SóProvas


ID
1477819
Banca
FCC
Órgão
MANAUSPREV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O primeiro... problema que as árvores parecem propor-nos é o de nos conformarmos com a sua mudez. Desejaríamos que falassem, como falam os animais, como falamos nós mesmos. Entretanto, elas e as pedras reservam-se o privilégio do silêncio, num mundo em que todos os seres têm pressa de se desnudar. Fiéis a si mesmas, decididas a guardar um silêncio que não está à mercê dos botânicos, procuram as árvores ignorar tudo de uma composição social que talvez se lhes afigure monstruosamente indiscreta, fundada que está na linguagem articulada, no jogo de transmissão do mais íntimo pelo mais coletivo.

Grave e solitário, o tronco vive num estado de impermeabilidade ao som, a que os humanos só atingem por alguns instantes e através da tragédia clássica. Não logramos comovê-lo, comunicar-lhe nossa intemperança. Então, incapazes de trazê-lo à nossa domesticidade, consideramo-lo um elemento da paisagem, e pintamo-lo. Ele pende, lápis ou óleo, de nossa parede, mas esse artifício não nos ilude, não incorpora a árvore à atmosfera de nossos cuidados. O fumo dos cigarros, subindo até o quadro, parece vagamente aborrecê-la, e certas árvores de Van Gogh, na sua crispação, têm algo de protesto.

De resto, o homem vai renunciando a esse processo de captura da árvore através da arte. Uma revista de vanguarda reúne algumas dessas representações, desde uma tapeçaria persa do século IV, onde aparece a palmeira heráldica, até Chirico, o criador da árvore genealógica do sonho, e dá a tudo isso o título: Decadência da Árvore. Vemos através desse documentário que num Claude Lorrain da Pinacoteca de Munique, Paisagem com Caça, a árvore colossal domina todo o quadro, e a confusão de homens, cães e animal acuado constitui um incidente mínimo, decorativo. Já em Picasso a árvore se torna raríssima, e a aventura humana seduz mais o pintor do que o fundo natural em que ela se desenvolve.

O que será talvez um traço da arte moderna, assinala- do por Apollinaire, ao escrever: "Os pintores, se ainda observam a natureza, já não a imitam, evitando cuidadosamente a reprodução de cenas naturais observadas ou reconstituídas pelo estudo... Se o fim da pintura continua a ser, como sempre foi, o prazer dos olhos, hoje pedimos ao amador que procure tirar dela um prazer diferente do proporcionado pelo espetáculo das coisas naturais". Renunciamos assim às árvores, ou nos permitimos fabricá-las à feição dos nossos sonhos, que elas, polidamente, se permitem ignorar.

(Adaptado de: ANDRADE, Carlos Drummond de. "A árvore e o homem", em Passeios na Ilha, Rio de Janeiro: José Olympio, 1975, p. 7-8)

Desempenha a mesma função que o segmento através da tragédia clássica (2o parágrafo), o que está sublinhado em:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar?

  • Uma função de circunstância, Loc Adverbial.

  • Alguém pode explicar melhor?

  • Mayara, concordo com o Tomas spinelli. O seguimento "através da tragédia clássica" na morfologia é classificado como locução adverbial, que tem o mesmo valor de um advérbio, e sintaticamente funciona como um adjunto adverbial. O trecho "na sua crispação" tem a mesma função sintática e morfológica que "através da tragédia clássica", por isso a resposta correta é a alternativa "C".

    Só para lembrar o que já sabem: Advérbio é a "palavra que modifica um verbo, um adjetivo ou outro advérbio, atribuindo a eles uma circunstância qualquer". E Adjunto adverbial "é o termo que modifica um verbo, adjetivo ou advérbio, indicando a circunstância em que se desenvolve o processo verbal" (Aquino, Renato. Português para Concursos, 28° edição, páginas 55 e 142).


    A questão é bem genérica em seu enunciado, não especifica se a função é gramatical ou meramente semântica, ou seja, só percebemos que se trata de classes gramaticais quando lemos as alternativas. Do contrário, poderíamos imaginar que a questão era referente a espécies de advérbios/adjuntos adverbiais como tempo, lugar, modo, intensidade, etc. 

    De fato alcançamos este entendimento quando percebemos que nas outras alternativas podemos encontrar termos com função de sujeito, complemento nominal, etc. (para os que não acertaram; lembrem-se: a questão é da FCC, a banca mais "Hard Core" do Brasil). (Retificada a palavra trocada 12/04)

  • Não entendi o que o Daniel Lopes quis dizer que o termo: "através da tragédia clássica" é " sintaticamente funciona como um adjunto adnominal", pois concordo que possa ser um adjunto Adverbial mas Adjunto adnominal não compreendo o por quê? Alguém podeira explicar melhor?

  • Tem função de adjunto adverbial de meio...veja

    "Grave e solitário, o tronco vive num estado de impermeabilidade ao som, a que os humanos só atingem por alguns instantes e através da tragédia clássica.

    A tragédia clássica é o meio pelo qual os humanos atingem a impermeabilidade.

    No segundo item do texto:

    O fumo dos cigarros, subindo até o quadro, parece vagamente aborrecê-la, e certas árvores de Van Gogh, na sua crispação, têm algo de protesto.



  • Não entendi nada,gente!rs

  • Gabarito C

    A única opção que não pede concordância verbal é a letra C.

    a) quem pende, pende DE algo

    b) quem renuncia, renuncia A algo

    d) quem dá, dá algo, À alguém

    e) um traço DE algo

  • " Na sua crispação" tem função de adjunto adverbial de meio?!

  • Adjunto adverbial de modo:

    Grave e solitário, o tronco vive num estado de impermeabilidade ao som, a que os humanos só atingem por alguns instantes.

    De que modo? Através da tragédia clássica.

    certas árvores de Van Gogh  têm algo de protesto. 

    De que modo ou maneira?  Na sua crispação.


  • Na letra E, "da arte moderna" é adjunto adnominal ou complemento nominal?

  • Rayanne, é um adjunto adnominal, pois está junto do substantivo e dá uma ideia de posse, repare: o traço é da arte moderna. O complemento se dá quando esse nome exige uma preposição. Exemplo: Eu tenho orgulho de minha mãe. Nesse caso a preposição "de" foi exigida pelo substantivo "orgulho". Logo, "de minha mãe" seria um complemento nominal.

    Me corrijam, se eu estiver errado.

  • Eu sei que é um comentário desnecessário.  Mas pra quê tantas regras em uma só língua???? Quando penso que tô sabendo alguma coisa.............vem certas questões e me mostram que não sei absolutamente nada............afff

  • Não entendi! Professor, poderia resolver essa questão????

  • Entendi! Obrigada pessoal

  • Assista ao vídeo comentado desta questão com o prof Alexandre Soares.

  • crispação meu cunhão!