SóProvas


ID
146896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A cultura organizacional dispõe de indicadores importantes que
o administrador deve sempre acompanhar, visto que o bom
convívio interno contribui para que as empresas enfrentem um
mercado cada vez mais competitivo. A respeito da gestão de
recursos humanos focada na cultura organizacional, julgue os
itens que se seguem.

Ao se comparar a cultura organizacional predominante entre os japoneses e a dos norte-americanos, verifica-se que ambas valorizam muito a hierarquia.

Alternativas
Comentários
  • CERTO - Tanto os japoneses quanto os americanos valorizam muito a questão da hierarquia.Uma das teorias mais conhecidas da Administração, é a teoria desenvolvida pelo americano Henri Fayol, onde um dos princípios é a defesa incondicional da estrutura hierárquica. Este modelo, que levou empresas americanas como a GE, a Ford e a GM para o sucesso no século XX, é utilizado até hoje, baseado justamente em sua aplicação bem sucedida.Já os japoneses valorizam a hierarquia por simples questões culturais, já que desde a base até o topo de sua sociedade, todos os valores éticos baseiam-se no respeito à hierarquia. A posição social e hierárquica são fatores importantes em todas as relações interpessoais japonesas.
  • Apenas uma retificação em relação ao comentário da colega Henry Fayol é francês, não americano.
  • Henri (ñ Henry) Fayol.. ele era realmente francês..

     

    Jules Henri Fayol (Istambul, 29 de Julho de 1841 — Paris, 19 de Novembro de 1925)

    foi um engenheiro de minas francês e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração e autor de Administração Industrial e Geral (título original: Administration industrielle et générale - prévoyance organisation - commandement, coordination – contrôle).

    Fonte: Wikipedia

  • Errar é humano.

    Sobre a questão, se for considerar a hierarquia é valorizada no mundo todo. O termo muito, que é relativo, pode anular esta questão, veja que as teorias como downsizing, APO e outras vem dos EUA, a qulidade total e o JIT vieram do Japão, com muita autonomia. Assim valorizam muito menos que os Chineses.

    Se fosse só valorizam a hierárquia, beleza.

  • Com base em quê os caras afirmam que esta questão é certa? Não se pode generalizar. Além do mais, as teorias clássicas e da administração científica são consideradas ultrapassadas. A determinação da hierarquia vai depender do tipo de organização e das pessoas que dela fazem parte. Eu me nego a aceitar esse gabarito e olha que é difícil eu me negar a fazer isso.
  • A questão fala que a hierárquia é PREDOMINANTE nos 2 países, isso não está generalizando nada!
    Portanto, questão CORRETA!
  • Enfim... nem americano nem francês... Fayol era mesmo turco! :-)
  • Errei sim, mas tô de pé.


    Encontrei um sítio com a explicação: http://goo.gl/Xp6mQ5

  • Essa é a atitude, Vanessa - IPD!

    E obrigado pelo link! :D

  • Japonesa -    valorizam a hierarquia e a decisão coletiva.

    Americana - valorizam  a hierarquia e a decisão individualizada.

    Latina -         valorizam a hierarquia e a decisão é sempre do chefe.

    Andréa Ribas

  • Ao se comparar a cultura organizacional predominante entre os japoneses e a dos norte‐americanos, verifica‐se que ambas valorizam muito a hierarquia.

     

    CORRETO.

  • Francês, Americano ou Turco (que, de fato, é sua nacionalidade), o que importa é que FAYOL é um dos causadores de toda nossa tormenta nesse estudo. Hiahiouahiauhoaiha

  • Gabarito: Certo.

    A assertiva foi muito contestada, pois alguns candidatos pensaram: Os japoneses valorizam mais a hierarquia que os americanos! Mas ambos valorizam a hierarquia, tornando a questão correta, apesar de meio confusa a princípio.

     

    https://www.euvoupassar.com.br/arquivos/material/Questoes_MPU_ADM_02.PDF

  • O enunciado descreve corretamente uma das semelhanças que existe entre as culturas organizacionais em empresas japonesas e norte-americanas.

    Gabarito: Certo