SóProvas


ID
1484890
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

            Quem nasce no século XXI é rodeado de grande quantidade de dados desde o primeiro momento de vida. Uma em cada três crianças americanas tem presença virtual - normalmente na forma de ultrassonografia, salva pelos pais na internet - antes mesmo de nascer. Nove em cada dez já possuem algo pessoal armazenado na internet ao completar 2 anos. Praticamente tudo o que uma pessoa faz é guardado digitalmente em bancos de dados e preservado pelo resto de sua vida - e até depois dela.
            Por dia, três exabytes de informações circulam pelo mundo, o equivalente a metade de toda a informação produzida pela humanidade desde a Idade da Pedra. A essa abundância de informações dá-se o nome de Big Data. Interpretar corretamente o Big Data é um procedimento precioso para empresas na disputa com a concorrência. Quem sabe minerar naquele oceano de dados pode encontrar, por exemplo, a resposta a um problema que sempre atormentou administradores: o recrutamento e a retenção de talentos. Com informações que circulam livremente pela internet, é possível traçar o perfil psicológico e identificar as qualidades e os defeitos de um profissional. Nos últimos dez anos, softwares têm substituído funções de psicólogos na árdua tarefa de manter funcionários produtivos e felizes com seu emprego.
            O Big Data chega como o melhor recurso para contornar a falta de mão de obra. Quase 40% das empresas não conseguem preencher vagas em aberto pela falta de profissionais qualificados. Há áreas em que a disputa por talentos é especialmente ferrenha. A melhor forma de preencher as vagas é garimpar entre os quase 3 bilhões de pessoas que produzem exabytes de informações na internet. Nos Estados Unidos, há softwares focados no recrutamento de profissionais de categorias específicas. Há também sites especializados em avaliar perfis em redes sociais. Diz o criador de um desses sites, Joe Fernandez: “O universo virtual abriu portas para que se saiba tudo sobre todos. Essa é uma das maiores revoluções iniciadas pela internet."
            Há, evidentemente, uma área cinzenta no uso do Big Data. Pode uma empresa acessar dados pessoais que empregados compartilham on-line? Não há ainda respostas fáceis para esse tipo de questionamento. O certo é que a transformação tecnológica do Big Data veio para ficar
.

                                                                 (Adaptado de: VILICIC, Filipe e BEER, Raquel. Veja, 25 de setembro de 2013, p. 101-103)



O Big Data chega como o melhor recurso para contornar a falta de mão de obra. Quase 40% das empresas não conseguem preencher vagas em aberto pela falta de profissionais qualificados. Há áreas em que a disputa por talentos é especialmente ferrenha.

As três orações acima estão organizadas em um único período, com clareza, correção e respeito ao sentido original, em:

Alternativas
Comentários
  • e) O Big Data chega como o melhor recurso para contornar a falta de mão de obra, pois quase 40% das empresas não conseguem preencher vagas em aberto pela falta de profissionais qualificados e, além do mais, há áreas em que a disputa por talentos é especialmente ferrenha. 


    A conjunção "pois" ,nesse contexto, dá ideia de causa, já que ela está antes do verbo, e a expressão iniciada antes dessa conjunção "pois" dá ideia de consequência. logo a frase ficou bem clara, trocando a conjunção "pois" por uma outra conjunção com também valor de causa teremos o mesmo sentido, observe!


    (consequência)O Big Data chega como o melhor recurso para contornar a falta de mão de obra, (causa) já que quase 40% das empresas não conseguem preencher vagas em aberto pela falta de profissionais qualificados e, além do mais, há áreas em que a disputa por talentos é especialmente ferrenha.




  • 10 minutos entrea"D"e "E".

    Estava interpretando o "pois" como explicativo. 

  • Primeiro, devemos analisar o trecho... O fato de que quase 40% das empresas não conseguirem preencher vagas - junto com a ferrenha disputa por talentos - explica porque "o Big Data chegou como o melhor recurso para contornar a falta de mão de obra". 

     

    a) O Big Data chega como o melhor recurso para contornar a falta de mão de obra, onde quase 40% das empresas não conseguem preencher vagas em aberto pela falta de profissionais qualificados, com as áreas em que a disputa por talentos é especialmente ferrenha.

    Onde só é usado para se referir a lugar.

     

     b) O Big Data chega como o melhor recurso para contornar a falta de mão de obra, não obstante quase 40% das empresas não conseguir preencher vagas em aberto pela falta de profissionais qualificados, e havendo ainda áreas em que a disputa por talentos é especialmente ferrenha.

    A conjunção "não obstante" (concessiva) não se encaixa no contexto (pela explicação lá em cima). Além disso, quando o sujeito é formado por porcentagem (40%) + substantivo (empresas), deve-se concordar com o substantivo (ficaria conseguirem).

     

     c) O Big Data chega como o melhor recurso para contornar a falta de mão de obra, apesar de quase 40% das empresas não conseguem preencher vagas em aberto pela falta de profissionais qualificados, e ainda hoje há áreas em que a disputa por talentos é especialmente ferrenha.

    A conjunção "apesar de" (concessiva) não se encaixa no contexto (pela mesma explicação lá em cima). Além disso, a forma verbal correta é (apesar de...) conseguirem.

     

     d) O Big Data chega como o melhor recurso para contornar a falta de mão de obra, de modo que quase 40% das empresas não conseguem preencher vagas em aberto pela falta de profissionais qualificados, como em áreas em que a disputa por talentos é especialmente ferrenha.

    A conjunção "de modo que" (consecutiva) não se encaixa no contexto (pela mesma explicação lá em cima).

     

     e) (GABARITO)

     

    Se estiver errado, corrija-me.

    Bons estudos!!!

  • Gabarito E.

    POIS (nexo consecutivo)