a) corrida com o taxista possibilitou que o autor reparasse a (reparasse) um prédio na marginal. (quem repara, repara algo)
b) O prédio que o taxista mostrou dispunha de mais de dez mil tomadas. GABARITO ( quem dispõe, dispõe de algo)
c) O taxista levou o autor a indagar no (indagar o) número de tomadas do edifício. ( quem indaga, indaga algo)
d) O autor fez conjecturas sob (conjecturas a) a possibilidade de haver um homem que estaria ouvindo as notas de um oboé. (quem faz conjectura, faz conjectura a algo)
e) Centenas de trabalhadores estão empenhados de (empenhados em) criar logotipos e negocia ( quem é empenhado, é empenhado em algo)
GABARITO - Letra - B
Assertiva B
O verbo dispor tem, ou não, a regência da preposição de, consoante o seu significado.
Efetivamente, na acepção de “colocar em determinada ordem”, “acomodar”, “arrumar”, “colocar”, “marcar”, “organizar”, este verbo não vem regido de preposição: dispor os artigos na prateleira, dispor as tropas para o combate, a lei dispõe que.
Já na acepção de “possuir”, “usufruir de”, “dar destino a”, o verbo exige a preposição de a preceder o complemento: dispor de muito dinheiro, dispor dos seus bens.
É precisamente nesta acepção que o verbo dispor está utilizado na frase apresentada: alguém dispunha de uma preparação anterior, assim, «a preparação anterior de que ele dispunha