-
Repartições públicas apresentam hierarquia o que é típico da classificação mecanicista.
-
De acordo com Maximiano (2004), as definições dos modelos de organização são as seguintes:
a) Mecanicista: é similar a organização burocrática descrita por Max Weber, procuram imitar o funcionamento de uma máquina.
b) Orgânico: diferencia-se do modelo burocrático, na busca de um comportamento dinâmico, que tem capacidade de se adaptar, mais parecido com os organismos vivos.
RESPOSTA: Errada
-
Eu acredito que seja mecanicista pois a estrutura administrativa do setor público é rígido, mecânico e burocrático, ou seja, segue todo um ritual pré-determinado com base nas leis não havendo muitas margens para modificação do seu próprio sistema em função de alguma mudança de mercado, por exemplo. Inclusive é chamada, popularmente, "máquina administrativa".
-
Segundo Maximiano:
A Cultura Mecanicista é adequada a condições ambientais relativamente estáveis. As tarefas são especializadas e precisas. A hierarquia de controle é bem definida. A responsabilidade pela coordenação, assim como a visão de conjunto, pertencem exclusivamente à alta administração. A cominucação vertical é enfatizada. Organizações deste tipo valorizam a lealdade e obediência aos superiores.
A Cultura Orgânica adapta-se a condições instáveis, a ambientes com os quais a organização não tem familiaridade. Ambientes assim oferecem problemas complexos que não podem ser resolvidos por pessoas com especialidades tradicionais. Por isso, nos sistemas orgânicos, há contínua redefinição de tarefas. Ninguém é especialista em nada, ou todos são especialistas em tudo. A naturea cooperativa do conhecimento é enfatizada, não a especialização. Preferem-se a interação e a comunicação de natureza informativa (em lugar de ordens), o que cria alto nível de comprometimento com as metas da organização. Os organogramas são de pouca utilidade para descrever as tarefas das organizações do tipo orgânico. Muitas vezes, elas não têm organogramas.
-
As organizações que adotam o modelo diretivo/autoritário são denominadas mecanicistas.
As organizações que seguem o modelo participativo são chamadas de orgânicas.
Modelo diretivo: autoridade, hierarquia e obediência.
Modelo pariticipativo: autogestão, disciplina e autonomia.
Um abraço!
-
Para Maximiano existem dois modelos principais de Organização:
a) Mecanicista: Organizações Hierarquizadas, Burocráticas, Especializadas e adequadas a condições ambientais estáveis.Ênfase nas regras.
b) Orgânica : Organizações flexíveis, com redefinição contínua de tarefas e organogramas de pouca utilidade.Adequadas a condições ambientais dinâmicas.Ênfase nas pessoas.
-
Questão muito fraca.
Não dá pra generalizar as coisas nessa matéria de Adm. Púb. A falta de visão sitêmica desses examinadores do CESPE é tão grande que eu duvido muito que seja um especialista na área que realmente faça as provas.
Não é toda repartição pública que se enquadra na classificação mecanicista.
Além disso, quando estudamos as matérias de Adm. Púb., qual é um dos primeiros conceitos aprendidos? O da importância da administração gerencial para a Adm. Púb. contemporânea. Ora, o que o pardigma gerencial quer implementar na Adm. Púb. é justamente uma estrutura mais flexível, criativa, que fuja da visão rotinizada e centrada nos processos burocráticos; é preciso inovar para continuamente melhor atender as necessidades do cliente/contribuinte. Existe a necessidade de haver uma hierarquia mais clara na Adm. Púb.? Sim. Há uma estabilidade maior nos processos característicos da Adm. Púb.? SIm. Mas isso dá conta apenas de alguns aspectos da Adm. Púb. atual, de modo que é imprudente e precipitado classificar as repartições públicas como mecanicistas, ainda que como regra geral.
-
Pessoal,
Eu acredito que o erro está no fato do item ter generalizado. Na realidade, deve-se ter em mente que não existem organizações totalmente orgânicas ou mecanicistas. Lembrem-se: existe um continuum em que nas extremidades estão cada uma dessas duas características; as organizações sempre irão pender para um lado, mas nunca deixaram de ter alguma característica do lado oposto.
Essa é uma dica muito importante que aprendi com a professora Giovana do "eu vou passar".
-
CERTA. Pq?
Dica: Vc's estão fazendo prova do Cespe, então aja, pense e viva como um CESPIANO.
(Ano: 2007 / Banca: CESPE / Órgão: TCU /Cargo: Analista de Controle Externo - Auditoria Governamental)
As repartições públicas são organizações caracterizadas pela cultura mecanicista, típica de um funcionamento sempre igual e sujeitas a regras estritas. É a cultura adequada a condições instáveis, a ambientes com os quais a organização não tem familiaridade, nas quais a natureza cooperativa do conhecimento é mais importante que a especialização.
CERTO
-
Mecanicista x Orgânica
Vamos voltar mais um pouco e lembrar das características que evidenciam cada tipo de organização.
Mecânica
Especialização do trabalho
Papéis determinados com tarefas específicas
Hierarquia reforçada
Centralização
Padronização de tarefas
Símbolos de status e poder
Controles burocráticos
Orgânica
Coordenação e equipes multifuncionais
Mecanismos de integração complexos
Papéis complexos e fluidos
Descentralização e autonomia
Organização baseada em competência entre pares
Controles “frouxos”
http://adm-manager.blogspot.com.br/2009/09/mecanicista-x-organica.html