-
ESTRUTURA HORIZONTAL
A estrutura informal está presente em todas as organizações. É uma rede de relacionamentos não oficiais, mas muito importantes, que moldam os relacionamentos entre os ocupantes da organização.
Portanto, se a estrutura informal fosse desenhada, mostraria quem fala com quem, quem tem amizade ou inimizade com quem etc. Assim sendo, indicaria então todos os relacionamentos espontâneos dentro da organização, não dependentes do cargo oficial.
Rennó, Rodrigo Administração geral para concursos / Rodrigo Rennó. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
Viva a sua vida e ignore a negatividade. Não deixe ninguém roubar a sua felicidade.
-
GABARITO C
Estrutura Vertical(Modelo Mecanicista)- centralização das decisões; forma burocrática; autoridade centralizada, hierarquizadas, mais rígidas, regras e procedimentos padronizados, divisão de trabalho, amplitude administrativa estreita e meios formais de coordenação
Estrutura Horizontal (Modelo Orgânico)- mais achatadas e flexíveis, descentralização de decisões, adhocráticos, adaptativos, mais horizontais, poucas regras e procedimentos, pouca divisão do trabalho,amplitudes administrativas maiores e mais meios pessoais de coordenação.
Fonte: Giovanna Carranza
-
-
LETRA C CORRETA
1. Processos verticais → envolvem fluxos de “cima para baixo” ou de “baixo para cima”. Ex.: o processo de planejamento estratégico inicia-se na cúpula e é desdobrado até o seu nível operacional. Outros exemplos são: processo de orçamento e de orientação.
----------------
2. Processos horizontais → acompanham o fluxo do trabalho. São todos os processos principais (ou de negócio) que geram produtos e serviços. São eles que integram as diversas áreas e profissionais da empresa na produção dos bens e possibilitam a satisfação dos clientes finais