SóProvas


ID
147535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em decisão histórica, a reunião da Assembleia Geral da
Organização dos Estados Americanos (OEA), em junho de 2009,
tornou sem efeito a resolução que excluía Cuba do Sistema
Interamericano de Nações. Passaram-se 47 anos de isolamento
desde a reunião de Punta Del Este (Uruguai), em 1962, quando
foi oficializado o afastamento da ilha.

Folha de S.Paulo, Caderno Fovest, 16/6/2009, p. 6 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o
tema por ele focalizado, além do atual cenário americano, julgue
os itens seguintes.

Em todos os países das Américas, ocorreram manifestações populares de regozijo pela volta de Cuba aos quadros da OEA , em clara demonstração de apoio ao regime cubano e de oposição à grande potência continental.

Alternativas
Comentários
  • O próprio ministro das relações exteriores do Brasil, Celso Amorim, declarou que um concenso acerca da questão seria um milagre.
  • Na realidade não houve regozijo nem por parte de Cuba; o país vem desdenhando de sua reinclusão na OEA em razão do protagonismo dos EUA.

  • ERRADO: A suspensão foi revogada em 2009. No entanto, uma declaração emitida pelo governo cubano em 8 de junho de 2009 afirmou que, embora o país tenha recebido com satisfação o gesto da Assembleia, à luz do registro histórico da Organização "Cuba não voltará à OEA". Além disso, os Estados Unidos defendiam que o país só poderia ser reintegrado se houvesse o restabelecimento da democracia em terras cubanas. A questão menciona um episódio que nunca aconteceu.

    No site da OEA tem uma nota de rodapé relevante sobre esse assunto: "Em 3 de junho de 2009, os Ministros de Relações Exteriores das Américas adaptaram a Resolução AG/RES.2438 , que determina que a Resolução de 1962, a qual excluiu o Governo de Cuba de sua participação no sistema interamericano, cessa seu efeito na Organização dos Estados Americanos (OEA). A resolução de 2009 declara que a participação da República de Cuba na OEA será o resultado de um processo de diálogo iniciado na solicitação do Governo de Cuba, e de acordo com as práticas, propósitos e princípios da OEA."

  • Gabarito:"Errado"

    A Organização dos Estados Americanos, abreviadamente OEA (em inglês, Organization of American States ou OAS), é uma organização internacional com sede em Washington, D.C.Estados Unidos, cujos membros são as 35 nações independentes do continente americano.

    Cuba foi suspensa da OEA em 31 de janeiro de 1962. Só em 2009, após 47 anos, a OEA revogaria a expulsão de CUBA, mas não houve regozijo como informa a assertiva...