SóProvas


ID
147532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em decisão histórica, a reunião da Assembleia Geral da
Organização dos Estados Americanos (OEA), em junho de 2009,
tornou sem efeito a resolução que excluía Cuba do Sistema
Interamericano de Nações. Passaram-se 47 anos de isolamento
desde a reunião de Punta Del Este (Uruguai), em 1962, quando
foi oficializado o afastamento da ilha.

Folha de S.Paulo, Caderno Fovest, 16/6/2009, p. 6 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o
tema por ele focalizado, além do atual cenário americano, julgue
os itens seguintes.

O atual presidente norte-americano, Barack Obama, demonstra disposição em mudar o comportamento de seu país em face de Cuba, relação que se tornou conflituosa desde a adoção do socialismo pelo regime castrista.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA! A REVOLUÇÃO DE 1959 TROUXE FIDEL CASTRO CONTRA OS INTERESSES NORTE AMERICANOS DESDE A EMENDA PLATT (NA QUAL CUBA ERA UM ESTADO SUBORDINADO AOS EUA) E DO SERVILHISISMO DE FULGÉNCIO BATISTA AOS EUA.
  • "O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aproveitou uma abertura extraordinária dos líderes cubanos, manifestada recentemente, para propor ontem conversações destinadas a quebrar 50 anos de hostilidades entre Washington e a Havana, na sequência da Guerra Fria.

    Ao intervir na Cimeira das Américas, em Trinidade e Tobago, nas Caraíbas, o Presidente Obama declarou aos líderes do continente que pretende estabelecer “um novo começo” no relacionamento dos Estados Unidos com Cuba, reconhecendo os “erros” de sucessivas administrações norte-americanas, mas requerendo também gestos recíprocos por parte da ilha dos irmãos Castro.

    A linguagem conciliatória levanta, segundo destaca a AFP, a perspectiva de os Estados Unidos encararem o fim dos seus 47 anos de embargo a Cuba, uma vez que ele foi impotente para derrubar um regime comunista de que Washington não gostava."