-
I. Tanto em A, quanto em B, os enunciados que compõem o período relacionam-se por contraposição, motivo pelo qual os conectores mas e Ainda que pertencem à mesma categoria, a das conjunções adversativas. (ERRADA)
Ainda que- concessiva
II. Em A, o primeiro segmento do período cria a expectativa de que o esforço foi recompensado; o segundo, introduzido pela conjunção mas, constitui eliminação da expectativa criada no primeiro. (CERTO)
III. Em B, o segmento introduzido pela locução conjuntiva constitui argumento contrário, mas não suficientemente forte para desmentir o argumento anterior. (CERTO)
IV. No período em que aparece a conjunção mas, prevalece a orientação argumentativa do segmento que ela introduz; no período em que aparece a locução ainda que, prevalece a orientação argumentativa do segmento que ela não introduz. (CERTO)
-
Alguém poderia explicar a IV? Não entendi.
Desde já, obrigada!
-
Sobre a IV: Pelo que eu entendi, orientação argumentativa é o argumento central de um discurso. Em A, o período é composto por coordenação, sendo assim a oração introduzida por "mas" é independente e prevalece no discurso; em B, o período é composto por subordinação, portanto a oração que prevalece é a principal (não introduzida por "ainda que").
-
I. Errada. Não pertencem à mesma categoria, porque mas é conjunção coordenativa adversativa e ainda que é subordinativa concessiva.
II. Certa. "Eles se esforçaram bastante" é o primeiro segmento. O que se espera é que tenham conseguido atingir a meta, porém o segundo segmento "mas não conseguiram atingir a meta" [...] exclui/derruba aquela expectativa.
III. Certa. As ideias são contrárias (esforço x não conseguir), mas a conjunção ainda que é concessiva e sua definição é exatamente a de não ter "força" para impedir a realização.
IV. Certa. Na A, fato de não terem conseguido atingir a meta é mais forte do que o fato de terem se esforçado. Na B, o argumento de terem se esforçado é o que prevalece.
-
ótima questão para diferenciar coordenada adversativa da subordinada concessiva
na coordenada adversativa: a oração introduzida pela conjunção ELIMINA (impossibilita) o fato da primeira oração
na subordinada concessiva: a oração introduzida NÃO elimina a primeira oração e sim coloca um "porém " sobre o fato anterior
-
Pessoal...uma dúvida...estou lendo a respeito das orações coordenativas e subordinativas agora, confesso que não tinha estudado isso antes...aí surgiu um questionamento:
Na frase B a conjunção AINDA QUE é subordinada concessiva, ok. Mas eu li que orações subordinadas NÃO possuem sentido quando lidas em separados...ou seja, a primeira parte da frase B, teoricamente, não faria sentido SEM a segunda parte, introduzida pela conjunção...No entanto, elas fazem sentido SIM lidas em separado...tanto que a frase A é idêntica, só muda a conjunção.............Fiquei sem entender esse negócio de "fazer sentido sozinha = coordenada/ não faz sentido sozinha=subordinada"...Alguém poderia me ajudar?
Ouuu, eu devo simplesmente DECORAR que "ainda que" é subordinada e "mas" é coordenada? :-////
Help! rsrsrs se possível, me avisem por mensagem inbox..agradeço!
-
Boa essa hem... tava na dúvida na IV aí dei aquela belo chute certeiro kkk