-
Etzioni elabora sua tipologia de organização com base no uso e significado da obediência.
COERCITIVAS: baseadas em prêmios e punições. Exemplos: campos de concentração, prisões.
UTILITÁRIAS: baseadas em recompensas e remunerações. Exemplos: comércio e organizações trabalhistas.
NORMATIVAS: baseadas em crenças, valores e símbolos. Exemplos: igrejas, universidades, hospitais.
Resposta: alternativa E
-
Na alternativa "c" não há pegadinha: o erro está escancarado.A Impessoalidade não está alinhada com as normas. as normas são justamente para diminuir as impessoalidades e padronizar os procedimentos.
-
C),Acredito que as normas são para aumentar as impessoalidades e não diminui-las. Não entendi porque porque o gabarito não é a C.
-
As normas estão sim relacionadas com a impessoalidade. A grande questão nessa pergunta é que a banca pede o que o autor da teoria, Etzioni, defende, por isso a letra "c" está errada. Agora se a banca não tivesse especificado o autor a letra "c" estaria correta.
-
Tipologia de Etzioni
Etzioni elabora sua tipologia de organizações, classificando as organizações com base no uso e significado da obediência. Para ele, a estrutura de obediência em uma organização é determinada pelos tipos de controles aplicados aos participantes. Assim, a tipologia das organizações, segundo Etzioni, é a seguinte:
Organizações coercitivas: o poder é imposto pela força física ou por controles baseados em prêmios ou punições. Utilizam a força - latente ou manifesta - como o significado principal de controle sobre os participantes de nível inferior. O envolvimento dos participantes tende a ser "alienativo" em relação aos objetivos da organização. As organizações coercitivas incluem exemplos como os campos de concentração, prisões, instituições penais etc.Organizações utilitárias: poder baseia-se no controle dos incentivos econômicos. Utilizam a remuneração como base principal de controle. Os participantes de nível inferior contribuem para a organização com um envolvimento tipicamente "calculativo", baseado quase exclusivamente nos benefícios que esperam obter. O comércio e as corporações trabalhistas estão incluídos nesta classificação.Organizações normativas: o poder baseia-se em um
consenso sobre objetivos e métodos de organização. Utilizam o
controle moral como a força principal de influência sobre os participantes. Os participantes têm um alto envolvimento "moral" e motivacional. As organizações normativas são também chamadas "voluntárias" e incluem a Igreja, universidades, hospitais e muitas organizações políticas e sociais. Aqui, os membros tendem a buscar seus próprios objetivos e a expressar seus próprios valores pessoais.
Referência:http://estruturalismo.blogspot.com.br/2008/05/tipologia-das-organizaes.htmlgabarito: e
-
Tipos de organização: Coercitivas
Forma de controle: Força Física
Tipo de Poder: Coercitivo
( baseado em
punições)
Tipo de contrato psicológico:
Alienatório
(obediência
mecânica)
Exemplo: Penitenciárias,
Campos de
concentração,-
Hospitais
penitenciários.
Tipos de organização: Uilitárias
Forma de controle: Recompenas
Tipo de Poder: Manipulativo
( baseando-se
em
recompensa)
Tipo de contrato psicológico:Calculista
( obediência
interesseira)
Exemplo:Empresas
industriais e
de negócios
Tipos de organização: Normativas
Forma de controle: Comprometimento
Tipo de Poder: Normativo
( baseado em
crenças)
Tipo de contrato psicológico:Moral
( disciplina
interior)
Exemplo:Igrejas,
sindicatos,
partidos
políticos,
universidades,
organtizações
de
voluntários
-
Gab: E.
Tipos de organização: Uilitárias
Forma de controle: Recompenas
Tipo de Poder: Manipulativo ( baseando-se em recompensa)
Tipo de contrato psicológico:Calculista ( obediência interesseira)
Exemplo:Empresas industriais e de negócios
-
A resposta é a letra E
A tipologia de organizações de Etzioni (1964) (livro “organizações modernas”) relata as conclusões de sua pesquisa sobre os diferentes tipos de organização, com base no uso e significado da obediência:
- Organizações coercitivas: O poder é imposto pela força física ou controle baseados em prêmios ou punições. Utilizam força como principal controle sobre os participantes de nível inferior.
Exemplos como campo de concentração, prisões, instituições penais, etc.
- Organizações utilitárias: O poder se baseia no controle dos incentivos econômicos. Utilizam a remuneração como base principal de controle. Os participantes de nível inferior contribuem para a organização com um envolvimento “calculativo”, baseado nos benefícios que esperam obter. As empresas e o comércio estão incluídos nessa classificação.
- Organizações normativas: O poder baseia-se no consenso sobre objetivos e métodos da organização. Utilizam o controle moral como principal influência sobre os participantes, por que eles tem elevado envolvimento “moral” e motivacional. As organizações normativas são chamadas “voluntárias” e incluem a igreja, universidades, hospitais e organizações políticas e sociais.
Portanto:
- Coerciva: poder (força física ou premiações);
-Utilitária: poder (remunerativo);
- Normativa: poder (consenso).
Fonte: Professor Adriel Sá – TEC.
-
-
Nunca nem vi....
-
Muito subjetiva a questão...pelo menos 2 alternativas de respostas...note que até o professor que comentou no Gabarito comentado se complicou...mas enfim, vamos lá...é questão de perceber a alternativa menos errada ou mais certa.