SóProvas


ID
1480789
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                    SEGURANÇA PÚBLICA: PROBLEMA DE TODOS, SOLUÇÃO TAMBÉM
                                                                                                                          Viva Rio, uol.com.br.

           Muitos países sofrem com os altos índices de criminalidade e violência e com as dificuldades das instituições públicas para lidar com a situação. Na América Latina, esta é a realidade da maioria dos países que hoje vivem, em maior ou menor grau, processos de reestruturação de seus sistemas de segurança e justiça. A violência é a primeira entre as causas de morte no Brasil, Colômbia, Venezuela, El Salvador e México.

           Repressão à violência é importante, mas é uma abordagem pontual que não incide sobre os fatores geradores de insegurança. As instituições policiais não podem, sozinhas, dar conta da segurança pública.

            O fenômeno da violência e da criminalidade é extremamente complexo, multifacetado e dinâmico, exigindo uma abordagem integrada, multissetorial, que envolva a sociedade como um todo na busca de soluções efetivas e sustentáveis. Intervenções que acionem apenas as instituições policiais ou de justiça criminal, desarticuladas, não oferecem resultados duráveis, até porque o campo de ação destas instâncias sobre as possíveis causas do fenômeno é limitado.

            Os efeitos cotidianos da violência e da criminalidade são sentidos, em primeiro lugar, pela comunidade e seus membros, seja sob a forma de eventos concretos, seja através da “sensação de insegurança". Para uma atuação preventiva, é preciso ouvir os atores locais. A participação comunitária é fundamental para a consolidação de uma verdadeira política pública.

             Atuar preventivamente sobre fatores como a degradação ambiental, o desemprego, problemas de saneamento, iluminação pública e falta de opções de lazer, a chamada “prevenção primária", pode trazer benefícios efetivos para a Segurança Pública.

“Os efeitos cotidianos da violência e da criminalidade são sentidos, em primeiro lugar, pela comunidade e seus membros, seja sob a forma de eventos concretos, seja através da “sensação de insegurança”. Para uma atuação preventiva, é preciso ouvir os atores locais.”

Sobre os conectores desse segmento do texto é correto destacar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra c)

    O par "seja… seja…" está classificado nas gramáticas como conjunção coordenativa alternativa ou disjuntiva (repetida), uma vez que a forma seja é repetida. Apesar de ser classificada como tal, a forma seja não deixa de ser uma forma verbal e por isso flexiona, concordando com o sujeito: 
    Todos os brinquedos se estragam nas mãos daquele menino, sejam de madeira, sejam de plástico. Na frase que indica, o constituinte "Seja Verão, seja Inverno" é uma oração coordenada sindética alternativa.

     

    Fonte: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-locucao-sindetica-alternativa-seja-seja/17621

  • por que a letra B está errada?

  • elvira campos :

     

    acredito que a letra "B" não indica local da violência e sim as pessoas que sofrem com a violência (sujeitos passivos)

  • Bateu até medo! hsuahsuhusa

  • não marquei "c" porque não é uma, e sim mais de uma.. já marquei outras questões da fgv sem ligar pra isso e me lasquei kk agora que liguei me lasquei de novo

  • Sim... é alternativa. Mas, UMA alternativa?

  • Sim... é alternativa. Mas, UMA alternativa?