementando leis e politicas públicas.

  • Um exemplo de Governança e Governabilidade em Brasília, seria:

    Governança: Arruda (seria a Governabilidade + Excelente administração da máquina pública)

    Governabilidade: Agnelo (está ligada a legitimidade)

  • ERRADA

    Governabilidade é o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder.Compreende a forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação. Diz respeito à capacidade política de decidir. A Governabilidade expressa a possibilidade em abstrato de realizar políticas públicas. 

    Governança é a competência do governo de praticar as decisões tomadas ou, em outras palavras, a capacidade de governo do Estado. Envolve a disposição institucional pela qual a autoridade é exercida, de modo a propiciar as condições financeiras e administrativas indispensáveis à execução dos arranjos que o governo adota. 

    Nota-se, portanto, que Governabilidade tem a ver com estrutura e Governança com processo. A primeira significa a existência de um arcabouço político, jurídico e social que permita a elaboração e o implemento de políticas públicas. A segunda, a capacidade do governo de bem administrar, articular os diversos interesses existentes e efetivamente implantar essas políticas.

    ____________________________//___________________________________________ 

    Técnico de Nível Superior MDS 2006) O termo governabilidade está associado às condições políticas de gestão do Estado, enquanto governança refere-se às condições administrativas de gestão do aparelho estatal. 

    GABARITO CERTA

    https://www.editoraferreira.com.br/.../1/.../LucianoOliveira_toque_37.pd...

  • “governança é a maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos sociais e econômicos de um país visando o desenvolvimento, e a capacidade dos governos de planejar, formular e programar políticas e cumprir funções”. (http://www.significados.com.br/governanca/)


    Governabilidade - s.f. Característica daquilo que é governável. 
    Circunstância que denota estabilidade social, finaceira, política e possibilita ao poder executivo exercitar suas funções para governar de forma estável. (Etm. governável + (i)dade)

    http://www.significados.com.br/?s=governabilidade

  • São dois termos que não se confundem, pois são distintos entre si, senão vejamos a diferença: enquanto a Governabilidade é a capacidade de identificar necessidades e anseios sociais e transformá-los em políticas públicas que produzam resultados na sociedade, dando respostas efetivas aos problemas que pretende enfrentar, Governança seria certamente a capacidade de ação que o Estado possui para implementação das políticas públicas e no atingimento dos objetivos coletivos.
    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/governanca-x-governabilidade-diferencas-objetivas/50502/

  • Governabilidade: O governo pensa em fazer, ou seja, planeja, faz as articulações políticas com a oposicão, etc..

    Governança: É o agir do governo, enquanto na governabilidade ele, governo, planejava, pensava em fazer, na governança ja há ação voltada para a execução, para a concretização do ato.

  • MACETE:


    GovernabilidadE  --> Esperar agir

    GovernançA --> Agir

  • Governança: a eficiência do Estado, a maneira pela qual o governo exerce seu poder, processo decisório


    Governabilidade: a capacidade política do governo de tomar decisões, forma de governo


    Fonte: http://www.portal-administracao.com/2015/04/governanca-governabilidade-accountability.html

  • Governabilidade diz respeito às condições de legalidade de um determinado governo para atentar às transformações necessárias, enquanto que governança está relacionada à capacidade de colocar as condições da governabilidade em ação. Governabilidade e governança dizem respeito à democracia e cidadania, não a projeto de poder. No entanto, deploravelmente o Brasil apresenta um vício de raiz, que emperra as significações.

    O termo governança, originado do inglês g o v e r n a n c e, no sentido de regulação social com vistas à governabilidade, vincula-se à probabilidade normativa de “bom governo”, no sentido da participação, eficácia, inovação, confiabilidade, como condições para evitar métodos de pirataria nos governos: tais como o clientelismo, favorecimentos imorais, corrupção, etc. Seria então, controlar as políticas do governo, sem ser incriminado de ingerência no plano político e social, transformar o ato governamental em ação pública, o ambiente governamental em espaço público, para articulação das ações do governo, questionando a governança através da demarcação do alcance da governabilidade, imperando aí o consenso controlado. 

    http://educador.brasilescola.uol.com.br/politica-educacional/governabilidade-governanca.htm

     

  •  

    Errada.

    Governança é a capacidade de implementar eficientemente as politicas publicas.

    Governabilidade é o direito de representar os interresses do povo.

  • Governança: Capacidade do Governo de implementar de forma eficiente políticas públicas.

    Governabilidade: Poder para Governar

                               " O Governo brasileiro não carece de Governabilidade e sim de Governança"

     

    0 governo brasileiro não carece de "governabilidade", ou seja, de poder para governar, dada sua legitimidade democrática e o apoio com que conta na sociedade civil. Enfrenta, entretanto, um problema de governança, na medida em que sua capacidade de implementar as políticas públicas é limitada pela rigidez e ineficiência da máquina administrativa.
     

    Administração Geral e Pública, Giovanna Carranza

  • Em termos gerais, nós podemos definir a governança como a maneira pela qual o governo exerce seu poder, ou ainda o modo como é administrado os recursos sociais e econômicos de um país. Resumindo, governança é a capacidade de um governo planejar, formular, programar e cumprir funções, pois se relaciona intimamente com a ação e a execução de decisões.

