-
O transporte de materiais de escavação, com os tratores com lâmina só é
econômico até as seguintes distâncias máximas:
- tratores de esteiras .............................................. 100 metros;
- tratores de rodas .................................................. 150 metros.
-
O Trator de esteiras só é econômico/viável em distâncias de até 50 metros.
-
Mesmo se a distância fosse de 50m, a questão estaria errada ou seria anulada. Não existe essa obrigação. O que condiciona o uso do trator de esteira é a topografia do terreno, o tipo do solo e etc.
Observe o comando da questão: "sabendo que o terreno tinha boa capacidade de suporte"
Até 50m, qual é melhor? Bem, para pequenas distâncias tanto faz (até 50m). Acima disso, o trator de pneus começa a ter um tempo de ciclo muito menor.
-
Difícil.
-
De onde vocês tiraram essas distâncias de limite?
Creio que a nível de concurso, devemos apenas separar em grandes (roda) e pequenas distâncias (esteira)
-
ERRADO
A escolha condiciona-se a vários fatores. Ex.: Em um terreno de solo mole onde somente seja possível utilizar trator de esteiras, vai independer se é de 100 ou 500 metros.
-
Acredito que houve uma confusão quanto à aplicabilidade do limite de distância transporte para o trator de esteiras pelos colegas. A limitação de transporte até 50 metros só é aplicável - segundo o Manual de Implantação Básica de Rodovias do DNIT, item 7.2.3.3, a) - para o serviço de Limpeza da camada estéril. Tanto é que no próprio manual há utilização de Trator de esteira em serviços com distâncias maiores que 50 m (vide Planilha 8, da pág. 380).
O erro realmente consiste, portanto, (como bem comentado pelo colega @Igor Dantas) na questão considerar como melhor a eficiência do trator de esteiras em terrenos com topografia favorável e boa capacidade de suporte do solo. Vejam:
"Quando a topografia é favorável, isto é, as declividades das rampas não são fortes e as condições de suporte e aderência do solo são boas, as máquinas de pneus são insuperáveis, porquanto se pode utilizar a sua maior vantagem, que é a velocidade elevada, significando, em última análise, maior produção." (Manual de Implantação Básica de Rodovias, DNIT, página 348).
Percebe-se que, nestas condições, o trator de pneus, como o Manual diz, é insuperável. Portanto, mesmo que a distância seja pequena, pela boa capacidade de suporte do terreno, o trator de pneus continuará sendo o mais econômico.
-
11.1.3 - Campos de Aplicação
a) Trator de Esteira
- Esforços tratores elevados
- Rampas de grande declividade
- Terrenos de baixa capacidade de suporte
OBS.: Não teremos velocidade de operação, o que resulta em baixa produtividade
b) Trator de Rodas
- Topografia favorável
- Condições de bom suporte
- Boas condições de aderência
OBS.: As máquinas de pneu são insuperáveis em relação a velocidade, significando maior produção.
http://files.labtopope.webnode.com/200000282-5c49b5d445/Notas%20aula%20Terraplenagem.pdf
-
Gostei do comentário, mas fiquei preocupado com o nível da concorrência. Se até o Min. Barroso está querendo uma vaguinha de ensino médio, aí vai ficar difícil pra mim... kkkk