Em sentido amplo, cartel representa a
restrição e até a eliminação da concorrência entre um conjunto de empresas, com
a finalidade de auferir lucros maiores. A estrutura de oferta vigente é fixada
e as participações do mercado são mantidas. Com a ação coordenada, cada empresa
tem condições de praticar preços e conseguir lucros maiores244.
De acordo com a cartilha “a defesa da
concorrência no mercado de combustíveis ANP/SDE”, os cartéis podem ser
definidos como:
(...) um
acordo horizontal, formal ou não, entre concorrentes que atuam no mesmo mercado
relevante geográfico e material, que tenha por objetivo uniformizar as
variáveis econômicas inerentes às suas atividades, como preços, quantidades,
condições de pagamento etc., de maneira a regular ou neutralizar a concorrência245.
Em outras palavras, o cartel, conluio ou atuação
comercial uniforme é um acordo empresarial cujo objetivo é elevar os preços ao
comprador (quando realizado entre vendedores — cartel de venda) ou reduzir ao
máximo os preços dos vendedores de insumos (quando realizados entre compradores
— cartel de compra), por meio da redução da concorrência, aproximando o
resultado do mercado em aspectos de lucratividade ao que se poderia alcançar em
uma situação de monopólio e/ou de monopsônio.
a) são definidos como um acordo horizontal e formal, entre concorrentes que atuam no mesmo mercado relevante geográfico e material, que tenham por objetivo uniformizar as variáveis econômicas inerentes às suas atividades, como preços, quantidades e condições de pagamento, de maneira a regular ou neutralizar a concorrência
"o cartel é um acordo instável (e, por ilegal, secreto) que visa ao acerto de preços"
b) CORRETA
c) Art. 87, da Lei 12.529/11.
d) ocorrem quando as empresas concorrentes fixam preços ou dividem mercado sem que haja nenhuma racionalidade econômica para tanto e em detrimento de outros agentes econômicos e/ou do consumidor.
É o truste que tem como objetivo "dividir o mercado entre os agentes, seja através de acordos, fusão ou incorporação de empresas, seja através de uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado."
e) verifica-se a sua manutenção a partir da avaliação que cada empresa envolvida faz de sua competitividade relativa e, também, da simetria ou assimetria de poder de mercado. Poder de mercado é o mesmo que mercado relevante geográfico, ou seja, o espaço físico da concorrência.
Não é a mesma coisa.
Poder de Mercado: “O exercício do poder de mercado consiste no ato de uma empresa unilateralmente, ou de um grupo de empresas coordenadamente, aumentar os preços (ou reduzir quantidades), diminuir a qualidade ou a variedade dos produtos ou serviços, ou ainda, reduzir o ritmo de inovações com relação aos níveis que vigorariam sob condições de concorrência irrestrita, por um período razoável de tempo, com a finalidade de aumentar seus lucros.” “Se uma empresa possui posição dominante em um mercado relevante não necessariamente ela possui poder de mercado”, pois “o conceito de poder de mercado está baseado na capacidade de uma empresa aumentar preços sem perder seus clientes”.
Mercado Relevante: “(...) é a unidade de análise para avaliação do poder de mercado. Define a fronteira da concorrência entre as firmas. A definição de mercado relevante leva em consideração duas dimensões: a dimensão produto e a dimensão geográfica. A idéia por trás desse conceito é definir um espaço em que não seja possível a substituição do produto por outro, seja em razão do produto não ter substitutos, seja porque não é possível obtê-lo”. “(...) é o espaço onde o poder de mercado pode ser inferido.”
(fonte: resumo 28 CPR)