     

    Apesar da governança englobar algumas dimensões presentes na governabilidade ela ainda vai mais além, pois se refere ao modus operandi das políticas governamentais, que inclui questões do processo decisório, do financiamento de políticas, e do alcance dos programas de governo, porém, não se restringindo apenas aos aspectos gerenciais e administrativos do Estado

  • De forma bastante sintética, pode-se dizer que:

    Governabilidade: capacidade política

    Governança: capacidade gerencial, financeira, administrativa

     

    Portanto, assertiva incorreta!

  • O erro ocorre ao usar a palavra CONDIÇÕES, que na verdade o certo seria CAPACIDADE.

     

    ERRADO - "...e se referem, como conceito, às condições e à legitimidade do governo perante a sociedade."

    CORRETO -"...e se referem, como conceito, às capacidade e à legitimidade do governo perante a sociedade".

     

    Governabilidade ==>  capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade.

     

    Governança ==>capacidade de governar, capacidadede decidir e implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população.

  • Gab. ERRADO

     

    Governabilidade-> Capacidade legítima do Estado, ou seja, de governar.

     

    Governança-> Diz respeito às condições adjetivas ou instrumentais, relacionadas à maneira pela qual o poder é exercido. É o processo de tomada de decisão.

     

    fonte: Administração Geral e Pública - Elisabete de Abreu e Lima Moreira.

  • Para a administração pública, governabilidade e governança são sinônimos e se referem, como conceito, às condições e à legitimidade do governo perante a sociedade. ERRADO.

     

    Governalbilidade e governança não são sinônimos, pois:

    Governabilidade: legitimidade

    Governança: implementação de políticas públicas

     

  • A governança de órgãos e entidades da administração pública envolve três funções básicas, alinhadas às tarefas sugeridas pela ISO/IEC 38500:2008

    : a) avaliar o ambiente, os cenários, o desempenho e os resultados atuais e futuros;

    b) direcionar e orientar a preparação, a articulação e a coordenação de políticas e planos, alinhando as funções organizacionais às necessidades das partes interessadas (usuários dos serviços, cidadãos e sociedade em geral) e assegurando o alcance dos objetivos estabelecidos;

    e c) monitorar os resultados, o desempenho e o cumprimento de políticas e planos, confrontando-os com as metas estabelecidas e as expectativas das partes interessadas.

    http://www.fazenda.gov.br/pmimf/institucional/download-de-arquivos/governanca-publica-tcu.pdf

  • ERRADA

     

    GOVERNABILIDADE -------------------------> CAPACIDADE POLÍTICA DE GOVERNAR.

     

    GOVERNANÇA --------------------------------> CARÁTER MAIS AMPLO QUE A GOVERNABILIDADE. CAPACIDADE ADMINISTRATIVA DE EXECUTAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS

     

  • Governabilidade é o poder de convencimento ( credibilidade) 

    Governança é a capacidade de gestão. ( executar)

  • Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
  • Resultante da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade, a governabilidade implica a capacidade governamental de realizar políticas e a promoção da accountability.

    Governança representa a capacidade de um governo para formular e implementar suas decisões. Só lembrar de liderança.

  • Gab: ERRADO

    GOVERNABILIDADE, legitimidade, poder para governar.

    GOVERNANÇA, execução de políticas públicas, gestão.

    E eles não são sinônimos, leve para a prova !!

  • Gabarito: Errado ( Não são sinônimos!)

    Governabilidade: legitimidade para governar.

    Governança: capacidade para implementar políticas públicas.

  • Governabilidade e Governança não são sinônimos.

  • Não são sinônimos e não se confundem.

    Governabilidade: é a capacidade política de governar, derivada da legitimidade exercida pelo governo e do grau de exercício da autoridade política para fazer acontecer as decisões.

    Governança está relacionada à capacidade do governo de formular e implementar políticas públicas. A governança é um instrumento, meio e forma através da qual o governo exerce sua governabilidade.

  • ERRO 1: não são sinônimos!

    ERRO 2: é somente a governança que se refere, como conceito, às condições e à legitimidade do governo perante a sociedade.

    ERRADO

  • Segundo o Banco Mundial, governança é a “maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos econômicos e sociais do país, com vistas ao desenvolvimento". Além disso, segundo Bresser Pereira (1995), governança é a capacidade de implementar de forma eficiente políticas públicas.

    Por outro lado, governabilidade refere-se às condições sistêmicas do exercício do poder e envolve características do sistema político e do sistema partidário. Ademais, durante a proposta do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, em 1995, Bresser Pereira ressaltou que: “O governo brasileiro não carece de “governabilidade", ou seja, de poder para governar, dada sua legitimidade democrática e o apoio com que conta na sociedade civil. Enfrenta, entretanto, um problema de governança, em que sua capacidade de implementar as políticas públicas é limitada pela rigidez e ineficiência da máquina administrativa".

    Em face do exposto, verifica-se que a questão em análise aborda o conceito de governabilidade, o qual não é sinônimo de governança. Portanto, a questão está errada.


    Fonte:

    BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, 1995.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Governabilidade e Governança não são sinônimos, só gravar isso, que mata a maioria das questões desse assunto.