SóProvas


ID
1473124
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Caieiras - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Conceito relativo à forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E) Organizar é o processo de alocar pessoas e outros recursos para atingir um objetivo. Envolve tanto a divisão de trabalho como a coordenação desses trabalhos para alcançar um resultado desejado.
    O processo de organização define quem deve fazer o quê, quem é responsável por quem e como as diferentes partes da organização devem se relacionar e trabalhar juntas.
    Assim, poderíamos dizer que a estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões de uma empresa ou organização.

  • Estrutura Organizacional

     

    Organizar é o processo de alocar pessoas e outros recursos para atingir um objetivo. Envolve tanto a divisão de trabalho como a coordenação desses trabalhos para alcançar um resultado desejado.

    O processo de organização define quem deve fazer o quê, quem é responsável por quem e como as diferentes partes da organização devem se relacionar e trabalhar juntas. Assim, poderíamos dizer que a estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões de uma empresa ou organização.

     

    Rennó, Rodrigo  Administração geral para concursos / Rodrigo Rennó. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

     

     

     

    Suas crenças não fazem de você uma pessoa melhor, mas suas atitudes sim.

  • GABARITO E

    É a maneira pela qual as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas. Constitui a arquitetura ou formato organizacional que assegura a divisão e coordenação das atividades dos membros da organização. Ela se refere à configuração dos órgãos e equipes da organização.

    Fonte: Giovanna Carranza

  • Estilo organizacional: O estilo de liderança que é exercido na empresa define os métodos e horários de trabalho e é a base para o cumprimento das metas corporativas. Estes são 5 desses estilos de liderança:

    1. Liderança inata:

    Refere-se ao tipo de liderança exercida por algumas pessoas, apesar do fato de que, às vezes, elas não pertencem à alta administração da empresa. Essas pessoas nem sempre são catalogadas como líderes, mas suas habilidades comunicativas e motivacionais dentro da empresa os distinguem de outros colaboradores.

    2. Liderança carismático:

    É uma pessoa com aptidões inatas de sugestão, atração e inspiração para o resto da equipe. Sua maneira de comunicar com os colaboradores é enérgica e entusiasta, transmite segurança e confiança em cada uma de suas decisões e gera uma satisfação entre os funcionários que fortalecem a produtividade.

    3. Liderança participativa:

    O líder tem a última palavra, mas sempre leva em consideração as opiniões de sua equipe para tomar decisões. Através deste estilo, os funcionários são feitos para se sentir valorizados e levados em consideração, o que aumentará sua motivação e produtividade.

    4. Liderança transformacional:

    Caracteriza-se por um líder carismático que coloca os interesses de grupo antes de seus personagens e que se torna fonte de confiança e inspiração para seus colaboradores e, ao mesmo tempo, precisa que eles se sintam apoiados incondicionalmente ao tomar decisões.

    5. Liderança absoluta:

    É a oposição total à liderança participativa, o poder absoluto é concentrado em uma única pessoa e não admite qualquer objeção às suas decisões nem às suas indicações sobre os tempos e as formas de desempenhar as tarefas na organização.

    cultura organizacional se refere a um conjunto complexo de valores, crenças e ações que definem a forma como uma organização é conduz seu negócio. A junção dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores – as chamadas competências, unem-se de tal forma que aquela organização passa a ter uma identidade própria. Os propósitos, ideais, diferenças e valores que surgem dessa união podem ser chamados de competências organizacionais. Existem dois tipos, as técnicas que se dividem em conhecimento (saber teórico) e habilidade (saber fazer) e Atitude que está ligada ao ser (ex: ser criativo, flexível, comunicativo).

    Os Valores organizacionais são aquilo que os seus membros compartilham e cultivam diariamente dentro da sua organização, sendo levado em consideração em seus comportamentos. É isso que diferencia uma organização das outras.

    Estrutura organizacional é a maneira pela qual as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas. Constitui a arquitetura ou formato organizacional que assegura a divisão e coordenação das atividades dos membros da organização. Ela se refere à configuração dos órgãos e equipes da organização.

  • GAB E

    Estrutura Organizacional define como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas. Existem seis elementos básicos a serem focados pelos administradores quando projetam a estrutura das suas organizações. Esses elementos são: A especialização do trabalho, a departamentalização, a cadeia de comando, a amplitude de controle, a centralização e descentralização e a formalização.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)